Como ligar uma motorroçadora STIHL
Todas as nossas aparadoras, foices a motor e motorroçadoras são fáceis de ligar, embora o processo seja específico para cada modelo. Descubra como ligar a sua máquina.
03.09.2024
Como ligar uma motorroçadora STIHL: preparação
Uma motorroçadora é um ajudante simples e eficaz para as tarefas no exterior. A preparação para a sua utilização implica familiarizar-se com as instruções de operação, verificar se existem fontes de perigo na área de trabalho e usar equipamento de proteção apropriado.
Como ligar uma motorroçadora STIHL FS 91
Esta sequência de arranque aplica-se em geral a vários outros modelos: FS 80, FS 85, FS 87, FS 100, FS 120, FS 130 e FS 250.
Ponha a motorroçadora no solo, de forma a que fique apoiada sobre a proteção contra cortes e nos suportes do motor. Certifique-se de que o equipamento de corte não toca no solo nem noutros objetos, uma vez que pode fazer girar a ferramenta ao ligá-la. Reabasteça a sua motorroçadora STIHL de acordo com as instruções de operação e retire a proteção de transporte do equipamento de corte, se aplicável. Certifique-se de que não existem outras pessoas num raio de 15 m. Certifique-se de que tem os pés bem assentes no solo.
Prima o fole da bomba de combustível manual ou o purgador, pelo menos, cinco vezes, caso ainda contenha combustível. Este passo reduz consideravelmente o número de puxões que é necessário dar na corda de arranque, tornando o arranque mais rápido e fácil.
Se o motor da motorroçadora estiver frio, o choke tem de ser fechado: coloque a alavanca do choke na posição de arranque a frio (topo).
Se o motor estiver quente, coloque a alavanca do choke na posição de arranque a quente (centro). Também deve utilizar esta configuração se o motor já estiver a trabalhar, mas ainda estiver frio.
Certifique-se de que tem os pés bem assentes no solo e verifique novamente se a motorroçadora está pousada em segurança. Use a mão esquerda para pressionar a motorroçadora firmemente contra o solo, para que esta não se vire durante o arranque. Certifique-se de que o equipamento de corte não fica a tocar no solo ou qualquer outro objeto.
Com a mão direita, puxe a pega de arranque até sentir a primeira paragem percetível. De seguida, puxe a corda de arranque rapidamente e com força. Puxe na vertical, o mais que puder. Certifique-se de que não puxa a corda totalmente para fora. o mais que puder. Certifique-se de que não puxa a corda totalmente para fora.
Não largue a pega de arranque para ela regressar à sua posição inicial; segure-a e acompanhe o movimento de recolha, para que a corda de arranque se enrole corretamente.
O motor ligar-se-á e começará a funcionar durante cerca de 5 a 7 segundos. Durante este período, prima por breves instantes o bloqueio do gatilho do acelerador na pega multifunções e abra o acelerador. Isto fará com que a alavanca do choke salte automaticamente para a posição de repouso (inferior) e o motor entre no regime de ralenti; não é necessário puxar novamente a corda de arranque. Assim que o motor estiver em regime de ralenti, a ferramenta deixará de rodar.
Se não conseguir abrir o acelerador durante os primeiros 5 a 7 segundos, o motor desligar-se-á. Neste caso, terá de ajustar o choke manualmente para a posição de arranque a quente (centro) e puxar novamente a corda de arranque até o motor arrancar.
Levante a motorroçadora lentamente do solo – tenha cuidado para não abrir acidentalmente o acelerador. Prenda o aparador de relva ao seu arnês universal e use ambas as mãos para o mover em segurança enquanto trabalha.
Coloque o botão de paragem na pega multifunções na posição de paragem (0). O motor desligar-se-á e o botão de paragem regressará à posição I depois de o largar.
Como ligar uma motorroçadora STIHL FS 56
De uma maneira geral, esta sequência de arranque também se aplica à FS 40
Ponha a motorroçadora no solo de forma a assentar nos suportes do motor e na proteção contra cortes. Certifique-se de que o equipamento de corte não toca no solo nem noutros objetos, uma vez que pode fazer girar a ferramenta ao ligá-la. Reabasteça a sua motorroçadora de acordo com as instruções de operação e retire a proteção de transporte do equipamento de corte, se aplicável. Certifique-se de que não existem outras pessoas num raio de 15 m. Certifique-se de que tem os pés bem assentes no solo.
Prima o fole da bomba de combustível manual ou o purgador, pelo menos, cinco vezes, caso ainda contenha combustível. Este passo reduz consideravelmente o número de puxões que é necessário dar na corda de arranque, tornando o arranque mais rápido e fácil.
Se o motor da motorroçadora estiver frio, o choke tem de ser fechado: coloque a alavanca do choke na posição de arranque a frio (topo).
Se o motor estiver quente, coloque a alavanca do choke na posição de arranque a quente (centro). Também deve utilizar esta configuração se o motor já estiver a trabalhar, mas ainda estiver frio.
Certifique-se de que tem os pés bem assentes no solo e verifique novamente se a motorroçadora está pousada em segurança. Use a mão esquerda para pressionar a motorroçadora firmemente contra o solo, para que esta não se vire durante o arranque. Certifique-se de que o equipamento de corte não fica a tocar no solo ou qualquer outro objeto.
Com a mão direita, puxe a pega de arranque até sentir a primeira paragem percetível. Se a sua motorroçadora não estiver equipada com ErgoStart, agora terá de puxar a corda de arranque rapidamente e com força; se estiver equipada com ErgoStart, pode puxar a corda de arranque suavemente, mantendo uma força uniforme. Puxe na vertical, o mais que puder. Certifique-se de que não puxa a corda totalmente para fora.
