Encher e plantar num canteiro elevado

Antes de poder plantar o seu canteiro elevado, este tem de ser enchido com camadas diferentes que permitam boas condições de crescimento.

Exemplo de como plantar num canteiro elevado feito de tábuas de madeira, num jardim à frente de uma casa

Como preencher um canteiro elevado?

Antes de poder plantar no seu canteiro de jardim elevado, precisa de o encher com materiais diferentes colocados em camadas por cima da base de arame. As camadas que recomendamos facilitam a plantação a uma altura de trabalho confortável e também oferecem excelentes condições para plantas saudáveis.

Do grosso para o fino

Idealmente, deve encher um canteiro elevado com cinco camadas, começando por camadas grossas na base, que vão sendo mais finas à medida que se sobe para o nível de plantação.

Como encher e plantar num canteiro elevado: um biotriturador elétrico, aparas e composto num jardim STIHL GHE 140

Enchimento de um canteiro elevado: como funcionam as camadas

Esta estrutura em camadas para preencher um canteiro de flores elevado ajuda a garantir o sucesso da plantação e um crescimento gratificante. A camada inferior proporciona uma boa drenagem, já que as aparas grossas de árvores e arbustos permitem que a água em excesso possa ser rapidamente drenada, assegurando também algumas bolsas de ar para evitar o alagamento e promover o crescimento das raízes. O tapete de relva ou o cobertor funciona como uma barreira para evitar que a terra caia para a camada inferior e também ajuda na drenagem. As outras camadas são o que pode tornar o canteiro elevado um sistema de plantação tão gratificante: à medida que os resíduos do jardim nas camadas se decompõem, libertam calor, o que ajuda as plantas a crescer e a ficarem protegidas quando o tempo está mais frio. Isto significa que pode começar a plantar o seu canteiro elevado quando a última geada tiver passado, logo em março. Os resíduos do jardim também se decompõem para se tornarem em preciosos nutrientes para as plantas, e o composto, em particular, irá sustentar um crescimento saudável durante muitos anos, como um meio rico e que retém a água.

Plantar num canteiro elevado: um homem a semear na terra de um canteiro elevado com as mãos

Plantar num canteiro elevado: Horta elevada

Um canteiro elevado é adequado para plantas ornamentais, mas recomendamos que tire o máximo partido das condições de crescimento otimizadas plantando alimentos. O calor e os nutrientes gerados a partir das camadas de enchimento significam que pode esperar uma produção abundante e deliciosa de legumes e ervas

Plantar num canteiro elevado: planear compensa

Antes de começar a plantar, elabore um plano de plantação para o ajudar a utilizar o seu canteiro elevado da forma o mais eficiente possível. Se passar algum tempo nesta fase, é fácil coordenar a ocupação múltipla do seu canteiro em madeira elevado: se souber que os seus rabanetes podem ser colhidos em cerca de 8 a 10 semanas, por exemplo, pode planear a preparação de plântulas de feijão para plantar depois de colher os seus rabanetes.

Sugestão profissional da STIHL: Pimentos, tomates, acelgas, alfaces, ervas e couves são todos grandes candidatos à plantação num canteiro elevado para horta, mas resista à tentação de plantar demasiado de uma só vez. A sobrelotação resulta em plantas atrofiadas e numa colheita reduzida. 

Devo usar sementes ou plântulas para plantar no meu canteiro elevado?

A boa notícia é que pode organizar a sua plantação a partir de sementes ou de pequenas plantas que possa comprar, muitas vezes conhecidas por plântulas ou pés. Existem vantagens e desvantagens para cada abordagem:

Vantagem Desvantagem
Sementes Sementes
  • Grande variedade de tipos de plantas
  • Também estão disponíveis variedades invulgares
  • Têm de germinar primeiro
  • Demoram mais tempo
Plântulas Plântulas
  • Crescimento rápido
  • Colheita rápida
  • Nem todas as variedades estão disponíveis como plântulas

Usar uma mistura de sementes e plântulas é uma boa forma de garantir uma grande variedade ao plantar no seu canteiro elevado. Vários tipos de tomate, couve e alface são fáceis de obter em planta, ao passo que as cenouras e variedades patrimoniais interessantes só estão normalmente disponíveis como sementes. Se tiver feito um plano de plantação detalhado, comprar sementes e plantas não deve ser demasiado complicado.

