Como escarificar um relvado
A escarificação melhora a saúde do seu relvado envelhecido ao descongestioná-lo. O nosso guia explica a melhor altura para o fazer e como funciona. Venha descobrir como escarificar um relvado.
04.12.2023
Por que razão devo escarificar o meu relvado?
Escarificar não é mais do que a utilização de uma máquina para remover a relva envelhecida e o musgo da superfície do seu relvado e abrir ligeiramente o solo para deixar entrar ar e melhorar o crescimento. O corte vertical (verticut) é semelhante, apesar de ter menos impacto no solo propriamente dito. Se nada for feito, os resíduos e a matéria morta na relva podem formar uma camada envelhecida de palha de relva (thatch) que impede que a água chegue às raízes, acabando por sufocar o relvado.
Como funciona a escarificação?
Vamos agora descobrir como escarificar a relva. Para escarificar o relvado, é necessário utilizar equipamento especial que corta na vertical, através do relvado e da palha de relva (thatch), e rasgam a terra superficialmente. Consegue-se um efeito semelhante usando apenas um ancinho, mas isso arruína-lhe as costas! Recomendamos máquinas de escarificação com lâminas rotativas que penetram alguns milímetros no solo para remover musgo, palha de relva (thatch) e ervas daninhas. O processo pode deixar a relva numa confusão no início, mas rejuvenesce o seu relvado a longo prazo, facilitando a chegada do ar, da água e dos micronutrientes às raízes.
A melhor altura para escarificar relva
Saber quando escarificar a relva é importante. Abril e maio são os melhores meses para escarificar a relva, uma vez que a sua relva está a crescer forte, mas pode escarificar entre março e maio, e em setembro, dependendo das condições meteorológicas. O ideal é escarificar o relvado duas vezes por ano, mas não quando o solo estiver frio – deve estar a, pelo menos, 10 °C. Da mesma forma, se o tempo aquecer demasiado, é melhor adiar a escarificação para evitar que o relvado seque.
Escarificação na primavera
A primavera é a melhor altura do ano para escarificar o seu relvado. Assim que as temperaturas estabilizarem acima dos 10 °C e a relva estiver a crescer vigorosamente, o relvado deve estar forte o suficiente para ser escarificado, depois de ter sido cortado três ou quatro vezes desde o início do ano. Comece o tratamento do seu relvado pela escarificação da relva e avance para a primeira fertilização da estação para preparar o seu espaço verde para a nova época de jardinagem. Procure escarificar a relva em abril ou maio, porque o solo recupera muito rapidamente nessa altura do ano.
Quando devo escarificar o meu relvado pela primeira vez?
Normalmente, um relvado acabado de colocar demora três anos até ter crescido e estar suficientemente duro para escarificar. Se o fizer antes disso, corre o risco de danificar as raízes jovens da relva. Só se o crescimento do seu novo relvado o tiver deixado particularmente espesso é que a escarificação pode ser adequada logo no segundo ano.
Escarificação no outono
Embora a escarificação e o arejamento do seu relvado ajudem a controlar as ervas daninhas mais persistentes e o musgo envelhecido, também exercem muita pressão no solo. É por isso que qualquer escarificação no fim do verão deverá ser mais ligeira. O seu relvado precisa de ter a oportunidade de recuperar bem para poder entrar na sua dormência de inverno com uma força renovada.
Quando não se deve escarificar?
- Evite escarificar no pico do verão ou quando estiver muito calor.
- Se estiver a chover ou o se solo estiver muito ensopado, espere que as condições mudem antes de escarificar. O solo encharcado e pesado não é fácil de trabalhar e não irá arejar como desejaria.
Com que frequência tenho de escarificar o meu relvado?
Ar e luz para um bonito espaço verde
Escarificadores de relva da STIHL
Tem musgo, ervas daninhas ou palha de relva (thatch) a ocupar o relvado como se fosse deles? Então está na hora de começar a trabalhar e tomar medidas sérias. Os potentes escarificadores da STIHL são as máquinas ideais de cuidados do relvado para uma relva verde saudável. Eles rasgam a terra e removem a matéria morta que prejudica a vitalidade da relva, proporcionando mais luz e nutrientes à relva numa única etapa de trabalho – uma receita para um crescimento forte e sustentado. Com um escarificador de relva STIHL, pode rejuvenescer o seu relvado e criar a base para o seu próprio oásis de tranquilidade.
