Manutenção de povoamentos jovens: Tarefas e perspetivas

A manutenção de povoamentos jovens garante o futuro da floresta. Leia aqui o que fazer e quais as ferramentas adequadas.

Um homem a trabalhar com equipamento de proteção individual numa floresta coberta de neve, em primeiro plano, uma podadora em altura a bateria STIHL HTA 150 encostada a um tronco de árvore

Vista geral: manutenção de povoamentos jovens

  • A manutenção de povoamentos jovens inclui as medidas de silvicultura até ao início da limpeza da floresta
  • As máquinas adequadas são foices a motor, máquinas de limpeza da floresta e motosserras
  • A podadora em altura a bateria STIHL HTA 160 é ergonómica e fácil de utilizar para a manutenção de povoamentos jovens
  • A cada 3-5 anos é realizada uma avaliação e as árvores são marcadas

Princípios básicos da manutenção de povoamentos jovens

A manutenção de povoamentos jovens abrange todas as medidas tomadas até ao início da poda para garantir a qualidade, estabilidade e estrutura das plantações e rejuvenescimento natural.

Um princípio central da manutenção de povoamentos jovens e densos é o seguinte: "O que denso é, denso deve continuar a ser". Um povoamento denso na floresta é um povoamento com uma altura de árvore superior a 2 metros e um diâmetro de tronco inferior a 7 cm.

Mas nem todos os povoamentos densos e outros povoamentos permanecem intactos: Nos últimos anos, muitas árvores foram destruídas por tempestades e incêndios, por exemplo, 38.591 hectares de área ardida nos incêndios de Pedrogão. O calor e a seca também colocam os povoamentos em risco. Estes fenómenos climáticos extremos resultaram em perdas enormes para a silvicultura. A boa notícia é: graças à florestação, os povoamentos estão a recuperar de catástrofes passadas.

Trabalhador florestal de costas numa floresta coberta de neve, com equipamento de proteção STIHL com sistema de cinto modular e máquinas a bateria para a manutenção de povoamentos jovens

A manutenção de povoamentos jovens requer equipamento adequado.

A manutenção de povoamentos jovens permite controlar a composição das espécies de árvores em povoamentos densos e adaptá-las às condições climáticas. A floresta permanente do futuro é uma floresta mista tendo em conta as alterações climáticas.

Regra geral, não é feita qualquer intervenção nos povoamentos densos de coníferas como, por exemplo, na manutenção de povoamentos jovens de espruces-europeus (Picea abies). O objetivo é obter um povoamento rico em espécies, estruturado e estável. No caso de um povoamento de folha caduca, o resultado pretendido é um povoamento denso cerrado e misto, com opções para a próxima fase de limpeza seletiva.

Trabalhar ergonomicamente e com proteção na floresta

A ferramenta certa para a manutenção de povoamentos jovens

Para efetuar uma manutenção profissional dos povoamentos jovens, é importante ter a ferramenta certa. São adequadas, por exemplo, foices a motor potentes com lâmina de serra circular, máquinas de limpeza da floresta e motosserras.  

Vantagens e desvantagens de algumas máquinas de trabalho

A seguir apresentamos algumas das características, bem como as principais vantagens e desvantagens de cada uma destas máquinas de trabalho:

 Foices a motor Máquina de limpeza da florestaMotosserra
Diâmetro da árvore0–10 cm3–20 cm3–>20 cm 
Área de aplicação

Fase inicial da manutenção de povoamentos jovens: Regulação, povoamento jovem

Regulação do povoamento misto, redução da densidade do povoamento

Em povoamentos muito densos para a regulação do povoamento jovem, regulação do crescimento misto e limpeza da florestaEm povoamentos muito densos para a regulação do povoamento jovem, regulação do crescimento misto e limpeza da floresta 
VantagensErgonomia, eficiênciaMobilidade, utilização flexível em todas as fases, elevada segurança no trabalho, aprendizagem rápidaMobilidade, utilização flexível em cada fase, peso
DesvantagensEspaço de manobra reduzido, difícil de utilizar nas fases posteriores da manutenção florestalA motosserra permite mais mobilidade, muito trabalho para as articulaçõesDesvantagens ergonómicas, segurança no trabalho

Vantagens da bateria

As máquinas STIHL podem ter muitas vantagens gerais com bateria para a manutenção de povoamentos jovens: Produzem pouco ruído em percursos pedestres e áreas de excursões e são adequados para trabalhar sem emissões. Deste modo, têm uma pegada de CO2 reduzida e são benéficas para a saúde dos funcionários.

