Como construir um abrigo de jardim
Ao construir o seu próprio abrigo de jardim, pode adequá-lo às suas necessidades e preferências. Nós orientamo-lo passo a passo no projeto.
23.06.2021
Preciso mesmo de um abrigo de jardim?
Se tiver algum espaço exterior, um abrigo de jardim é um complemento inestimável que o ajudará a manter tudo em ordem. Irá servir rapidamente como local para restos de terra para vasos, vasos vazios e outros utensílios. Também é uma arrecadação segura e seca para guardar máquinas de jardinagem como corta-relvas, motorroçadoras e podadoras de sebes, protegendo-as do frio, da humidade e da sujidade, para que continuem a funcionar bem, assim como ferramentas manuais difíceis de arrumar, como pás de plantio e ancinhos.
Pode parecer um desafio assustador, mas construir o seu próprio abrigo de jardim requer apenas alguma habilidade e conhecimentos, e tem a enorme vantagem de poder ser adaptado às suas necessidades. Vai precisar de algum tempo para o trabalho preparatório, mas não se preocupe: as nossas instruções detalhadas levam-no desde a fase de planeamento do seu abrigo de jardim até à conclusão da construção.
Precisa de licença de construção para construir um abrigo de jardim?
Na minha propriedade mando eu? Não é bem assim. A construção em propriedades privadas está sujeita a regulamentos e pode haver casos em que a construção de um abrigo de madeira exija uma licença de construção. As casotas de madeira para jardim mais típicas estão sujeitas aos regulamentos de desenvolvimento permitido no Reino Unido, o que significa que não é necessária uma licença de construção – mas deve certificar-se de que os seus planos cumprem os critérios. As limitações de altura variam ligeiramente dependendo da localização do abrigo, mas uma construção com uma altura máxima de 2,5 metros não costuma ser problemática.
Há algumas especificidades das leis de planeamento que dependem da sua situação exata, pelo que deve rever os regulamentos de construção atuais antes de começar a construir o seu abrigo de jardim.
Dar boa vizinhança
Para evitar conflitos com os vizinhos do lado, o melhor é falar antecipadamente com eles sobre os seus planos de construção. Isto dá-lhe a oportunidade de garantir que o seu abrigo de jardim não irá causar problemas com outros limites de propriedade nem tapar a vista de ninguém.
Como construir um abrigo de jardim: preparação
Depois de estabelecer as regras, pode começar efetivamente a preparar-se para construir o seu abrigo de jardim. Este é um projeto considerável, que levará cerca de 4 a 5 dias a concluir.
Escolher o local certo
Escolha um local de fácil acesso para carrinhos de mão e equipamentos grandes. Deverá escolher um local onde o solo não seja demasiado molhado ou lamacento. Recomendamos também a construção numa superfície plana: apesar de ser também possível construir um abrigo numa ligeira inclinação, nivelar o chão requer um esforço adicional.
Selecionar a madeira
Madeiras macias, como sejam a douglásia, o falso-abeto e o larício, são excelentes escolhas para um abrigo de jardim. Para assegurar que o seu abrigo se mantém resiliente e protegido dos elementos atmosféricos, utilize madeira pré-tratada e trate-a regularmente com um produto preservador da madeira.
Certifique-se de que a sua madeira para construção está completamente seca antes de começar a utilizá-la para construir o seu abrigo de jardim – caso contrário, o material pode deformar-se ou mesmo partir-se depois de seco.
