Pular para o conteúdoPular para o rodapé

Podar árvores de fruto – Visão geral e instruções

As árvores de fruto precisam de cuidados regulares. Saiba agora quando e como podar árvores de fruto corretamente!

Uma mulher a podar uma árvore de fruto

Visão geral: podar árvores de fruto

  • O momento certo recomendado para a poda depende da espécie da árvore
  • Podar árvores de fruto de semente e de caroço mais no final do inverno, com exceção da cerejeira que deverá ser podada um a dois meses após a colheita do fruto
  • Dependendo da idade da árvore, efetuar poda de plantio, formação, manutenção ou rejuvenescimento
  • Respeitar as proibições de corte que possam existir no seu país de residência

Para podar árvores de fruto, a sua ferramenta de corte deve estar afiada para evitar que os ramos sejam esmagados ou rasgados.

A tesoura de poda STIHL Bypass PG 20 é adequada para podas mais pequenas. Para podas maiores, é melhor utilizar uma tesoura de poda STIHL Bypass PB 10 ou uma minipodadora de corrente a bateria STIHL GTA 26, que poderão facilitar a poda de árvores de fruto.

As árvores de fruto devem ser podadas uma vez por ano. Escolha o momento da poda de acordo com o tipo de fruta.

Como regra geral para o momento de poda certo, aplica-se o seguinte: árvores de fruto de semente e de caroço no inverno, com exceção da cerejeira que deverá ser podada um a dois meses após a colheita do fruto.

É importante podar as suas árvores de fruto para as manter saudáveis e permitir uma boa colheita.

Podar anualmente evita pragas, estimula o crescimento e garante que a copa da árvore fica bem exposta – o que, em última análise, também melhora a qualidade dos frutos.

Para podar árvores de fruto corretamente, desbaste a copa da árvore e remova todos os galhos de água, ou seja, os rebentos finos que crescem na vertical.

Tenha em atenção o balanço da seiva, cortando sempre os ramos-guia à mesma altura. As árvores jovens podem ser podadas mais intensamente, no caso das mais velhas é conveniente ser menos impetuoso.

Podar árvores de fruto – o momento certo

A altura ideal para podar árvores de fruto depende da espécie da árvore. As árvores de fruto devem ser podadas de preferência entre novembro e março, fora do período de vegetação.

Um calendário de jardinagem pode ajudá-lo a manter uma visão geral de todos os trabalhos necessários ao podar árvores.

Saiba mais aqui sobre quando é a altura certa para podar árvores de fruto.

Podar árvores de fruto por espécie 

Dependendo das árvores de fruto que pretende podar, há muita coisa a ter em conta. Continue a ler para saber mais sobre as particularidades de algumas espécies de árvores que selecionámos.

Como podar corretamente as árvores de fruto

Para que possa podar corretamente a sua árvore de fruto, compilámos algumas dicas úteis para si – porque, em última análise, o procedimento correto de manutenção das árvores é decisivo para um crescimento saudável.

Podar árvores de fruto – o que deve ter em atenção

  1. Ao podar árvores de fruto, aplique a tesoura perto dos botões. Se a distância até aos botões for demasiado grande, a madeira secará até ao próximo ponto de vegetação. Será difícil formar rebentos novos nesta madeira morta. Por isso, deverá aplicar o corte a uma distância de cerca de 1 a 3 milímetros de botões virados para fora.

  2. Tente não deixar tocos ao podar uma árvore de fruto, uma vez que a madeira morta tende a apodrecer e formar bolor. Ao podar as árvores de fruto, corte os ramos o mais próximo possível do anel do ramo, sem o danificar.

  3. Os ramos grandes devem ser cortados das árvores de fruto em várias etapas. Desta forma, evitará danos maiores na casca ou a quebra descontrolada de ramos. Por último, remova cuidadosamente o toco à frente do anel do ramo.

  4. Ao podar árvores de fruto, preste atenção ao chamado balanço da seiva. Uma copa de árvore de fruto clássica tem, na melhor das hipóteses, a forma de uma pirâmide e é composta por um rebento central e três a quatro ramos-guia que crescem lateralmente.  Durante os primeiros anos de crescimento, é particularmente importante manter este balanço da seiva. Para isso, todos os ramos-guia deverão ter aproximadamente a mesma altura. O rebento central deve ser cerca de 20 centímetros mais comprido.

  5. Corte os galhos de água logo no início do verão. Ao podar uma árvore de fruto intensamente, é frequente formarem-se muitos galhos de água no topo dos rebentos. Remova-as atempadamente, pois assim as feridas poderão cicatrizar antes do inverno.

  6. Lembre-se de regar bem as suas árvores de fruto. Especialmente após um período de temperaturas negativas no inverno, as plantas precisam urgentemente de água, uma vez que não conseguem absorver a água congelada do solo.
    Para além de regar as plantas novas, deverá dar uma dose extra de água, sobretudo aos pessegueiros, nectarineiras, amendoeiras e alperceiros mais velhos.
     

