Desde o simples deixar amontoados de folhas em vários locais até acrescentar uma acolhedora casa de bricolage para ouriços-cacheiros, existem muitas formas de tornar o seu jardim mais amigo da vida selvagem.
Um jardim deve ser concebido para ser desfrutado por muitos além dos humanos da sua casa: também pode ser um habitat maravilhoso para muitas outras criaturas. Até uma varanda pode ajudar a promover a biodiversidade, oferecendo um refúgio para insetos. Os nossos guias de bricolage fáceis de seguir ajudam a criar um jardim ou um espaço exterior mais amigo da vida selvagem. Se gosta de ter pássaros no jardim, ou de incentivar a visita de outros animais, como ouriços-cacheiros, ponha em prática as nossas sugestões.
Existem outras ideias simples que tornam o seu jardim mais acolhedor para os animais: é uma questão de compreender as suas necessidades. Adicionar uma fonte de água ou mudar a sua rotina de manutenção pode fazer uma grande diferença.
Arranjar abrigos amigos da vida selvagem para as criaturas do jardim não tem de ser complicado. Pode melhorar imenso as condições para a vida selvagem do seu jardim, bastando para isso descurar um pouco a manutenção no outono. Muitos insetos hibernam em plantas e arbustos que morreram e, por isso, se os deixar no lugar, está a proteger o habitat da vida selvagem para a estação mais fria.
Os montes de folhas do jardim são outra casa de inverno natural para a vida selvagem. Em vez de remover todas as folhas do seu jardim, recomendamos que amontoe algumas num único lugar e as deixe assim como um tipo de santuário para criaturas em hibernação. Um soprador de mão torna o trabalho ainda mais fácil, ajudando-o a juntar rapidamente as folhas num canto tranquilo do jardim, onde os animais se podem instalar até ao próximo ano.
Pássaros, insetos, ouriços-cacheiros e esquilos precisam de água para sobreviver e, por isso, num jardim amigo dos animais é essencial que esteja disponível água para os animais. Um lago no jardim é maravilhoso para a vida selvagem, como habitat por direito próprio, e para fornecer água a animais de todos os tamanhos. Veja se tem áreas de várias profundidades para que até mesmo os animais pequenos possam entrar e sair com facilidade – acrescentar pedras grandes é uma boa forma de o fazer, além de criar um visual naturalista.
Se não puder ter um lago no seu jardim, ainda assim pode torná-lo amigo da vida selvagem – uma banheira para pássaros ou mesmo um pequeno prato raso de água pode ser uma ajuda para abelhas e outras pequenas criaturas. Coloque algumas pedras ou calhaus na água para facilitar o acesso aos insetos, e limpe o tabuleiro e renove a água todos os dias para prevenir bactérias e doenças.
Muitas plantas populares entre os seres humanos não têm interesse para os insetos. Por exemplo, as flores cultivadas com floração dupla têm menos estames e, assim, menos pólen, e os insetos terão mais dificuldade em encontrar e aceder ao pólen que possam ter. O pólen é produzido juntamente com o néctar, que é vital para insetos, e os insetos são vitais para a polinização, por isso procure ter muitas variedades de flores amigas da vida selvagem no seu jardim. Tente arranjar tipos de floração única ou semidupla em que o centro amarelo coberto com pólen esteja claramente visível.
Estes são alguns dos preferidos pelos polinizadores:
As plantas nativas são geralmente indicadas para os insetos locais, mas veja se as anteras amarelas no centro estão acessíveis e não foram cultivadas para se tornarem pétalas adicionais.
As ervas e os arbustos também são importantes para tornar o seu jardim amigo dos animais. Lembre-se de que os insetos e os pássaros muitas vezes evitam plantas exóticas. Por isso, para ser amigo da vida selvagem, um jardim europeu deve incluir menos forsítia, zimbro-chinês e pilriteiro de floração vermelha, e mais plantas indígenas como o zimbro e o pilriteiro. Algumas espécies adequadas são:
Tente arranjar um local para um monte de pedras no seu jardim amigo da vida selvagem, porque dá uma boa casa para criaturas como sapos, musaranhos, insetos, aranhas, ouriços-cacheiros, caracóis e lagartos, que adoram viver entre pedras grandes e plantas selvagens. As pedras podem ajudar a que surjam mais animais no jardim. Coloque o seu monte de pedras entre as gramíneas e as sebes que fornecem alimentos aos residentes e procure uma posição soalheira para que as pedras aqueçam rapidamente e forneçam energia aos animais de sangue frio. Veja se não há locais onde a água se possa acumular no monte de pedras, e utilize pedras grandes para que, quando as empilhar, os espaços intermédios sejam suficientemente grandes para que a sua vida selvagem os visite e faça deles um lar.