Vantagens e utilidades das sebes de folha persistente
As sebes de folha persistente são plantas lenhosas bastante robustas e de fácil manutenção. Assim, a clássica árvore-da-vida (thuja), por exemplo, precisa apenas de dois cortes de manutenção por ano. De crescimento rápido e de até quatro metros de altura, os ciprestes podem atingir uma forma imponente num curto espaço de tempo. Outras sebes de folha persistente também têm uma necessidade de manutenção semelhante e folhagem durante todo o ano.
Sebes densas: a vedação verde
As sebes garantem uma barreira visual natural e, ao mesmo tempo, bonita, graças ao seu crescimento denso. As plantas de folhas persistentes formam tipos de sebes particularmente adequados para este fim, uma vez que mantêm a folhagem durante todo o ano. As coníferas também o protegem dos olhares dos vizinhos, uma vez que pertencem à ordem das pinales.
Um caso especial é a sebe de faia, que consiste em árvores de faia. As suas folhas castanhas sobrevivem ao inverno e, graças ao crescimento denso, também garantem uma boa barreira visual.
Por norma, todos os tipos de sebes de crescimento denso são adequados como sebes densas. Quem quer ir mais além, aposta em sebes com espinhos e crescimento denso. Estas não só formam uma barreira visual, como também protegem fisicamente o espaço verde. O pilriteiro, a piracanta ou o bérberis são excelentes substitutos de vedações para o seu terreno.
Sebes de crescimento rápido: barreira visual num abrir e fechar de olhos
Alguns tipos de sebes crescem de forma particularmente rápida e são a escolha certa para quem não quer esperar muito para ter uma vedação verde densa. Entre as variedades de plantas para sebes de crescimento rápido contam-se: