Como aplicar relva: passos simples para criar um espaço verde vibrante
Um relvado saudável torna-se no centro verde, fresco e bonito do seu espaço verde. Dizemos-lhe como aplicar relva nova e cuidar dela.
26.08.2024
Como aplicar relva: escolher as variedades de relva certas para o seu espaço verde
A variedade de relva adequada depende do modo como utiliza o seu relvado e da sua localização. Pode optar por uma variedade resistente ao desgaste ou por um relvado exuberante que requeira mais cuidado. Os tipos clássicos de relvado são:
- Para desporto e lazer
- Ornamental
- Para sombra
- Para locais quentes e secos
As misturas para relvado contêm uma combinação de variedades de relva em diferentes proporções, com os seguintes tipos básicos, que fazem parte de todas elas:
- Azevém (lolium perenne): cresce e germina rapidamente. É uma variedade robusta, por isso não precisa de se preocupar por andar sobre ela – mas precisa de muita água.
- Erva-de-febra (poa pratensis): cresce densamente e forma muitos corredores. Demora 3 a 4 semanas a germinar e morre se não for bem cuidada.
- Festuca vermelha (festuca rubra): erva resistente com folhas relativamente largas; prosperará mesmo com cuidados menos intensivos. Também é adequada para ser mantida muito curta.
A combinação precisa destas variedades com outras gramíneas varia consoante o tipo de relvado que pretende colocar.
Relvado ornamental
Os relvados ornamentais são feitos de relva verde, luxuriante e muito fina, e têm uma relva densa e uniforme. Pode cortá-la para uma altura muito baixa para que se assemelhe ao sempre popular estilo de campo de golfe. No entanto, os relvados ornamentais são muito delicados e, como tal, não são adequados para brincar. No entanto, esta escolha de alta manutenção cria um efeito maravilhoso se a colocar entre caminhos de jardim – para ser desfrutada apenas com os olhos!
As misturas para relvado ornamental são compostas praticamente só por festuca vermelha e variedades finas de azevém. Estes também são suscetíveis à palha de relva (thatch) do relvado e precisam de ser escarificados regularmente.
Os Robots corta-relva iMOW® simplificam a manutenção dos relvados ornamentais
Os relvados ornamentais são feitos de relva verde, luxuriante e muito fina, e têm uma relva densa e uniforme. Pode cortá-la para uma altura muito baixa para que se assemelhe ao sempre popular estilo de campo de golfe. No entanto, os relvados ornamentais são muito delicados e, como tal, não são adequados para brincar. No entanto, esta escolha de alta manutenção cria um efeito maravilhoso se a colocar entre caminhos de jardim – para ser desfrutada apenas com os olhos!
As misturas para relvado ornamental são compostas praticamente só por festuca vermelha e variedades finas de azevém. Estes também são suscetíveis à palha de relva (thatch) do relvado e precisam de ser escarificados regularmente. Os cortadores de relva robotizados simplificam a manutenção dos relvados ornamentais.
Relvado para áreas à sombra
Não se deixe enganar ao pensar que este tipo de relvado é adequado para a sombra completa. Qualquer relvado que aplique necessita de luz solar direta, mas estas misturas podem manter-se saudáveis com apenas 3-4 horas de exposição solar diária, tornando-as ideais para locais parcialmente à sombra – para que possa usá-las, por exemplo, se precisar de aplicar relva natural por baixo de árvores grandes. É adequado para andar sobre ele, mas
necessita de ser regado generosamente e bem cuidado. Deve manter estes relvados mais compridos que curtos, com um corte não inferior a 6 a 8 cm.
As misturas para relvado para áreas à sombra contêm geralmente as seguintes quatro variedades: poa supina (também conhecida por "Supra"), indo de verde-claro a verde luxuriante, tem corredores acima do solo e é geralmente considerada suficientemente robusta para andar sobre ela. Requer muita água e fertilizante, mas não demasiada luz solar; a deschampsia cespitosa tem necessidades semelhantes. A festuca vermelha é um suplemento que possui folhas mais largas do que outras gramíneas mais comuns. A festuca ovina (festuca ovina duriuscula) não só tolera bem a sombra, como também não exige muitos nutrientes, conseguindo assim vingar até em solos secos e leves.
Relva para locais quentes e secos
Os verões quentes podem ser um desafio para os cuidados do relvado. Para evitar ter de travar esta luta todos os anos, poderá optar por um relvado com gramíneas bem adaptadas a locais quentes e secos, com raízes profundas que retiram água das camadas mais inferiores de solo. Durante o primeiro ano depois de aplicar relva natural com gramíneas resistentes ao calor, certifique-se de que rega normalmente e com regularidade, para que as raízes se estabeleçam e cresçam com profundidade suficiente – o relvado estará pronto e no seu melhor no segundo ano. Os relvados para locais secos caracterizam-se por variedades de folha mais larga do que outras misturas. Isto significa que, se precisar de repovoar mediante sementeira neste tipo de relvado, deve usar a mesma mistura de sementes para garantir que a relva continua a ter uma cor uniforme. A melhor altura para aplicar relva a partir de sementes resistentes à seca é entre setembro e o início de outubro, para que tenha tempo de se estabelecer bem antes da chegada do tempo quente. As misturas para relvado para locais secos são geralmente compostas por até 70% de festuca-alta (festuca arundinacea), uma variedade de folha larga e raízes profundas particularmente resiliente ao calor e ao tempo seco. O resto é composto por erva-de-febra (20%) e azevém (10%).
