Sistemas antivibração da STIHL: trabalhar de forma mais saudável e precisa
Quem trabalha com ferramentas a motor durante um longo período de tempo sabe apreciar um sistema antivibração (sistema AV). Apresentamos-lhe aqui um ao detalhe.
16.09.2024
Vista geral: Sistema antivibração
- Desacoplamento dos pontos de pegar da máquina em relação ao conjunto propulsor para reduzir a vibração
- Interação complexa de elementos de amortecimento e mola no sistema AV
- Ideal para um trabalho pouco fatigante que poupa os músculos, por ex., na silvicultura, no setor da jardinagem e do paisagismo e na construção civil
- Diferentes requisitos para máquinas a gasolina, a bateria e elétricas
- O sistema AV é um elemento importante para o cumprimento das diretivas de segurança no trabalho
O que faz um sistema antivibração?
Por princípio, a estrutura e o efeito do sistema antivibração são iguais em todas as máquinas STIHL: O sistema antivibração desacopla os pontos de pegar da máquina do conjunto propulsor, reduzindo as vibrações. Além disso, garante o cumprimento das normas de segurança no trabalho, que se dedicam especificamente à exposição a vibrações.
O sistema antivibração da STIHL é um sistema bem equilibrado, no qual os componentes do acionamento, as pegas e os elementos AV (de aço, borracha ou a combinação de ambos) estão sintonizados na perfeição. Aplica-se a regra empírica: embora os sistemas AV macios possam isolar de forma excecional as vibrações, por vezes também têm um efeito indesejado sobre o manuseamento da máquina. Por conseguinte, o comportamento de cada máquina é otimizado na perspetiva da sua utilização com o apoio de um computador.
Na STIHL, orientamo-nos sempre pelas necessidades dos clientes e beneficiamos de uma experiência de muitos anos. Deste modo, estamos sempre a adaptar os sistemas antivibração antes de os lançar no mercado.
O “coração” do sistema antivibração
Em cada sistema antivibração, o ponto central são sempre os elementos de amortecimento e de mola. São constituídos por borracha, aço ou uma combinação de ambos os materiais. Na STIHL, é possível realizar adaptações individuais para alcançar a estrutura necessária – combinamos os nossos elementos de mola com um sistema de batentes complexo composto por amortecedores de borracha e material esponjoso rígido.
Os vídeos seguintes mostram claramente como a interação dos elementos de amortecimento e mola reduz as vibrações durante o trabalho.
Sistemas antivibração em diferentes tipos de acionamento
As máquinas a motor da STIHL são a gasolina, elétricas ou a bateria. Os requisitos do sistema antivibração instalado na máquina diferem consoante o tipo de acionamento.
As máquinas a gasolina da STIHL (e de todos os outros fabricantes) são propelidas através da combustão de combustível na câmara de combustão. A combustão coloca o pistão, a biela e a cambota em movimento. Estas peças móveis são massas oscilantes, cujos movimentos de vaivém passam para a carcaça da máquina e, consequentemente, também aos pontos da pega onde o operador segura a máquina.
Quando é excedido um determinado número de rotações (as chamadas rotações de embraiagem), o movimento rotativo da cambota é transferido para a ferramenta (por ex., o cortador de disco, a corrente de uma motosserra ou a lâmina de corte de uma foice a motor), o que causa vibrações adicionais.
Estes movimentos, mais o eventual desequilíbrio da máquina, bem como o efeito retroativo da ferramenta devido à sua interação com a peça de trabalho e o ambiente, geram um espectro de vibrações que pode ser mantido afastado do operador através da utilização do sistema AV.
As máquinas a bateria e elétricas são acionadas por um motor elétrico que não requer as massas oscilantes existentes em motores a gasolina. Aqui, as vibrações são criadas principalmente pelo movimento da ferramenta, por eventuais desequilíbrios, bem como pela interação com a peça de trabalho e o ambiente. Por isso, a utilização de um sistema antivibração em máquinas a bateria também faz todo o sentido.
Máquinas profissionais STIHL com sistema AV
O sistema AV poupa os músculos e as articulações ao trabalhar com a MSA 300.
Motosserras com sistema AV na silvicultura
A precisão de manuseamento é essencial para os trabalhos de silvicultura. Por isso, todas as motosserras a gasolina STIHL dispõem de um sistema AV.
Além disso, ao abater, desramar ou cortar árvores pequenas e médias, o sistema AV da motosserra a bateria STIHL MSA 300 protege os músculos e as articulações.
A podadora de sebes STIHL HS 82 permite um trabalho menos fatigante.
Máquinas com AV para jardinagem e paisagismo
Na jardinagem e no paisagismo, os motores potentes garantem um rápido progresso do trabalho. As máquinas com sistema AV reduzem a vibração do motor, assegurando um trabalho menos fatigante, por exemplo, com a foice a motor STIHL FS 411, o soprador STIHL BG 86 ou a podadora de sebes STIHL HS 82.
