Como fazer: substituir uma corrente de motosserra
Substituir a corrente da sua motosserra é algo que certamente precisará de fazer. Esteja preparado com o nosso guia de instruções e o nosso vídeo.
18.10.2024
- Substituir uma corrente de motosserra: segurança em primeiro lugar
- Instalação do equipamento de corte
- Tensor rápido da corrente
- Tensor lateral da corrente
- Tensor frontal da corrente
- Encher a sua motosserra com óleo de correntes
- Encher uma motosserra a gasolina com a mistura de combustível certa
- Resumo
Substituir uma corrente de motosserra: segurança em primeiro lugar
- Para uma motosserra a bateria, retire a bateria e aplique o travão da corrente.
- Para uma motosserra elétrica, desligue a ficha da tomada e aplique o travão da corrente.
- Para uma motosserra a gasolina, desligue o motor e coloque a alavanca combinada em 0. Aplique o travão da corrente.
- Use sempre luvas de trabalho de material robusto.
corrente motosserra: instalação do equipamento de corte
O método de montagem da motosserra é o mesmo para motosserras elétricas, a bateria e a gasolina. A única diferença reside nos passos individuais relacionados com o dispositivo tensor com o qual a sua motosserra STIHL está equipada. Também temos um artigo com mais informações sobre os sistemas de corrente e guia da motosserra.
Substituir uma corrente de motosserra com tensor rápido da corrente
A instalação do equipamento de corte é particularmente rápida e prática em motosserras STIHL com um tensor rápido da corrente para motosserra e praticamente sem ferramentas – apenas uma chave de fendas de ponta plana.
Funciona da seguinte forma:
Rebata a pega da porca de orelhas para fora e rode-a no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio até conseguir remover a tampa do carreto da corrente.
Retire a engrenagem tensora e vire-a para aceder ao parafuso por detrás. Retire o parafuso.
Liberte o travão da corrente puxando para si a pega do travão.
Coloque a guia na engrenagem tensora de modo a que os dois pinos encaixem nos orifícios respetivos da guia. A orientação da guia não é importante – nem tem importância se as letras na guia estiverem viradas para o lado errado.
Volte a colocar o parafuso e aperte-o.
Use uma guia adequada e uma combinação de corrente de serra tal como indicado nas instruções de operação. Coloque a corrente da serra na ranhura da guia, trabalhando para baixo a partir da ponta da guia, verificando se as setas nos elos da corrente estão viradas no sentido da corrente da motosserra. Rode o dispositivo de aperto no sentido dos ponteiros do relógio, o mais que puder.
Rode a guia de modo a que a engrenagem tensora fique virada para fora. Coloque a corrente da serra no carreto; os elos de tração da corrente devem assentar nos dentes do carreto assim que o fizer.
Posicione a guia na motosserra e faça-a deslizar sobre o parafuso com anilha falsa. Faça entrar o elo de tração na ranhura da guia e rode a engrenagem tensora o mais que puder no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.
Para fixar a tampa do carreto da corrente, empurre os pinos da guia para dentro das aberturas na carcaça do motor. Rode a porca de orelhas no sentido dos ponteiros do relógio até a tampa ficar bem fixa à motosserra.
Levante ligeiramente a guia de motosserra pela ponta de modo a que a corrente afrouxe um pouco. Estique a corrente, girando a roda de ajuste para a direita até ao fim. A corrente deve estar agora perto da guia; a distância entre corrente e guia deve ser de 1–2 mm no meio da guia.
Encontrará mais dicas úteis nas nossas instruções para apertar a sua corrente de motosserra.
Termine apertando a porca de orelhas à mão e, em seguida, rebata a pega para dentro.
Vídeo passo a passo: tensionamento rápido da corrente
Substituir uma corrente de motosserra com tensor lateral da corrente
O tensor montado na lateral é amplamente utilizado em muitas motosserras elétricas, a bateria e a gasolina. Proporciona um acesso cómodo aos componentes tensores da corrente e ainda reduz o risco de contacto com componentes quentes do motor.