Plantar num canteiro elevado: o espaçamento adequado é fundamental

Quando planta no seu canteiro elevado, a distância necessária entre filas pode variar dependendo das plantas que utiliza, mas normalmente é de cerca de 20 a 30 cm. No entanto, verifique a embalagem das suas sementes ou plantas, uma vez que algumas necessitam apenas de um espaçamento de 10 cm, ao passo que outras precisam de uns 30 cm para se desenvolverem. Tome nota do espaçamento correto necessário também entre as plantas individuais, que costuma ser de, pelo menos, 3 a 4 cm.

Ao plantar plântulas, certifique-se de que o torrão fica completamente coberto de terra.

Sugestão profissional da STIHL: Ervas e muitos tipos de legumes têm sementes muito pequenas, o que significa que é fácil semeá-las demasiado perto umas das outras. Espere que apareça a primeira folha e remova algumas plântulas para dar o espaço de que as suas plantas finais precisam. Os jardineiros chamam-lhe desbastar.

Plantar num canteiro elevado: terra a ser assentada à volta de uma plântula plantada

Plantar num canteiro elevado: considerações sobre a plantação

A maioria das plantas vai crescer bem num canteiro elevado, mas para um sistema produtivo, algumas são mais adequadas do que outras. É melhor plantar plantas altas, como feijão de trepar e tomates de rama, noutro local: é possível que precise de uma escada ou escadote quando chegar a hora da colheita!

As variedades de cultura de crescimento mais rápido não ocupam espaço no canteiro durante demasiado tempo e podem ser colhidas em breve. Tendo isto em mente, os brócolos, por exemplo, podem não ser uma excelente escolha para o seu canteiro elevado, porque demoram muito tempo a crescer.

A opção por culturas que cresçam para os lados também acaba por limitar a produtividade do seu canteiro elevado: se colocar pepino, curgete ou abóbora, vai descobrir que o seu canteiro elevado fica logo cheio com apenas algumas plantas. Sugerimos que opte por uma variedade mais eficiente em termos de espaço: ervas aromáticas, rabanetes, cenouras e tomates de arbusto ficam prontos a colher num curto espaço de tempo e deixam espaço suficiente para muitas outras plantas alimentares.

Plantar num canteiro elevado: combinações a evitar

Plantar culturas diferentes da mesma família não é geralmente uma boa ideia, pelo que as solanáceas como batatas, tomates, pimentos e beringelas, não devem ser cultivadas umas ao lado das outras. Outras combinações que podem inibir o crescimento incluem batatas com ervilhas, alface com aipo, pimentos com ervilhas e couve com cebolas. Em muitos casos, o motivo desta incompatibilidade é simplesmente a concorrência pelos mesmos nutrientes, mas algumas plantas também facilitam doenças e pragas que prejudicam a outra. Se plantar diversas variedades da mesma família no seu canteiro elevado for inevitável, afaste-as umas das outras e intervale-as com duas a três culturas. Isto deve dar-lhes o espaço de que precisam e ajudar a garantir que não se prejudicam mutuamente.

Um homem a plantar num canteiro elevado feito de madeira em frente a uma casa.

Existem também alguns companheiros de plantação benéficos, que se ajudam mutuamente a crescer e a protegerem-se de pragas. As cebolas dão-se muito bem entre endro, cenouras e salsa: o endro aumenta as sementes nas cenouras e o seu aroma mantém os pragas afastadas, ao passo que o cheiro das cebolas repele as moscas das cenouras. Os cornichões e outras variedades de pepino também se dão bem com cebolas.

Embora as variedades de legumes relacionadas não produzam bons vizinhos de plantação, o mesmo não se aplica às ervas: as ervas anuais dão-se melhor quando plantadas com outras ervas anuais e as perenes, com outras perenes. Por isso deve plantar juntas as anuais manjericão, segurelha, endro e coentros, e as perenes salsa, levístico e orégãos.