Além disso, as máquinas a bateria modernas são tão potentes que conseguem competir facilmente com as máquinas a gasolina.

Um homem com equipamento de proteção corta uma bétula com a podadora em altura a bateria STIHL HTA 150

A podadora em altura STIHL HTA 160

A potente podadora em altura STIHL HTA 150 é ideal para a manutenção profissional de árvores e povoamentos jovens na floresta. É adequado para ramos e troncos de árvores com um diâmetro de até 20 cm.

Destacam-se a operação confortável graças à pega em arco ergonómica e a cabeça de corte leve e compacta, que facilita as manobras.

A utilização em combinação com o sistema de suporte STIHL permite trabalhar muito tempo sem problemas, graças à distribuição ideal do peso. Desta forma, a podadora em altura pode facilitar e tornar mais eficaz a manutenção de povoamentos jovens.

A manutenção de povoamentos jovens na prática

A manutenção de povoamentos jovens é um grande foco de trabalho no nos centros de formação florestal as tarefas centrais incluem:

  • O reflorestamento após intempéries
  • A promoção de espécies de árvores de crescimento fraco
  • A remoção de árvores incomodativas

 

Produtos que o ajudam no seu trabalho

Análise de povoamentos

Ao contrário da avaliação das árvores efetuada bianualmente nas vias públicas, há menor necessidade de análises de povoamentos no âmbito da conservação de povoamentos jovens. A cada 3-5 anos é realizada uma avaliação, que é recomendada para os meses de outono e inverno. Neste contexto, a necessidade de intervenção é estimada em 100-150 pontos por hectare em zonas transitáveis. 

Para representar as condições locais, a cada 8-10 metros, uma chamada "opção" é marcada com uma fita verde. A opção selecionada ilustra o objetivo da manutenção ou as características de futuros candidatos numa área de avaliação de cerca de um Are.

Quando agir?

Só quando a opção escolhida está em risco é que se torna necessária uma intervenção cuidadosa em favor da respetiva opção.

Na sua área envolvente de cerca de um Are, é necessário retirar ou desbastar uma formação grosseira prematura, se esta ameaçar algumas das suas opções escolhidas num futuro próximo ou se uma remoção mais tardia implicar grande esforço. Assim, as espécies de árvores secundárias e pioneiras também são preservadas, o que é importante para a proteção da natureza.  

Um tema relacionado é o da vegetação envolvente. Esta oferece uma proteção eficaz contra o vento, a secura e a neve. No entanto, a vegetação envolvente de crescimento rápido deve ser eliminada, uma vez que privam frequentemente as árvores jovens de água, luz e nutrientes. 

Sabugueiro preto num jardim

O sabugueiro é um exemplo de vegetação envolvente crítica

As plantas críticas incluem:
 

  • Feto (Pteridium aquilinum)
  • Amora-silvestre (Rubus sect. Rubus)
  • Bálsamo (Impatiens glandulifera)
  • Sabugueiro (Sambucus
     

Todas as intervenções na vegetação devem ser sempre realizadas tendo em conta a segurança no trabalho e as categorias de proteção anticorte adequadas para o equipamento.

O futuro da manutenção de povoamentos jovens

Face aos desafios das alterações climáticas, a manutenção profissional dos povoamentos jovens continuará a desempenhar um papel importante no futuro. O risco de perdas totais devido à morte de árvores aumenta, mas a manutenção consistente e contínua dos povoamentos jovens reduz o risco de perdas.

As árvores individuais revitalizadas precocemente são mais robustas em condições meteorológicas extremas. Além disso, a ligação de CO2 pode ser aumentada através do florestamento. O pacote "Fit for 55" no âmbito do Pacto Ecológico Europeu prevê a plantação de 3 mil milhões de árvores até 2030.

Isto leva a uma enorme necessidade de manutenção e limpeza dos povoamentos jovens para conservar a biodiversidade da floresta. Para a realização destas tarefas, também serão necessárias as modernas e potentes máquinas a bateria da STIHL. Por isso, pode ser mais importante do que nunca partilhar e desenvolver continuamente conhecimentos técnicos.

Mais para profissionais