Utilize uma chave tipo cachimbo para desapertar a porca de fixação ou as porcas na tampa do carreto da corrente, de modo a poder removê-la.
Para libertar o travão da corrente, puxe a pega do travão da corrente para trás até se ouvir um estalido.
Agora que a placa tensora está visível, rode o parafuso de esticamento no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio até a corrediça do tensor ficar totalmente à esquerda.
Use uma guia adequada e uma combinação de corrente de serra tal como indicado nas instruções de operação. Coloque a corrente da serra na ranhura da guia, trabalhando para baixo a partir da ponta da guia, verificando se as setas nos elos da corrente estão viradas no sentido da rotação.
Rode a guia para a posição voltada para a placa tensora. Coloque a corrente da serra no carreto; os elos de tração da corrente devem assentar nos dentes do carreto assim que o fizer.
Posicione o pino da corrediça do tensor no orifício de montagem inferior da guia.
Volte a colocar a tampa do carreto na carcaça do motor. Aperte a porca à mão.
Levante a ponta da guia até a corrente afrouxar ligeiramente, rodando o parafuso de esticamento o mais que puder no sentido dos ponteiros do relógio. A corrente deve estar agora perto da guia; a distância entre corrente e guia deve ser de 1–2 mm no meio da guia.
Encontrará mais dicas úteis nas nossas instruções para apertar a sua corrente de motosserra.
Por fim, aperte a porca com a chave tipo cachimbo.
Vídeo passo a passo: tensionamento de corrente posicionado na lateral
Tensão da motosserra: Tensor frontal da corrente
O parafuso de ajuste da tensão está normalmente localizado na parte lateral; contudo, existem alguns modelos onde se encontra na parte da frente. O método para ajustar a tensão é o mesmo que para os tensores montados na lateral.
Para aceder e montar a guia e a corrente, remova as porcas com uma chave tipo cachimbo e remova a tampa do carreto.
Para libertar o travão da corrente, puxe a pega do travão da corrente para trás até se ouvir um estalido.
Agora que a placa tensora está visível, rode o parafuso de esticamento no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio até a corrediça do tensor ficar totalmente à esquerda.
Use uma guia adequada e uma combinação de corrente de serra tal como indicado nas instruções de operação. Coloque a corrente da serra na ranhura da guia, trabalhando para baixo a partir da ponta da guia, verificando se as setas nos elos da corrente estão viradas no sentido da rotação.
Rode a guia para a posição voltada para a placa tensora. Coloque a corrente da serra no carreto; os elos de tração da corrente devem assentar nos dentes do carreto assim que o fizer.
Posicione o pino da corrediça do tensor no orifício de montagem inferior da guia.
Volte a colocar a tampa do carreto na carcaça do motor. Aperte a porca à mão.
Levante a ponta da guia de modo a que a corrente fique ligeiramente frouxa, rodando o parafuso de esticamento no sentido dos ponteiros do relógio até que a corrente esteja muito perto da barra; a distância entre a corrente e a guia deve ser de 1–2 mm no meio da guia.
Por fim, aperte a porca com a chave tipo cachimbo.
Vídeo passo a passo: Esticamento frontal da motosserra
Depois de substituir a corrente: atestar a motosserra com óleo de correntes
Todas as motosserras a gasolina, a bateria e elétricas devem ser enchidas com óleo de correntes de alta qualidade para assegurar que a corrente da serra e a guia estão sempre lubrificadas e arrefecidas. Ao fazê-lo, está a reduzir o desgaste da corrente e a prolongar a vida útil do seu equipamento de corte. O processo é o mesmo para motosserras de todos os tipos de acionamento. Se tiver uma máquina a gasolina, deve atestar com óleo de correntes para motosserra STIHL sempre que abastecer com gasolina. Para motosserras a bateria e elétricas, verifique regularmente o reservatório de óleo e reabasteça-o conforme necessário. Algumas motosserras STIHL têm um visor no depósito, que ajuda a verificar o nível de enchimento.