Plantar num canteiro elevado: um plano anual para uma colheita abundante

Elaborámos um plano anual verdadeiramente útil para sugerir não só como pode efetivamente plantar o seu canteiro elevado durante o ano, mas também como ajustar a sua plantação à medida que os anos passam. Uma vez que as camadas que usou para encher o seu canteiro elevado irão decompor-se ao longo do tempo, o teor de nutrientes no solo diminuirá e as plantas que este pode suportar irão mudar. Se souber exatamente que plantas são adequadas para que ano de plantação e elaborar o seu plano com base nisso, irá tirar o máximo partido do seu canteiro elevado e das suas propriedades.

Plantar num canteiro elevado: um esquema para cinco anos

No primeiro ano, a plantação de canteiros elevados deve basear-se nas plantas "fortemente absorvedoras". Estas plantas precisam de muito alimento e adoram a rica camada de composto, que tem a maior concentração de nutrientes durante o primeiro ano. Entre as plantas absorvedoras estão:

Legumes:

  • Couve-flor
  • Tomate-cereja
  • Couve
  • Alho-francês
  • Pimentos
  • Aipo

Ervas:

  • Manjericão

Flores:

  • Crisântemos
  • Gerânios
  • Girassol
  • Tulipa
Um homem a regar plantas num canteiro elevado de madeira em frente a uma casa

No segundo ano, escolha uma combinação de plantas fortemente e moderadamente absorvedoras para plantar o seu canteiro elevado. No terceiro ano, só deve plantar plantas moderadamente absorvedoras, que precisam de menos nutrientes do que as fortemente absorvedoras. Entre as moderadamente absorvedoras estão:

Legumes:

  • Feijões
  • Alho
  • Couve-rábano
  • Cenoura
  • Rabanete
  • Alface
  • Cebola

Ervas:

  • Endro
  • Levístico
  • Salsa
  • Cebolinho

Flores:

  • Dália
  • Boca-de-lobo
Imagem ampliada de uma acelga num canteiro elevado

No quarto ano, inclua plantas moderadamente absorvedoras e plantas fracamente absorvedoras. No quinto ano, deverá focar-se em plantas fracamente absorvedoras, que são as mais capazes de lidar com o baixo nível de nutrientes no canteiro elevado. As plantas fracamente absorvedoras podem, na verdade, sofrer se forem plantadas num canteiro com demasiados nutrientes, pois o excesso provoca um rápido crescimento que pode torná-las vulneráveis a pragas. Por isso, se pretender incluir algumas plantas fracamente absorvedoras no seu canteiro elevado no primeiro ano, deve reduzir os níveis de nutrientes numa área do canteiro usando alguma terra para vasos empobrecida.

Entre as plantas fracamente absorvedoras estão:

Legumes:

  • Ervilhas
  • Canónigos
  • Acelga
  • Espinafre

Ervas:

  • Manjerona
  • Lavanda
  • Tomilho
  • Maioria das ervas mediterrânicas que prefere condições secas

Flores:

  • Begónias
  • Prímula
  • Amor-perfeito
Plantar num canteiro elevado: ervas e legumes num canteiro elevado com uma estufa azul em segundo plano

Plantar num canteiro elevado: plantação sazonal

Certas plantas dão-se melhor em algumas estações do que noutras e, em alguns casos, semear na altura certa significa que pode evitar ataques de pragas: se semear algumas variedades de cenouras o mais cedo possível, estarão prontas até ao início de junho, o que significa que as poderá colher antes de as pragas colocarem os ovos nas plantas. Existem alguns truques úteis que podem ser usados pelo jardineiro amador ao planear a plantação. 

Canteiros elevados na primavera

Os crocantes legumes de primavera e as ervas mais populares podem ser plantados no seu canteiro a partir de março: rúcula, alface-crespa e rabanete são todos adequados para plantar na primavera e estarão prontos para serem colhidos no verão. Os espinafres também podem ser plantados nesta altura. Um pouco mais tarde, no final de abril, pode plantar cebolinhas, outras cebolas e alho-francês. Contudo, não se esqueça de deixar um pouco de espaço extra: depois de maio, também pode plantar batatas, pimentos e malaguetas no seu canteiro elevado. Se quer cultivar tomates, as variedades arbustivas compactas são ideais para um canteiro elevado. 

