Manutenção da motorroçadora
Para um desempenho superior a longo prazo, a sua motorroçadora necessita de uma manutenção regular. Descubra os pontos-chave, bem como sugestões para a resolução de problemas.
03.09.2024
Antes de começar: dados sobre a manutenção da motorroçadora
As motorroçadoras de fio, utilizam um fio de corte rotativo para cortar rapidamente erva comprida e conseguir controlá-la; as foices a motor funcionam de forma semelhante e podem usar lâminas para tratar da vegetação rasteira mais difícil. Os passos de manutenção necessários são os mesmos em ambos os casos, sendo que, primeiro é sempre preciso ler atentamente as instruções de operação, onde pode encontrar informações sobre as tarefas de manutenção mais importantes.
Realize as tarefas de manutenção somente conforme aconselhado e descrito nas suas instruções de operação. Para todas as outras reparações e ações de manutenção e assistência, visite o seu concessionário STIHL, que tem os conhecimentos necessários para devolver em segurança a operacionalidade à sua máquina STIHL.
Manutenção da motorroçadora: verificação do equipamento de corte
A motorroçadora funciona com cabeças de corte que podem ser substituídas rápida e facilmente, conforme necessário. O estado do equipamento de corte é muito importante para o bom funcionamento da sua motorroçadora, pelo que deverá verificá-lo regularmente como parte da rotina de manutenção. É preciso ter sempre em conta que os vários tipos de cabeças de corte têm requisitos diferentes:
- Para uma cabeça de corte com fio (p. ex., AutoCut, SuperCut): abra a cabeça de corte e certifique-se de que o fio está bem enrolado – os fios não podem ficar cruzados. Se não estiverem bem alinhadas, enrole um fio de corte STIHL genuíno novo na cabeça.
- Cabeça de corte com lâminas de plástico (PolyCut): inspecione a cabeça de corte quanto a fendas – a existência destes sinais de desgaste indica que é necessário substituir a ferramenta. Todas as três lâminas do PolyCut devem ser sempre substituídas como um conjunto completo.
- Equipamentos de corte metálicos (p. ex., lâmina para cortar erva ou lâmina de trituração): devem ser inspecionados para verificar se precisam de ser afiados. Se estiverem dobradas ou partidas, terão de ser substituídas.
Cuidado regular e manutenção da motorroçadora
Depois de concluir o seu trabalho de manutenção, limpe o resguardo da motorroçadora e o equipamento de corte com um pano húmido ou uma escova macia. Para a sujidade entranhada, pode utilizar um produto de limpeza multiusos. Ao limpar, verifique se os componentes estão montados de forma segura e correta.
Como rotina de manutenção contínua, deve verificar cuidadosamente toda a motorroçadora antes de qualquer utilização e sempre que encher o depósito. Qual é o estado geral? O depósito e a tampa do depósito estão estanques? Para que funcione bem, a motorroçadora tem de ser limpa de cada vez que é utilizada – no caso das máquinas STIHL de utilização profissional, isso poderá implicar uma limpeza diária.
Antes de começar a trabalhar, bem como depois de encher o depósito, a pega de comando deve ser verificada para garantir que está a funcionar bem.
Limpe o filtro de ar conforme necessário durante as suas verificações de manutenção e, em particular, em caso de falhas de funcionamento. Se o filtro de ar estiver danificado, precisa de ser substituído.
O cabeçote de aspiração deve ser substituído, pelo menos, uma vez por ano. Se a motorroçadora não estiver a funcionar bem, aconselha-se que o cabeçote de aspiração seja verificado: contacte o seu concessionário STIHL de confiança para esta manutenção essencial.
Limpe o depósito de combustível, conforme necessário.
Verifique sempre a afinação do ralenti do carburador antes de começar a trabalhar e depois de reabastecer o depósito de combustível. O equipamento de corte não deve rodar quando a motorroçadora estiver em regime de ralenti. Caso contrário, ajuste o carburador de acordo com as instruções de operação.
Certifique-se de que a faísca se forma. Se perceber que a anomalia da motorroçadora se deve ao facto de o motor não pegar, poderá ter de reajustar a folga entre os elétrodos. Como passo de manutenção e de assistência regular, recomendamos que substitua a vela de ignição após 100 horas de utilização.
Inspecione a admissão de ar frio depois de utilizar a máquina e limpe-a conforme necessário.
A proteção contra faíscas no silenciador da sua motorroçadora deve ser verificada quanto a anomalias e quando necessário. Poderá ter de ser substituído ou sujeito a manutenção de tempos a tempos – um concessionário STIHL terá todo o gosto em ajudá-lo.
Além dos parafusos de ajuste, todos os parafusos e porcas acessíveis devem ser verificados e reapertados conforme necessário.
Efetue uma verificação de manutenção dos elementos antivibração antes de começar a trabalhar com a motorroçadora ou se ocorrer uma anomalia. Se os elementos antivibração estiverem danificados, têm de ser substituídos por um concessionário STIHL.
O equipamento de corte deve ser inspecionado antes de começar a trabalhar e de cada vez que reabastecer. Verifique sempre se está montado de forma segura e substitua-o de imediato se estiver danificado.
Se tiver um equipamento de corte metálico, certifique-se sempre de que está bem afiado antes de utilizar a motorroçadora.
A lubrificação da sua caixa da engrenagem precisa de uma verificação de manutenção após 25 horas de utilização ou se algo correr mal com a sua motorroçadora. Abra e inspecione a caixa da engrenagem por cima da cabeça de corte: se não conseguir ver massa lubrificante, ateste com um produto adequado. Uma manutenção frequente nesta área irá ajudar a evitar problemas.
Substitua todos os autocolantes de segurança que estiverem danificados.
Por que razão a minha motorroçadora não arranca?
Isto pode dever-se à mistura de gasolina – não deve usar combustível com mais de um ano. Se não tiver a certeza de quanto tempo esteve o combustível no depósito da sua motorroçadora, é melhor mudá-lo.
A faísca não se forma
Mesmo com uma manutenção regular, a vela de ignição é uma peça de desgaste que precisa de ser substituída regularmente. Se a faísca da motorroçadora não estiver a formar-se, a primeira coisa a fazer é substituir a vela de ignição. Se isso não resolver o problema, leve a máquina ao concessionário STIHL.
Resumo: manutenção da motorroçadora STIHL
- Para uma manutenção segura, leia sempre primeiro as instruções de operação
- Certifique-se de que utiliza a mistura certa de gasolina na motorroçadora
- Verifique sempre o equipamento de corte da motorroçadora antes de começar a trabalhar
- Limpe sempre a motorroçadora depois de terminar o trabalho
- Mude a mistura de combustível conforme necessário