Deixe o corte de relva para o seu iMOW®
RSM - a mistura de sementes padrão
As misturas de sementes padrão de acordo com as normas alemãs para misturas de sementes de relva (RSM) contêm apenas sementes de variedades de relva de alta qualidade que foram especialmente cultivadas para uso como relvados. A capacidade mínima de germinação está entre 75 e 80%. Essas misturas de relvado consistem de três a quatro tipos de relva e são feitas sob medida para o uso pretendido.
RSM- Variedades e seus usos
Nome | Uso |
---|---|
RSM 1.1 | Relvado ornamental |
RSM 2.1 | Relvado utilitário Standard |
RSM 2.2 | Relvado utilitário local seco |
RSM 2.3 | Relvado utilitário para recreio |
RSM 2.4 | Relvado utilitário de ervas |
RSM 3.1 | Relvado desportivo novo |
RSM 3.2 | Relvado desportivo de regeneração |
Quando devo aplicar relva nova?
Pode aplicar um relvado em qualquer altura do ano, mas a altura ideal é entre março e maio: significa que a fase inicial de crescimento do seu relvado não será perturbada por baixas temperaturas e que ainda existe humidade suficiente para que a relva tenha um bom arranque. Se aplicar um relvado na primavera, pode esperar que este resista melhor à geada, à humidade e às ervas daninhas do que se for aplicado no outono. Em alternativa, pode aplicar o seu relvado novo entre agosto e outubro. Teoricamente, também é possível semear relva no verão, mas regue-a muito bem para compensar as altas temperaturas.
Como aplicar relva: instruções passo a passo
Não precisa de muita experiência para aplicar um relvado, mas vai precisar de um pouco de paciência. Depois de semear, pode demorar algum tempo até a semente de relva germinar ou o tapete de relva ganhar raiz. Enquanto as sementes de relva de misturas mais baratas começam a germinar em poucos dias, as de alta qualidade demoram pelo menos 2 semanas.
Sugestão profissional da STIHL: O tempo de germinação mais longo e a despesa acrescida de uma mistura para relvado de alta qualidade é um preço que vale a pena pagar. Além de poder ter uma vida mais longa e resistente, também pode cortá-la com menos frequência. Alguns anos depois, os relvados mais baratos começam a apresentar problemas que não podem ser corrigidos mesmo com os melhores cuidados possíveis. Por isso, recomendamos que invista numa mistura de alta qualidade para o seu relvado – irá compensar ao longo dos anos.
Ferramentas e materiais necessários
Antes de comprar rolos dentados ou outras ferramentas semelhantes para aplicar o seu relvado novo, verifique se estes estão disponíveis para aluguer na sua loja de bricolage local ou num concessionário STIHL.
- Um ancinho grande e outro pequeno, de preferência, de madeira
- Pá de plantio
- Pá
- Carrinho de mão ou cesto (para recolher as pedras maiores)
- Rolo dentado ou destorroador
- Espalhadora
- Mangueira de jardim com bico pulverizador
- Sementes de relva (aprox. 15 a 20 g por metro quadrado) ou tapete de relva (encomende mais 10% do que o necessário, para compensar o desperdício)
- Fertilizante
- Motoenxada
- Idealmente, deve começar por desagregar as áreas compactadas com uma motoenxada (por exemplo, a MH 445) ou um motocultivador. Isto rompe o solo mais profundo, o que impede o alagamento da superfície. prevents waterlogging of the surface.
- Remova pedras e raízes e escave o solo.
- Adicione um pouco de areia se o solo for pesado e contiver muita argila; para solos leves e arenosos, adicione terra para vasos barata ou composto sem ervas daninhas. Vá passando um ancinho pelo solo.
- Adicione cal ao solo se o pH for inferior a 5,5.
- Agora que o solo precisa de assentar, idealmente durante uma semana antes de aplicar o relvado – não salte este passo ou poderá acabar com uma relva irregular!
- Em terreno seco, pode utilizar um rolo leve para acelerar o assentamento; isto ajuda a evitar que a linha ceda ou fique desnivelada.
- Nivele todos os pontos de relva irregulares com um ancinho de madeira.
- O solo deve estar fino e destorroado para a relva crescer o mais eficazmente possível.
- Deixe o solo descansar durante mais uma semana. Isso permitirá que as ervas daninhas germinem, para que as possa remover facilmente antes de semear. Sachar as ervas daninhas ou matá-las com água quente. O solo está agora pronto a semear.