Canteiros elevados no verão

O seu canteiro elevado está previsto para cultivar legumes de verão? Entre junho e julho podem ser plantadas batatas, couves-rábanos e cenouras. O feijão ou os rabanetes, de crescimento rápido, também são ideais para semear no verão. Em agosto, pode cultivar saborosos legumes para uma salada de outono, como a chicória e a endívia.

Canteiros elevados no outono

O seu canteiro elevado pode continuar a ser produtivo no outono. Se gosta de rúcula, está na altura de voltar a semeá-la, em setembro e outubro.

Canteiros elevados no inverno

Sabia que o seu canteiro elevado ainda pode abastecer a sua cozinha no inverno? Variedades como os espinafres e a couve conseguem suportar baixas temperaturas. Na verdade, a geada até torna a couve mais saborosa! A acelga também é muito resistente ao frio. Estes legumes são plantados no verão e colhidos no inverno. Em alternativa, pode cobrir o canteiro elevado com terra para vasos e deixá-lo a repousar durante o inverno. Pode protegê-lo cobrindo-o com uma lona. Resumimos no nosso prático guia algumas dicas sobre a preparação para o inverno dos restantes canteiros.

Plantar num canteiro elevado: como mantê-lo produtivo

Plantar não é a única coisa a considerar. Mantenha o seu canteiro elevado em boas condições durante muitos anos, com alguns passos de manutenção.

Imagem ampliada de terra a ser espalhada por um canteiro elevado

Encha o canteiro até acima na primavera

Em cada primavera, encha o canteiro elevado até acima com terra para vasos, pois as camadas irão afundar-se cerca de 10 cm na próxima estação de jardinagem.

Plantar num canteiro elevado: um homem coloca ramos num canteiro elevado

Voltar a encher

Deve voltar a encher o canteiro elevado de 6 em 6 anos, pois todas as camadas terão sido decompostas e já não proporcionam as condições para uma plantação bem-sucedida. Sem uma camada de drenagem funcional de ramos, o seu canteiro elevado será propenso ao alagamento e a um fraco crescimento das raízes, enquanto os nutrientes nas outras camadas também se irão esgotar.

Plantar num canteiro elevado: plantas num canteiro elevado a serem regadas com um regador

Regar com frequência

As plantas adoram o calor gerado pela matéria em decomposição e a camada de drenagem ajuda-as a florescer, mas isso também significa que o seu canteiro elevado tem tendência para secar rapidamente. Um canteiro elevado precisa de ser regado com mais frequência do que um canteiro ao nível do solo.

Imagem ampliada de sementeira em canteiros elevados

Evite as perenes

Apesar de, em princípio, ser possível cultivar perenes, como o alecrim ou os morangos, no seu canteiro elevado, não o recomendamos. Verá que, quando repõe o nível da terra na primavera, trabalhar à volta das plantas existentes e garantir que as raízes delicadas não ficam danificadas é uma tarefa árdua. Irá poupar muito trabalho se plantar exclusivamente plantas anuais. 

Resumo: encher e plantar num canteiro elevado

  • Idealmente, deve encher o seu canteiro elevado com cinco camadas, com o material mais grosso por baixo e o mais fino por cima: aparas grossas de arbustos e árvores, tapete de relva ou um cobertor, aparas de plantas, folhagem e galhos; composto semiacabado; composto acabado e terra
  • As camadas servem para arejar o canteiro, aquecer a terra e fornecer nutrientes às plantas
  • Pode plantar num canteiro elevado com plantas alimentares ou plantas ornamentais
  • Utilize um plano de plantação para decidir quando e o quê irá plantar no seu canteiro elevado. Isto irá ajudá-lo a evitar espaços vazios
  • Não use plantas que tendam a crescer muito para cima ou para os lados
  • Idealmente, deve plantar plantas fortemente absorvedoras no primeiro ou no segundo ano, seguido de plantas moderadamente absorvedoras, terminando com plantas fracamente absorvedoras a partir do quarto ano
  • Tome nota das estações em que as diversas plantas se dão melhor
  • Volte a encher o canteiro elevado a cada 6 a 7 anos