Construir uma garagem para o seu robot corta-relva
Explicamos-lhe passo a passo como construir uma garagem para o seu robot corta-relva iMOW®.
22.10.2024
Garagem para o robot corta-relva: uma casa para o iMOW®
Tem um iMOW® da STIHL e gostaria de protegê-lo da chuva, do granizo e da radiação UV quando não estiver a ser utilizado? Nesse caso, a solução ideal é construir uma garagem para o robot corta-relva.
Preparámos um plano de construção que se adapta perfeitamente às dimensões do iMOW®. A garagem para o robot corta-relva, que pode construir de acordo com as nossas instruções, não só protege o seu iMOW® de influências ambientais potencialmente nocivas – os contactos de carregamento do seu robot corta-relva também são protegidos. Assim o seu iMOW® dura mais tempo. Como vê: há boas razões para construir uma garagem de madeira para o robot corta-relva.
O local ideal para a garagem do robot corta-relva
Garagem para o robot corta-relva: Preparativos
Antes de começar, deve cortar bem a relva no local onde irá ficar a garagem para o robot corta-relva. Deve ainda colocar o iMOW® em pausa premindo o botão de paragem e ativando o bloqueio da máquina através do menu.
Desligue a estação de carga da fonte de alimentação, abra a cobertura da estação de carga e solte os fios-guia para o iMOW® de acordo com o manual de instruções.
Depois disso, deverá dispor de todos os equipamentos e materiais de que necessita para construir a sua garagem.
Madeira esquadriada 60 mm x 60 mm para os postes, 2,5 m
Madeira de construção 50 mm x 30 mm para a armação, uns bons 7,5 m
Madeira de construção 44 mm x 22 mm para os suportes das tábuas no painel traseiro, uns bons 3,5 m
Tábuas 70 mm x 12 mm para o painel traseiro e o compartimento de arrumação, uns bons 7 m. Dimensões: Tábuas no painel interior 740 mm x 70 mm x 12 mm; exterior/painel traseiro 608 mm x 70 mm x 12 mm
Desperdícios de madeira para o distanciador de 30 cm de altura e para fixar os postes
Contraplacado/multiplex de 18 mm para o telhado, chão e as portas do compartimento de arrumação, cortado à medida na loja de bricolage. Porta: 260 mm x 250 mm x 278 mm x 175 mm; chão 740 mm x 309 mm, dois entalhes de 60 mm. Um lado tem apenas 620 mm de comprimento e os lados têm 249 mm. Telhado: 740 mm x 333 mm, entalhe de 60 mm na longitudinal e, devido à inclinação, 62 mm na transversal. Assim, 271 mm x 620 mm de largura
Barra de metal de 1 cm com ponta ligeiramente afiada como apoio, 95 cm de comprimento. A barra de metal é apertada ao quadro com um parafuso 4 x 40 mm e encaixa numa anilha para criar alguma distância em relação à madeira.
Painel de OSB de 15 mm, cortado à medida, 1150 mm x 820 mm
Tela asfáltica, 1150 mm x 820 mm
Parafusos para madeira 4 x 70 mm (aprox. 40 para a armação), 4 x 35 mm (aprox. 60 para as tábuas do painel traseiro), 3 x 16 mm (cantos de plástico do telhado e trinco de alavanca)
Dobradiças 2 x 10 cm para o telhado e parafusos para madeira 3 x 16 mm e 4 x 45 mm
Quatro dobradiças mais pequenas (50 mm) para as portas do compartimento de arrumação com parafusos para madeira 3 x 16 mm
Trinco de alavanca de aço inoxidável de 74 mm de comprimento para a cobertura
Esquadro quadrangular de PVC 20 mm x 25 mm para uns bons 2,5 m
Aparafusadora sem fio
Pá de plantio
Suta (esquadro para medir e traçar ângulos)
Nível de bolha de ar
Broca escavadora de covas manual
Serra para metal
Broca de metal de 4 mm para a vara de suporte
Trabalhar com máquinas potentes é um prazer que lhe permite superar-se. É bom saber que pode contar com vestuário de proteção eficaz e seguro. Ao trabalhar, com a minipodadora de corrente, use sempre o equipamento de proteção individual. Este inclui, entre outras coisas, óculos de proteção e luvas. Para mais informações, consulte o manual de instruções do produto. Familiarize-se bem com a sua máquina antes de a utilizar pela primeira vez e assegure-se de que está em perfeitas condições antes de cada utilização. Se assim o desejar, o seu concessionário especializado STIHL pode preparar todas as máquinas para a primeira utilização e dar aconselhamento sobre o vestuário de proteção em relação a modelos e tamanhos, que pode experimentar com toda a calma. Lembre-se de que um equipamento de proteção individual não substitui um método de trabalho seguro.
Construir uma garagem para o robot corta-relva: instruções de montagem
Tudo preparado? Então pode começar a construir a garagem para o seu robot corta-relva com as nossas instruções passo a passo. A propósito, a sua conceção é semelhante à de um telheiro de estacionamento: com três lados abertos e um telhado de uma água, que pode ser aberto por cima.
