Utilizar areia para relvados – o segredo para um verde viçoso
A areia para relvados ajuda a abrir solos compactados ou argilosos. Mostramos-lhe como aplicar areia no relvado e porque vale a pena.
02.06.2022
Vista geral: Aplicar a areia para relvados
A areia para relvados abre o solo para uma maior permeabilidade à água e melhor ventilação do solo.
O musgo, a camada de ervas mortas e as ervas daninhas podem ser indicadores de um solo demasiado compacto.
Para preparar o relvado, comece por o fertilizar e espere cerca de 2 semanas.
Corte a relva a uma altura aproximada de 3 centímetros.
Para melhores resultados, recomenda-se que escarifique o relvado antes de aplicar a areia.
Espalhe ou deite a areia no relvado e distribua-a com a parte de trás do ancinho.
Regue-o de seguida para que a areia penetre no solo.
Recomendamos a aplicação da areia no relvado na primavera, quando começar a cuidar dele depois da pausa de inverno. Dê preferência aos meses de abril e maio.
Se o solo for muito denso ou argiloso, aplicar areia para relvados ajuda a abri-lo. A maior permeabilidade à água e a melhor ventilação do solo permitem que o relvado receba nutrientes suficientes.
No caso de solos argilosos e relvados muito solicitados, deve aplicar areia no relvado uma vez por ano. Recomendamos este procedimento na primavera, durante os cuidados regulares com o relvado depois do inverno. Regra geral, no caso de relvados menos solicitados, bastará aplicar areia a cada dois ou três anos.
Dependendo das características do solo, conte aplicar no relvado 4 kg a 10 kg de areia por metro quadrado. As quantidades certas dependem da areia e do solo. As pontas das folhas de relva têm de ficar sempre bem visíveis.
A areia para relvados deve ser lavada e ter uma granulometria entre 0,3 e 2 milímetros, no máximo. Nas condições indicadas, é possível usar areia para brincar ou de construção, mas o ideal é areia de quartzo, que pode ser adquirida lavada e com a granulometria certa no comércio especializado.
Verde, mais verde, o mais verde: porque deve adicionar areia no relvado
A ideia de espalhar areia no seu relvado pode parecer um pouco estranha no início. Mas acredite: esta medida é o segredo para um relvado perfeito e verde. Já pensou porque é que o relvado é tão bonito em campos de golfe ou em estádios de futebol? É claro que não é só aplicar areia para relvados, mas esse procedimento é um complemento eficaz aos cuidados do relvado.
Demasiada humidade pode resultar em podridão e favorecer o crescimento de musgo e de ervas daninhas. Especialmente em solos muito densos ou argilosos, é aconselhável aplicar regularmente areia no relvado. Isto também pode valer a pena no caso de um relvado para brincar, cujo solo é altamente compactado devido à utilização intensiva. A granulometria da areia contribui para uma estrutura do solo mais solta, protegendo-o assim de alagamentos.
A aplicação de areia para relvados é um meio eficaz de prevenir doenças do relvado, ao permitir uma maior permeabilidade à água e uma melhor ventilação do solo. As duas coisas são importantes para que o relvado receba nutrientes suficientes do solo. Também solo ácido impede a assimilação de nutrientes. Um teste de pH pode indicar se o solo está demasiado acidificado. Recomendamos que aplique cal no seu relvado.
Quando devo aplicar a areia para relvados?
O estado do seu relvado pode ajudá-lo a determinar se é necessária a aplicação de areia. Apesar da fertilização adequada, trava uma luta constante contra a camada de ervas mortas, as ervas daninhas ou o musgo? Pode ser um indicador de solo muito argiloso ou um relvado muito solicitado. Áreas castanhas ou peladas no seu espaço verde também indiciam um solo compactado, o que pode ser tratado aplicando areia para relvados. A areia para relvados também é um meio comprovado de reparação de irregularidades no relvado – consulte o nosso guia prático para mais informações sobre como reparar o seu relvado estragado.
Mas quando é a melhor altura para aplicar areia no relvado? Para não sobrecarregar o relvado com temperaturas elevadas, não aplique areia nos meses de verão. Os cuidados do relvado no verão são desafiantes e exigentes. É na primavera que as condições são as ideais, mas também pode aplicar areia no relvado no outono.
Aplicar areia no relvado na primavera
A primavera é a melhor altura para aplicar areia no relvado. Passados os meses mais frios de inverno, o relvado começa a recuperar. A relva já cresceu alguns centímetros e está pronta para ser cuidada. A experiência diz-nos que em março as temperaturas ainda podem descer, por isso, abril e maio são os ideais para aplicar areia no relvado
Aplicar areia no relvado no outono
Se necessário, pode repetir o procedimento no outono, mas normalmente basta um tratamento por ano. Para aplicar areia no relvado pela primeira vez, o melhor é fazê-lo na primavera. Por outro lado, em princípio, não há nenhuma contrariedade em aplicar areia no relvado no outono. No entanto, veja se não está previsto mais nenhum período de calor.