Não largue a pega de arranque para ela regressar à sua posição inicial; segure-a e acompanhe o movimento de recolha, para que a corda de arranque se enrole corretamente.
O motor ligar-se-á e começará a funcionar durante cerca de 5 a 7 segundos. Durante este período, prima por breves instantes o bloqueio do gatilho do acelerador na pega multifunções e abra o acelerador. Isto fará com que a alavanca do choke salte automaticamente para a posição de repouso (inferior) e o motor entre no regime de ralenti; não é necessário puxar novamente a corda de arranque. Assim que o motor estiver em regime de ralenti, a ferramenta deixará de rodar.
Se não conseguir abrir o acelerador durante os primeiros 5 a 7 segundos, o motor desligar-se-á. Neste caso, terá de ajustar o choke manualmente para a posição de arranque a quente (centro) e puxar novamente a corda de arranque até o motor arrancar.
Levante a motorroçadora lentamente do solo – tenha cuidado para não abrir acidentalmente o acelerador.
Coloque o botão de paragem na pega multifunções na posição de paragem (0). O motor desligar-se-á e o botão de paragem regressará à posição I depois de o largar.
Instruções de operação para as motorroçadoras STIHL
Descarregue aqui as instruções de operação para a sua motorroçadora STIHL, a qualquer altura. LINKS – instruções de operação
NOTA
Estas instruções de como ligar a sua motorroçadora foram concebidas para complementar as instruções de operação da sua máquina. Os vídeos, imagens e descrições utilizam apenas uma motorroçadora para fins ilustrativos, o que significa que outros tipos de motorroçadora podem ter controlos diferentes. Familiarize-se com a motorroçadora antes de começar a usá-la e leia as instruções de operação na íntegra. Contacte diretamente o seu concessionário se tiver alguma dúvida.
Instruções em vídeo: ligar uma motorroçadora STIHL FS 56
Como ligar uma motorroçadora STIHL FS 38
De uma maneira geral, esta sequência de arranque também se aplica à FS 45 e à FS 55 C-E.
Ponha a motorroçadora no solo de forma a assentar nos suportes do motor e na proteção contra cortes. Certifique-se de que o equipamento de corte não toca no solo nem noutros objetos, uma vez que pode fazer girar a ferramenta ao ligá-la. Reabasteça a sua motorroçadora de acordo com as instruções de operação e retire a proteção de transporte do equipamento de corte, se aplicável. Certifique-se de que não existem outras pessoas num raio de 15 m. Certifique-se de que tem os pés bem assentes no solo.
Coloque o botão de paragem na pega multifunções na posição de funcionamento (I).
Pressione o bloqueio do gatilho do acelerador; ao mesmo tempo, aperte o gatilho do acelerador até que o engate da lingueta prenda na devida posição na caixa.
Quando o acelerador estiver engatado, pode soltar o gatilho do acelerador e, em seguida, o bloqueio do gatilho do acelerador. A máquina encontra-se agora na posição de arranque do acelerador.
Se o motor da motorroçadora estiver frio, o choke tem de ser fechado: coloque a alavanca do choke na posição de arranque a frio (topo).
Se o motor estiver quente, coloque a alavanca do choke na posição de arranque a quente (centro). Também deve utilizar esta configuração se o motor já estiver a trabalhar, mas ainda estiver frio.
Prima o fole da bomba de combustível manual ou o purgador, pelo menos, cinco vezes, caso ainda contenha combustível. Este passo reduz consideravelmente o número de puxões que é necessário dar na corda de arranque, tornando o arranque mais rápido e fácil.
Certifique-se de que tem os pés bem assentes no solo e verifique novamente se a motorroçadora está pousada em segurança. Use a mão esquerda para pressionar a motorroçadora firmemente contra o solo, para que esta não se vire durante o arranque. Assegure-se de que o equipamento de corte não fica a tocar no solo ou qualquer outro objeto.
Com a mão direita, puxe a pega de arranque até sentir a primeira paragem percetível. Se a sua motorroçadora não estiver equipada com ErgoStart, terá de puxar a corda de arranque rapidamente e com força; se estiver equipada com ErgoStart, pode puxar a corda de arranque suavemente, mantendo uma força uniforme. Puxe na vertical, o mais que puder. Certifique-se de que não puxa a corda totalmente para fora.
Não largue a pega de arranque para ela regressar à sua posição inicial; segure-a e acompanhe o movimento de recolha, para que a corda de arranque se enrole corretamente.
Quando o motor começar a funcionar, ou, o mais tardar, depois do 5.º puxão, abra o choke ajustando a alavanca do choke.
Continue a puxar a corda de arranque até o motor arrancar.
Se o motor não arrancar, consulte as instruções de operação para verificar se seguiu o procedimento correto. Se, ainda assim, a motorroçadora não começar a funcionar, um concessionário STIHL poderá aconselhá-lo e ajudá-lo.
Assim que o motor arrancar, prima o gatilho do acelerador e solte a lingueta. O motor fica a funcionar no regime de ralenti e a ferramenta para de rodar.
Levante a motorroçadora lentamente do solo – tenha cuidado para não abrir acidentalmente o acelerador.
Coloque o botão de paragem na pega multifunções na posição de paragem (0).
Resumo: como ligar uma motorroçadora STIHL
- O processo para ligar uma motorroçadora STIHL depende do modelo
- Antes de ligar a máquina, deve ler atentamente as instruções de operação
- Pegue na sua motorroçadora depois de o motor começar a trabalhar
- Se a sua motorroçadora STIHL não arrancar corretamente, apesar de ter seguido estas instruções, recomendamos que contacte um concessionário STIHL