Comece por cortar no comprimento a madeira esquadriada para os postes laterais da garagem para robot corta-relva Vai precisar de dois postes laterais com 125 centímetros de comprimento.
Atenção: O telhado da garagem do robot corta-relva tem um ângulo de 15 graus, pelo que os postes laterais devem ser angulados em conformidade numa das extremidades (marcar o ângulo antes de cortar). A GTA 26 serra com uma largura de corte de uns bons 5 milímetros. Assim, para obter resultados exatos, o corte deve ser feito sempre um pouco ao lado da linha marcada, seguindo "à risca" a marcação.
Aparafuse os postes com às vigas transversais de 30x 50 milímetros para formar uma armação para o painel traseiro criando uma espécie de "H". A estrutura portante para a garagem do robot corta-relva está no lugar.
Prepare agora a madeira para as laterais. Para isso, utilize a madeira de construção 50 x 30 milímetros e corte no comprimento:
- 1 x 740 mm (ligação das laterais dianteiras)
- 2 x 1090 milímetros
- 2 x 1143 milímetros
- 2 x 96 milímetros
- 2 x 174 milímetros
Atenção: os dois pedaços pequenos serão usados mais tarde como apoio lateral. Assim, no topo devem também ser chanfrados com um ângulo de 15 graus (de 96 para 82 milímetros e de 174 para 160 milímetros).
Monte agora os pedaços de madeira cortadas à medida para formar dois triângulos planos que serão estabilizados com os apoios laterais. Aqui tem mesmo de abrir furos roscados. Apesar de dar trabalho, facilita o posterior aparafusamento e impede que a madeira se lasque. Os parafusos para madeira 4 x 70 milímetros são apertados com um ligeiro ângulo agudo para que desapareçam totalmente na madeira e não sobressaiam por baixo.
Em seguida, abra dois furos de 60 centímetros de profundidade no solo com a broca escavadora de covas manual. É onde irá ficar o painel traseiro do abrigo do corta-relva. Os dois furos devem ter um diâmetro de 10-15 centímetros e ficar espaçados uns bons 70 centímetros.
Una os postes de sustentação à viga transversal e coloque-os nas covas. Prepare o betão segundo as instruções e vaze nas covas até às bordas. Nivele os postes laterais com um nível de bolha de ar. Depois, deixe o betão secar durante três dias.
Quando o betão estiver seco, pode acabar o painel traseiro da garagem para o robot corta-relva. Para isso, comece por cortar a madeira no comprimento:
8 pedaços de 44 x 22 milímetros de madeira de construção para os suportes das tábuas do painel traseiro nos postes
8 pedaços de 70 x 12 milímetros de madeira de construção (cada um com 61 centímetros de comprimento) para o próprio painel traseiro
Comece por apertar as barras de fixação verticais para as tábuas do painel traseiro aos postes usando os parafusos 4 x 70 milímetros e depois as tábuas mais compridas (de preferência, a uma distância de aprox. 6 milímetros – aprox. a largura de um lápis – para que o painel traseiro não pareça demasiado maciço). E esta última com os parafusos 4 x 35 milímetros.
Agora, coloque as duas laterais pré-montadas no poste usando os parafusos 4 x 70 milímetros.
Agora construa um compartimento de arrumação pequeno no painel traseiro do abrigo para o robot corta-relva. Para isso, monte primeiro o fundo e o telhado a partir das placas multiplex de 18 milímetros com os parafusos 4 x 34 milímetros nos suportes 44 x 22 milímetros.
Em seguida, monte uma divisória à frente. Esta é composta por três ripas de madeira (740 x 70 x 12milímetros). Por fim, aparafuse as duas portas do compartimento de arrumação.
Aparafuse agora à armação as dobradiças grandes (4 x 45 milímetros) para o telhado, bem como, de seguida, o painel de OSB para o telhado à dobradiça (3 x 16 milímetros).
Agrafe a tela apenas nas extremidades laterais do telhado, de modo a ficar o mais esticada possível, e depois aparafuse as cantoneiras de plástico cortadas à medida ao revestimento da borda. A sua garagem para o robot corta-relva está pronta.
Resumo: Construir uma garagem para o robot corta-relva
Uma garagem de bricolage para o robot corta-relva protege o iMOW® da chuva, do granizo e da radiação UV, para que possa durar mais tempo.
Seguindo as nossas instruções, é fácil construir uma garagem para o robot corta-relva.
Para qualquer trabalho, use sempre o equipamento de proteção individual de acordo com o manual de instruções
A garagem de bricolage para o robot corta-relva é robusta, sólida e oferece ainda um compartimento de arrumação para os acessórios.
A garagem perfeita para o robot corta-relva é adaptada às suas dimensões e aberta em três lados. Isto permite que o robot corta-relva tenha a máxima liberdade de movimentos, garantindo, ao mesmo tempo, uma proteção máxima contra as condições meteorológicas.
Uma garagem para o robot corta-relva é necessária para o proteger dos elementos atmosféricos. Assim dura mais tempo. Além disso, a garagem para o robot corta-relva oferece um espaço de arrumação extra.