O sistema AV reduz as vibrações do motor no cortador de disco.
Máquinas com AV – Utilização na construção civil
O cortador de disco a gasolina STIHL TS 410permite cortar com precisão betão, asfalto, pedra, aço de construção ou tubos. O respetivo sistema AV reduz consideravelmente as vibrações transmitidas pelo motor – para um trabalho sem esforço, mesmo quando demora mais tempo.
Sistemas antivibração nas máquinas STIHL: uma seleção
Nas motosserras da STIHL, o tubo de pega e a pega traseira são desacoplados do motor através do sistema antivibração. O sistema AV também desacopla as vibrações geradas pelo processo de serragem. Este design pode ser encontrado em todas as motosserras a gasolina STIHL.
Existem vários sistemas antivibração nas nossas foices a motor, que melhoram o trabalho com as máquinas. Encontram-se aí sistemas que separam a pega do motor e sistemas, nos quais as pegas, incluindo a haste, estão desacopladas do motor.
Os sistemas antivibração nos cortadores de disco STIHL a gasolina têm, em princípio, uma estrutura semelhante à dos sistemas das motosserras.
Os sopradores de mão a gasolina da STIHL não têm um sistema antivibração. Os modelos maiores possuem um semelhante ao sistema antivibração em cortadores de disco e motosserras.
As podadoras de sebes profissionais a gasolina da STIHL têm um sistema antivibração – também a nova HSA 07/06 a bateria. Para as podadoras de sebes, a utilização de um sistema antivibração, para além de evitar vibrações, também tem um efeito positivo no nível de ruído da máquina.
Sistemas antivibração e diretrizes de segurança no trabalho
O que significa um sistema antivibração para o operador da máquina é relativamente óbvio: mais conforto ao operar a máquina. Mas os sistemas antivibração também representam um elemento importante para os empregadores, como medida para garantir a segurança no trabalho. A diretiva da UE sobre vibrações define os limites máximos admissíveis de vibrações.
Existem vários métodos para cumprir estes requisitos: definindo um tempo de trabalho diário máximo permitido com a máquina ou definindo um limite de vibração abaixo do qual a máquina pode ser utilizada sem restrições temporais. Assim sendo, um sistema antivibração serve para cumprir as diretrizes de vibração durante os períodos de funcionamento diários que são relevantes para os profissionais.
Na STIHL, o nível de vibração de cada máquina é medido com precisão.
Diretiva relativa à informação sobre os agentes físicos (vibrações)
Compilámos para si informações básicas sobre a diretiva da UE relativa a vibrações (2002/44/CE) no âmbito das vibrações transmitidas a mãos-braços, bem como indicações úteis para a respetiva implementação por parte da entidade patronal.
Além disso, disponibilizamos-lhe um simulador para determinar a carga de vibração diária e os dados de vibração para as máquinas da STIHL.
O sistema antivibração da STIHL: a origem
Encontrará o nosso sistema antivibração em todas as máquinas STIHL com vibrações elevadas geradas pelo acionamento. Estão aqui abrangidas muitas máquinas, por ex., a motosserra, a foice a motor, o cortador de disco ou a podadora de sebes. O que, hoje em dia, assegura o máximo conforto e proteção da saúde em muitas máquinas STIHL, tem as suas origens numa motosserra.
Mais precisamente: na STIHL Contra, que, entretanto, se tornou lendária. Aquando do seu lançamento, em 1959, esta era a primeira serra com a qual se podia cortar e desramar árvores. Mas havia algo que, no momento da sua introdução, ainda se desconhecia: as vibrações elevadas que ocorrem nas máquinas podem, em condições de utilização regular e, em particular, em associação com o frio, provocar graves problemas de circulação nos dedos dos utilizadores – a chamada Síndrome do Dedo Branco.
Para resolver este problema, a STIHL começou a investigar e a desenvolver um sistema antivibração para motosserras, cujo pedido de registo de patente foi feito em 1964.
Este sistema antivibração é caracterizado pelo desacoplamento das pegas do motor através de elementos de borracha. Um ano mais tarde, o sistema antivibração já estava equipado de série na nova STIHL Contra e, em 1967, a motosserra 041AV já estava disponível com um sistema antivibração totalmente integrado na armação com pega. Consistia numa peça fundida de magnésio contendo um carburador e um filtro de ar, à qual estava fixada a pega traseira. Este sistema AV evoluiu muito rapidamente e foi transferido, com algumas adaptações, para outros grupos de produtos.
Atualmente, a Síndrome do Dedo Branco já não é uma doença prevalente nos trabalhadores florestais, o que, em parte, também se deve à combinação do aquecimento das pegas com o sistema antivibração nas máquinas da STIHL.