Tampa do depósito
As motosserras STIHL têm uma tampa de depósito convencional de enroscar ou uma tampa de depósito sem ferramenta. O processo aqui descrito diz respeito à utilização e substituição de uma tampa de enroscar. Se tiver tampas de depósito sem ferramenta, juntámos informações detalhadas acerca da abertura e da substituição de tampas de depósito sem ferramenta.
Como encher a sua motosserra com óleo de correntes:
Coloque a motosserra numa superfície nivelada, de modo a que a tampa do depósito fique virada para cima. Limpe a área à volta da tampa do depósito com um pano húmido para garantir que não entra sujidade no depósito.
Rode a tampa do depósito no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio e retire-a.
Verta o óleo de correntes no reservatório de óleo, tendo o cuidado de não o derramar. Certifique-se de que não enche completamente o reservatório até cima. Recomendamos a utilização do sistema de enchimento STIHL para facilitar esta tarefa.
Volte a colocar a tampa e rode-a no sentido dos ponteiros do relógio até ficar apertada. O reservatório de óleo de correntes está agora bem fechado.
Mistura de combustível para motosserras a gasolina
A sua motosserra precisa da mistura de combustível e do processo de enchimento certos para mantê-la no seu melhor desempenho e garantir a sua segurança.
Segurança durante o reabastecimento
- A gasolina é extremamente inflamável. Ao reabastecer a motosserra, mantenha sempre uma distância segura em relação a chamas desprotegidas, evite derramar combustível e não fume na área. O reabastecimento da motosserra deverá ser sempre efetuado a, pelo menos, 3 metros da área de trabalho na qual irá pôr a sua motosserra a trabalhar.
- Desligue completamente o motor antes de abastecer o depósito de combustível; não deve abastecer combustível com o motor quente.
- Abra cuidadosamente a tampa do depósito para permitir que a sobrepressão se dissipe gradualmente e garantir que não sai combustível do depósito.
- Só deve reabastecer o depósito da motosserra em espaços bem ventilados.
- Não derrame combustível sobre a máquina ou na roupa. Se derramar combustível, deve limpar imediatamente a motosserra e mudar de roupa.
Como encher uma motosserra a gasolina com a mistura de combustível?
Saiba como abastecer a sua motosserra com uma mistura de combustível.
Reabasteça a sua motosserra numa superfície limpa e nivelada. Posicione a motosserra de forma a que a tampa do depósito fique virada para cima. Limpe a tampa e a área à sua volta com um pano para que não caia qualquer sujidade no depósito.
Estas instruções descrevem o processo para uma tampa do depósito sem ferramenta. Se a sua motosserra tiver uma tampa do depósito de enroscar, siga os mesmos passos descritos acima para o enchimento com óleo de corrente.
Levante a pega da tampa e rode esta no sentido dos ponteiros do relógio para a retirar.
Encher o depósito de combustível lentamente e com cuidado. Cuidado para não derramar combustível, nem encher o depósito mesmo até acima. O sistema de enchimento STIHL para combustível torna a sua motosserra especialmente fácil de reabastecer.
Volte a colocar a tampa de modo a que as marcações na tampa e no depósito de combustível correspondam e empurre-a para baixo. Rode a tampa no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, até ao fim, e volte a pôr a pega para dentro. As marcações estão alinhadas? Se estiverem, o depósito está bem fechado.
O seu concessionário STIHL tem sempre todo o gosto em ajudá-lo ao preparar a motosserra para a poder utilizar.
Resumo: substituir uma corrente de motosserra e outras manutenções regulares
- Desligue o motor. Para modelos a bateria, retire a bateria e, para modelos elétricos, retire a ficha da tomada. Aplique o travão da corrente
- Use luvas de material resistente a cortes ao substituir a corrente de motosserra
- Os métodos para instalar um equipamento de corte são os mesmos para motosserras elétricas, a bateria e a gasolina, embora o método de substituição do acessório dependa do facto de a sua motosserra STIHL possuir um tensor rápido da corrente ou um tensor lateral da corrente
- Reabasteça a sua motosserra numa superfície limpa e nivelada
- Não encha o reservatório de óleo da corrente nem o depósito de combustível mesmo até acima