Árvores para jardins pequenos

Árvores pequenas – grande efeito: saiba tudo sobre árvores para jardins pequenos e escolha a certa para o seu jardim.

Árvore pequena em globo num jardim pequeno

Vista geral: Árvores para jardins pequenos

  • Plantar árvores para jardins pequenos para oferecer sombra ou como barreira visual
  • As árvores grandes não podem ser demasiado podadas, por isso selecione logo espécies e tipos de árvores que não ultrapassem os oito a dez metros de altura
  • Cada tipo de árvore tem as suas exigências quanto à localização e ao trabalho que dá
  • São possíveis várias formas de copa para jardins pequenos, por exemplo, afilada, em globo ou pendente 
  • Para jardins pequenos, são possíveis tanto as árvores de raiz nua como as contidas em recipiente
  • Comprar árvores pequenas diretamente num viveiro de árvores para criar um jardim sustentável  

Árvores para jardim pequeno

Quem tem um jardim pequeno ou da frente, não precisa de abdicar da plantação de árvores. Porque existem bons motivos para plantar árvores em jardins pequenos:

Para oferecer sombra ou como barreira visual, as árvores servem para a criação de um jardim natural. Reforçam a extrema de um terreno e delimitam caminhos ou portões. Quer escolha uma árvore solitária, um par ou um grupo de árvores: Tem liberdade total para criar o seu jardim e pode acrescentar destaques ao seu gosto.

Antes de começar a plantar uma árvore pequena no seu jardim, são necessárias algumas considerações práticas. A seguir, vai descobrir o que deve ter em conta para o seu jardim pequeno ou da frente.

Árvore de folha caduca num jardim pequeno com uma cerca à volta

O que deve ter em atenção ao escolher árvores para jardins pequenos? 

Se quiser plantar uma árvore num jardim pequeno, é importante que escolha uma do tipo ou da variedade certa. As árvores para jardins pequenos têm uma altura de, pelo menos, três metros, mas não devem ser muito superiores a uma casa unifamiliar comum, o que resulta numa altura máxima de oito a dez metros. Preste atenção às distâncias regulamentares em relação ao jardim adjacente, nomeadamente em relação a árvores pequenas.

As árvores maiores não são indicadas para jardins pequenos ou da frente, dado que não podem ser mantidas permanentemente pequenas através da poda. As árvores têm sempre uma determinada relação copa/raiz que tem de ser tida em conta. Além disso, uma poda intensa da árvore favorece rebentos novos vigorosos.

Árvore pequena de folha caduca num jardim rodeada por vasos de flores

O local certo

Ao procurar uma árvore pequena adequada para o seu jardim ou jardim da frente, a escolha do local para plantá-la é fundamental. Veja que tipo de árvore se dá bem no seu jardim ou jardim da frente com sombra, com meia-sombra ou ensolarado.

Variedades de tronco alto, ou seja, árvores com uma altura de copa de, pelo menos, 1,80 m, deixam o eixo visual desimpedido e podem ser plantadas bem junto ao deck. As árvores afiladas também deixam espaço para o olhar, enquanto os arbustos grandes e as árvores de folha persistente e com ramos em jardins pequenos oferecem uma boa barreira visual.

Para jardins da frente estreitos, são especialmente indicadas árvores pequenas em globo e afiladas. Árvores baixas, mas em guarda-chuva, que cresçam em largura, escondem muros ou paredes e podem formar um pano de fundo apelativo para bordaduras. O mesmo vale também para árvores que sejam podadas em espaldeira, por exemplo, pequenas árvores de fruto ou ornamentais para o jardim.

Trabalho envolvido

O trabalho envolvido e os cuidados a ter podem variar consideravelmente consoante o tipo de árvore. As árvores de raízes profundas precisam de menos água ao regar, as árvores de raízes rasas podem empurrar as lajes ou os canteiros se não se garantir um distanciamento suficiente.

No caso de árvores de fruto pequenas, deve ter-se em conta que a queda de frutos acarreta um trabalho adicional, mas também o prazer da colheita. As árvores com flores perdem as pétalas que precisam de ser apanhadas. 

Quais são as árvores mais adequadas para jardins pequenos?

Se quiser escolher árvores pequenas para jardim, tem várias opções. As árvores de jardim de pequeno porte podem ser do tipo afilada e estreita, pendente ou em globo – o tipo de árvore depende do seu gosto pessoal e do estado do seu jardim em particular.

Para um jardim à sombra ou à meia-sombra, por exemplo, são indicados tipos de árvore diferentes dos que para um jardim ao sol. Se tiver crianças ou animais domésticos, mantenha-os afastados de árvores venenosas e espinhosas. A vista geral que se segue mostra-lhe as informações mais importantes sobre as árvores preferidas para jardins pequenos.

Árvores pequenas: produtos para o seu jardim

Um homem ajoelhado no jardim junto a uma árvore em vaso para plantar olha para ela

Plantar árvores: árvores em vaso, com o torrão embalado ou de raiz nua?

Quem procura árvores para jardins pequenos pode optar por árvores em vaso, com o torrão embalado ou de raiz nua. Enquanto as árvores em vaso são comercializadas durante todo o ano, as árvores de raiz nua são produtos sazonais. O torrão embalado, ou seja, plantas com raiz e torrão envolvidos em serapilheira, também existe no outono. Crescem melhor e com mais segurança do que as árvores de raiz nua, mas são mais caras.

O tipo de árvore para o seu jardim pequeno é também importante para a escolha. Coníferas e árvores de folha persistente para jardins pequenos são geralmente vendidas apenas em torrão embalado ou em vaso. Em termos de sustentabilidade, as árvores nativas de raiz nua têm vantagem com um peso mais baixo e rotas de transporte mais curtas. Para mais informações sobre como plantar a sua árvore, consulte o nosso guia prático sobre plantar árvores.

Bäume für kleine Gärten nachhaltig beziehen

Para comprar árvores para jardins pequenos, pode ir a um centro especializado em jardinagem, por exemplo, ou procurar em lojas de bricolage com uma secção de jardinagem. Por motivos de sustentabilidade, é aconselhável informar-se previamente sobre as rotas de transporte percorridas.

 

A solução mais ecológica: comprar as árvores diretamente do terreno de um viveiro de árvores na sua região.