Com a manutenção e os cuidados certos, a sua sebe será mais do que uma mera delimitação – será o orgulho do seu espaço verde. Temos as dicas de manutenção de sebes que vão facilitar a sua tarefa.
Se cuidar bem da sua sebe, esta irá crescer densa e saudável, formando uma bonita parede viva no seu espaço verde. Assim que escolhe e planta a sua sebe, deve estar ciente das suas necessidades de manutenção e planear uma rega, um corte e uma fertilização adequados. Mesmo que lhe dedique todos os cuidados, irá descobrir que a sua sebe desenvolve peladas estreitas ou doenças e, nesse caso, deve passar rapidamente da manutenção ao tratamento. Se agir de imediato, muitas vezes é simples lidar com pragas e doenças e proteger as suas sebes contra danos mais graves.
Ao longo do ano, deve manter-se atento à sua sebe, para que possa detetar eventuais problemas. Da primavera ao outono, a principal consideração é manter a sua sebe regada e fertilizá-la uma vez. Se necessário, também pode realizar uma poda de manutenção ligeira, para manter a sua sebe em forma durante esses meses, tendo embora o cuidado de não perturbar a nidificação das aves. Depois, no inverno, pode podar as sebes de forma mais intensa, se necessário.
Pense bem no que pretende da sua sebe e em que situação estará para manutenção: quer que esta seja muito alta? O teixo servirá, mas cresce muito lentamente; a tuia conífera pode ser o melhor para si. Se sabe que tem bastante solo húmido, o carpino ou o pilriteiro tem mais probabilidades de prosperar do que algumas variedades de sebes. De folhagem perene ou decídua; de crescimento rápido ou lento; de alta ou de baixa manutenção; com flores ou espinhos para dissuadir intrusos – há muitas decisões a tomar. Com alguma ponderação, pode ter a certeza de ter escolhido a sebe certa para o seu espaço verde.
Se ainda não tem as suas sebes, deve começar por pesquisar um pouco sobre como plantar sebes. A primavera é a melhor altura para plantar qualquer sebe. O espaçamento entre as plântulas e as margens da sua propriedade depende do tipo de sebe que está a plantar e do que pretende. Ao plantar a sua sebe, deve considerar o acesso para manutenção, a qualidade do solo e o tamanho provável.
A maioria das sebes é muito robusta, mas pode ser acometida de algumas doenças e pragas. Insetos, ferrugem e bolores podem provocar danos graves se não forem eliminados e, por isso, a manutenção das suas sebes deve incluir uma inspeção cuidada e regular para identificar sinais de problemas. No entanto, se tratada atempadamente, a sua sebe pode nem ser muito afetada.
Se precisar de fertilizar a sua sebe, faça-o como parte da sua manutenção de março ou abril, para que esta tenha os nutrientes essenciais disponíveis antes de enfrentar os rigores do verão. Escolha um produto especializado para a sua sebe.