Sugestão profissional da STIHL: Ponha de parte cerca de um quarto das sementes de relva e semeie o resto de acordo com as instruções. Pode usar as sementes que tiver posto de parte para preencher eventuais falhas ou espessar os rebordos mais tarde.
- Se estiver a usar um tapete de relva enrolado no seu relvado novo, pode começar a aplicá-lo imediatamente. Tenha cuidado para não andar sobre o solo preparado e use uma faca para cortar o tapete de relva, se necessário. Não deixe secar à medida que trabalha.
- Para semear relvados com até 20 metros quadrados: misture as sementes com a terra para vasos e espalhe. Este método apresenta três vantagens: as sementes estão em contacto com o solo e permanecem húmidas, é fácil ver quando precisa de regar, pois o solo seca visivelmente, e a terra para vasos impede que as sementes sejam comidas por aves.
- Espalhe as sementes de relva e o fertilizante inicial (se for usado) uniformemente com uma espalhadora ou à mão. Recomendamos que semeie à mão, pois as espalhadoras podem danificar as sementes finas.
- Distribua cerca de 15 a 20 g de sementes por metro quadrado. Não existe nenhuma vantagem efetiva em semear com maior densidade, pelo que, em vez disso, recomendamos que guarde as sementes que sobrarem para utilização posterior.
- As situações de stress nas áreas de transição são difíceis para a relva jovem. É vantajoso semear para uma maior espessura nos rebordos do relvado, para que se forme um tapete de relva mais firme nas transições para canteiros, caminhos ou pátios e a relva ser mais robusta nestes locais.
- Trabalhe as sementes distribuídas uniformemente no solo com um rolo dentado ou destorroador, a uma profundidade máxima de 1 cm.
- Regue bem o solo com um jato de água o mais suave possível. Use um bico pulverizador ou segure a mangueira na vertical para não arrastar as sementes acidentalmente.
- Regar é essencial: mantenha o seu relvado novo húmido durante três a quatro semanas depois de aplicar relva em rolo ou de semear.
- Para verificar o tapete de relva algumas semanas depois, basta tentar levantar um canto. Se estiver enraizado no solo, significa que já pode usar o corta-relva.
- Espere até que a relva acabada de crescer tenha atingido uma altura de cerca de 10 cm antes de a cortar pela primeira vez – tenha muito cuidado para não ficar demasiado curta. Não é aconselhável cortar mais de um terço do comprimento.
- Evite andar sobre a área enquanto as sementes germinam para não danificar as sensíveis plântulas de relva. A relva não terá resistência para andar sobre ela até ser cortada pela primeira vez. Normalmente, o relvado novo estará em plena força após 2 a 3 meses.
De quanto tempo precisam as sementes do relvado para germinar?
Quando aplica um relvado novo a partir de sementes, o tempo de germinação depende de vários fatores, como as condições meteorológicas, a temperatura do solo, o tipo de semente de relva utilizada e a quantidade de água que recebe. Se as condições forem perfeitas, a germinação demora cerca de 7 a 20 dias. Temperaturas estáveis e muita luz solar, água abundante e sementes de alta qualidade garantem uma germinação mais rápida. As misturas para relvado costumam germinar alguns dias depois. As misturas de boa qualidade precisam entre 2 a 4 semanas para germinar.
Corta-relva a gasolina, elétrico ou a bateria: a opção certa para si
Escolher o corta-relva certo é o primeiro passo para conseguir um relvado bem cuidado. Todos os nossos modelos combinam características inteligentes e de alta qualidade com um design atrativo.
Nota: Certifique-se de que as lâminas do corta-relva estão afiadas antes de cortar a relva pela primeira vez, para garantir que as folhas delicadas são cortadas de forma perfeita, em vez de se rasgarem e ficarem danificadas.
Um rolo de tapete de relva ou sementes de relva?
Apesar de não ser difícil semear um relvado novo, isso requer muita paciência. Se aplicar um tapete de relva enrolado, verá resultados instantâneos. Em última análise, depende da rapidez com que pretende ter um relvado atraente.
Vantagens do tapete de relva | Desvantagens do tapete de relva |
---|---|
Basta desenrolar o tapete de relva e colocálo para se tornar num relvado útil muito mais rapidamente do que se tivesse usado sementes. |
Se tiver uma grande área para cobrir, o tapete de relva dá muito mais trabalho do que as sementes. |
O tapete de relva já está coberto de erva densa e, portanto, é mais resistente a ervas daninhas. |
A utilização de tapete de relva é consideravelmente mais cara do que semear relva. |
O tapete de relva é fácil de aplicar. |
O tapete de relva tem de ser aplicado logo a seguir à entrega, caso contrário existe o risco de apodrecimento e descoloração. |
Resumo: como aplicar relva em tapete ou de semente
- Escolha um tipo de relva adequado ao seu espaço verde
- Solte o solo e deixe-o assentar durante uma semana
- Aplique o tapete de relva ou lance as sementes uniformemente e envolva-as no solo
- Mantenha o solo constantemente húmido durante três a quatro semanas
- Corte a relva nova apenas com lâminas recentemente afiadas ou novas