Preparação: fertilizar, cortar a relva, escarificar
Antes de começar a espalhar a areia no relvado, é necessário tomar as medidas preparatórias adequadas. Comece por fertilizar o seu relvado. Cerca de duas semanas depois, corte a relva para ficar com até cerca de 3 centímetros de altura. Em seguida, deverá escarificar o relvado.
Tenho de escarificar antes de aplicar a areia para relvados?
Recomendamos que não aplique areia no relvado sem o escarificar primeiro. A escarificação fará com que a relva se abra e o solo fique ligeiramente arranhado, preparando-o para o tratamento com areia para relvados. Este procedimento deve ser feito, de preferência, na primavera quando o relvado sai da hibernação ficando assim preparado para o verão seguinte. Dado que a escarificação é um tanto violenta para o relvado, recomendamos que não o faça mais de duas vezes por ano.
Temos ajudantes para um relvado perfeito
É necessário arejar o relvado?
Ao passo que um escarificador arranha o solo e a relva, abrindo-os, no arejamento são feitos pequenos furos no relvado com uma máquina especial ou com uma forquilha. Se o solo for muito denso com pontos castanhos ou húmidos no seu relvado, pode ser útil arejar também estas áreas.
Dica STIHL: se quiser arejar alguns pontos particularmente compactados, esta medida não é necessária logo a seguir à escarificação. Em vez disso, só depois de aplicar a areia é que deverá perfurar o solo com uma forquilha e movimentar um pouco os dentes da forquilha para um lado e para o outro. Isto irá facilitar a entrada da areia nos furos.
Aplicar areia para relvados: Instruções
Assim que tiver fertilizado o solo, cortado a relva e escarificado o relvado, poderá aplicar a areia no relvado. Não é necessária uma ferramenta especial. Pode usar um carro espalhador, mas isso não é imprescindível.
Basta despejar areia para relvados seca aos montes sobre a relva, diretamente com o carrinho de mão ou à baldada, espalhá-la com a parte de trás de um ancinho e passar ao de leve com uma vassoura de rua, para ela penetrar melhor.
Se necessário, pode arejar as áreas mais compactadas, ou seja, fazer pequenos buracos no solo com uma forquilha. Depois de aplicar a areia, regue o relvado para que aquela seja arrastada para o solo.
O efeito da aplicação da areia no relvado não é imediatamente visível, especialmente se for a primeira vez. Se isto for feito regularmente e se forem tidos outros cuidados com o relvado, num prazo aproximado de três anos a área relvada terá um aspeto notoriamente mais viçoso.
Qual é a areia adequada para aplicar no relvado?
No que respeita à areia para relvados, o fator decisivo é a granulometria . Irá ler frequentemente que se recomenda uma granulometria entre 0 e 2 milímetros. No entanto, recomendamos que opte por uma granulometria mínima de 0,3 milímetros e por uma areia para relvados especial, que pode adquirir no comércio especializado. Além disso, a areia deve ser lavada e não deve conter partículas de lodo e argila, nem componentes orgânicos. Por isso, o ideal é a areia de quartzo sem cal, disponível lavada e com uma granulometria suficiente no comércio especializado.
Apesar de, em princípio, ser possível usar areia para brincar normal, é preciso verificar se é lavada e se a granulometria não é demasiado fina. Para aplicar areia no relvado, tem de soltar o solo. Isto para que os grãos mais grossos possam penetrar no solo compactado. Nas condições indicadas, também é possível usar areia de construção.
De quanta areia preciso para o meu relvado?
Dependendo da natureza do solo, pode-se contar, como valor de referência, com entre 4 kg e 10 kg de areia para relvados por metro quadrado. Se adquirir areia especial para relvados no comércio especializado, normalmente a embalagem diz para quantos metros quadrados chega o seu conteúdo. Esta costuma ser areia de quartzo.
No entanto, é importante não deixar o relvado completamente tapado com areia, mesmo em caso de solos muito argilosos. Se tiver cortado a relva até uma altura aproximada de 3 centímetros, espalhe pelo relvado, no máximo, 2 centímetros de areia. As folhas de relva têm de sobressair e não ficar totalmente cobertas.
É mesmo necessário um topdressing?
O chamado topdressing é uma mistura de areia de quartzo, sementes de relva, material orgânico, como composto ou turfa, e fertilizante para relvados. O topdressing é utilizado principalmente em campos de golfe, mas, normalmente, não se justifica a sua utilização no espaço verde doméstico. Se, depois da escarificação, vir que há peladas no relvado, pode voltar a semear esses locais. No entanto, recomendamos que não aplique areia e volte a semear relva ao mesmo tempo, espere uma a duas semanas a seguir à sementeira para que as sementes novas não sequem.