Encontre o arejador de relva perfeito!
Ferramentas de escarificação
Em troca dos cuidados regulares e da remoção de musgo, ervas daninhas e palha de relva (thatch), o seu relvado irá recompensá-lo com um belo crescimento forte e verde. Deixe um dos nossos escarificadores elétricos ou a gasolina facilitar, e muito, a sua tarefa – verá mais claramente os resultados se o solo for pesado ou se houver muita palha de relva (thatch) no seu relvado. Também temos ferramentas de escarificação manuais se não se importar de ter algum trabalho. Veja em seguida que escarificador pode escolher.
Seleção do escarificador de relva certo
Escarificador elétrico ou a gasolina?
Vantagens dos escarificadores elétricos e a gasolina
- Permitem poupar tempo e energia. Mesmo que tenha argila pesada, terra muito seca ou uma grande extensão da relva, estas ferramentas ajudam-no a enfrentar uma tarefa trabalhosa de forma rápida e eficiente.
- Profundidade de trabalho constante. As lâminas de precisão ajustável garantem que o relvado é escarificado de maneira uniforme, suave e delicada.
- Rápido e eficaz. Quer use um escarificador elétrico ou a gasolina, mesmo os relvados grandes podem ser arejados facilmente numa só passagem.
Como escarificar o relvado?
Os escarificadores têm lâminas muito afiadas e, antes de começar, é importante garantir que estão bem ajustadas. Se escarificar com as lâminas na posição errada, poderá danificar o relvado.
Defina corretamente a profundidade do seu escarificador de relva
A profundidade de trabalho correta para escarificar depende da idade do relvado e da extensão do manto envelhecido. Por norma, as lâminas não devem rasgar o solo aberto, mas sim apenas aflorar ligeiramente o solo. Tendo isto em conta, ajuste as lâminas de modo a que estas penetrem dois ou três milímetros no solo, testando a profundidade numa pequena secção do relvado e reajustando depois, se necessário. Um relvado muito negligenciado pode mesmo aguentar quatro milímetros, mas, para evitar danos permanentes, nunca deve escarificar o relvado a uma profundidade maior do que essa.
Escarificação: passo a passo
- Antes de escarificar, corte a relva até uma altura de cerca de 2 a 3 cm.
- Ajuste as lâminas de escarificação à profundidade correta.
- Certifique-se de que não escarifica a uma profundidade excessiva.
- Comece por trabalhar uniformemente em todo o relvado num sentido, depois rode 90 graus e volte a atravessar toda a área.
- Desloque-se com passada rápida e certa sobre o relvado, sem parar, para garantir que não danifica o tapete de relva.
- Certifique-se de que não existem pedras grandes no caminho do escarificador.
- Se utilizar uma máquina sem recolhedor, remova a palha de relva (thatch) solta com um ancinho.
Depois da escarificação
Uma vez escarificada a relva, pode parecer um pouco menos atraente no início, mas em breve os seus esforços serão recompensados com uma relva luxuriante e mais bonita. Uma boa dica para cuidar do relvado é aplicar-lhe areia ou composto fino e fertilizante depois de o escarificar. Só será necessário repovoar mediante sementeira se existirem peladas de maior dimensão na relva.
Resumo: como escarificar um relvado
- A escarificação remove a palha de relva (thatch) e o musgo envelhecidos para facilitar o arejamento e a irrigação dos relvados
- O solo deve ser rasgado, mas não com demasiada profundidade
- Quando escarificar a relva: A melhor época para escarificar é na primavera
- Escarifique uma ou duas vezes por ano, dependendo da quantidade de palha de relva (thatch) que tiver no relvado
- Escarifique os relvados jovens decorridos, pelo menos dois anos, embora normalmente o deva fazer ao fim de três anos
- As máquinas de escarificação a motor são eficientes e requerem menos esforço físico
- As lâminas não devem penetrar no solo mais de três a quatro milímetros
- Corte a relva antes de a escarificar
- Trabalhe com o escarificador sobre o relvado primeiro no sentido longitudinal e depois, no transversal
- Fertilize e cubra o relvado com areia ou composto depois de o escarificar