Resumimos novamente para si os passos individuais da poda de árvores de fruto.

Equipamento de proteção adequado

Trabalhar com máquinas potentes é um prazer que lhe permite superar-se. É bom saber que pode contar com vestuário de proteção eficaz e seguro.

Ao trabalhar com as máquinas da STIHL, use sempre equipamento de proteção individual. Para mais informações, consulte as instruções de utilização do produto. Familiarize-se bem com a sua máquina antes de a utilizar pela primeira vez e assegure-se de que está em perfeitas condições antes de cada utilização.

Se assim o desejar, o seu concessionário especializado STIHL pode preparar todas as máquinas para a primeira utilização e dar aconselhamento sobre o vestuário de proteção em relação a modelos e tamanhos, que pode experimentar com toda a calma. Lembre-se de que um equipamento de proteção individual não substitui um método de trabalho seguro.

Métodos de corte

O método de corte que escolhe para a poda depende, sobretudo, da idade da sua árvore – reunimos a seguir as informações mais importantes para si.

Já ao plantar uma árvore, poderá criar as condições ideais para o crescimento da sua árvore de fruto. A chamada poda de plantio é realizada logo ao plantar as plantas na área da raiz e da copa, garantindo assim o crescimento.

Para além do rebento central, escolha três a quatro ramos-guia ao podar árvores de fruto. Idealmente, estes devem crescer a partir do tronco num ângulo de 45 graus. Todos os outros ramos podem ser removidos, uma vez que os ramos de suporte são suficientes para criar uma copa.

A poda de formação é realizada até a árvore atingir a altura da copa pretendida – em média, isso demora cerca de 5 a 6 anos, ou talvez menos, se forem árvores de crescimento rápido. Para conseguir uma boa ramificação dos ramos, corte os chamados ramos-guia e o prolongamento do tronco em um terço.

A longo prazo, pretenderá obter uma copa em forma de pirâmide e manter a balança da seiva equilibrada. Quanto mais adulta for a árvore, menos intensiva deverá ser a poda de formação.

A poda de manutenção inclui todas as medidas relativas a árvores ornamentais adultas que dão regularmente fruto. O desbaste da copa da árvore está agora no centro das atenções ao podar árvores de fruto.

Durante a poda de uma árvore de fruto adulta, os rebentos demasiado próximos uns dos outros são removidos bem como os rebentos de água e os rebentos verticais. O mesmo se aplica a rebentos muito virados para baixo. 

O envelhecimento prematuro torna-se notório por frutos mais pequenos e uma copa demasiado densa. Uma árvore de fruto mais velha pode ser estimulada a rebentar fazendo uma poda mais intensa.

Ao fazê-lo, a copa é desbastada e os ramos que ameaçam partir-se também são removidos. Para evitar galhos de água, a poda da árvore de fruto pode ser distribuída por dois anos consecutivos.

Podar árvores de frutos de caroço e de semente

Podar corretamente árvores de fruto de semente e de caroço é, acima de tudo, uma questão do momento certo. Aqui obtém as informações e dicas mais importantes.

A macieira, a pereira e outras árvores de fruto de semente são normalmente podadas entre novembro e março, fora do período de vegetação.

Nos primeiros anos, as árvores de fruto de caroço jovens devem ser podadas entre o final de fevereiro e o início de março, uma vez que a madeira jovem ainda é muito suscetível a geadas fortes.

A melhor altura para podar árvores de frutos de caroço entre novembro e março, com exceção da cerejeira que deverá ser podada um a dois meses após a colheita do fruto. Desta forma, a árvore mantém um tamanho adequado, uma vez que, ao ser podada, perde as reservas de força e o crescimento é retardado.

Uma vez que também pode fazer podas de manutenção nas árvores de fruto de caroço durante a época da colheita, ao remover os ramos, os frutos podem ser removidos ao mesmo tempo. Até à época de floração, poderá podar o seu pessegueiro sem problema. Já no caso da cerejeira, é melhor podá-la entre junho e meados de agosto, ou seja, depois da colheita.

O que precisa para a poda correta de árvores de fruto

É bom saber

Informe-se sobre a legislação relativa à poda de árvores de fruto no seu país de residência: em determinados países, as podas fortes são proibidas durante a época de nidificação de 1 de março a 30 de setembro. Durante este período, a poda da árvore de fruto não deve exceder uma simples poda de manutenção. Se as aves incubarem na árvore, não poderá de todo podar a sua árvore de fruto. 

Ainda mais para os entusiastas da jardinagem

Mulher com proteção ocular e luvas de proteção a utilizar uma podadora de sebes para cortar uma sebe verde à sua frente
Cuidados e Manutenção de sebes
Pequena casa com espaço verde; em primeiro plano, um banco de jardim sobre relvado verde
Cuidados do relvado
Mini-Podador de Corrente / Tesouras de Poda / Tesourões de Poda