Materiais necessários para construir um abrigo de jardim
- Madeira de larício/douglásia: 28 m e 50 x 150 mm
- Tábuas de madeira com encaixe macho-fêmea: 30 m de 140 x 20 mm; aprox. 140 m de 96 x 2,5 mmr
- Madeira para construção (falso-abeto/larício/douglásia): pelo menos, 59 m de 76 x 50 mm; aprox. 8 m de 170 x 22 mm; aprox. 7,5 m de 50 x 22 mm; aprox. 7,5 m de 78 x 22 mm
- OSB para as laterais: área total aproximada de 20 m quadrados de painéis de 15 x 1220 x 2440 mm
- Painéis de OSB para o telhado: 2 painéis com encaixe macho-fêmea de 18 x 1220 x 2440 mm
- Tira de retenção para telhado verde com 2544 mm de comprimento
- Cascalho ou gravilha
- Rebordo de telhado em metal de 10 m
- Algerozes de 2544 mm de comprimento
- Tubo de queda com suportes
- 6 m2 de revestimento para lagos ou de feltro para telhado
- 6 m2 de membrana de drenagem pitonada e peças de 2x 6 m2 de tela antirraízes; em alternativa, tapete de drenagem para telhado verde tudo-em-um
- Substrato de suporte de cultura para telhado verde e erva-pinheira para plantar (apenas para a opção de telhado verde)
- Parafusos de cabeça escareada para aglomerado: 4,5 x 50 mm, 3,5 x 40 mm, 6 x 100 mm e 6 x 150 mm
- 9 buchas metálicas para chumbar com suportes adequados para vigas de 50 mm e parafusos para madeira para as fixar
- Betonilha
- Porta: 740 mm de largura
Dica STIHL: Peça na loja de bricolage que lhe cortem os painéis de OSB à medida.
Ferramentas e acessórios necessários
- Equipamento de proteção individual
- Minipodadora de corrente (p. ex., minipodadora de corrente a bateria STIHL GTA 26)
- Motosserra (p. ex., motosserra a bateria STIHL MSA 140)
- Aparafusadora a bateria
- Martelo
- Esquadro de carpinteiro
- Pá de plantio
- Chave de fendas
- Broca
- Broca Forstner
- Cinzel
- Fita métrica
- Lápis
- Nível de bolha de ar
- Bancada de trabalho
- Balde de pedreiro para misturar o betão
- Rolo compressor, se necessário
- Escada
Trabalhar com máquinas potentes é divertido e significa que pode alargar as suas aptidões, o que é ótimo, desde que possa confiar na eficácia e segurança do vestuário de proteção que usar. Use sempre equipamento de proteção individual ao trabalhar com a sua motosserra. Isto inclui um capacete, calças com proteção anticorte, botas de segurança, etc. Consulte as instruções de operação do seu produto para mais informações. Antes de usar a sua motosserra pela primeira vez, deve familiarizar-se bem com a máquina e certificar-se de que esta se encontra em perfeitas condições antes de cada utilização. Mediante pedido, o seu concessionário STIHL terá todo o gosto em preparar a sua máquina para a primeira utilização, além de o aconselhar relativamente a modelos e tamanhos de vestuário de proteção, que pode experimentar à sua vontade. Lembre-se de que o equipamento de proteção individual não substitui técnicas de trabalho seguras.
Como construir um abrigo de jardim: instruções passo a passo
1.º passo: preparar a área
Delineie com estacas no chão o seu abrigo de jardim. Remova todas as pedras e ervas daninhas do interior da área e utilize um nível de bolha de ar para verificar se o solo está plano ou se precisa de ser nivelado.
2.º passo: construir fundações de pilares
Quando exposto a geada, chuva ou cargas pesadas, o solo pode deslocar-se – e este tipo de movimento pode deformar o seu abrigo com o tempo. Uma base sólida ajuda a prevenir esta situação e garante que o seu abrigo de jardim continua robusto por muitos anos. Significa também que pode deixar espaço entre a madeira e o solo, garantindo um escoamento seguro da água e uma proteção do abrigo contra a geada. Existem várias abordagens para criar os fundamentos para um abrigo de jardim, incluindo a construção de uma base integralmente em betão e a utilização de blocos. Este método utiliza pilares de betão instalados no solo.
Para um abrigo de jardim de 2 x 2 m, deve medir e marcar as posições de 9 pilares de fundação, cada um com cerca de 40 x 40 cm. Para um suporte estrutural adequado, todos os buracos devem estar afastados 1 m uns dos outros. Em solos arenosos, terá de usar cofragens de madeira para manter a forma quadrada dos buracos. Utilize uma pá de plantio para cavar cada buraco a uma profundidade de 70 cm.
Utilize a sua motosserra (p. ex., MSA 140) para serrar 3 traves da base com um comprimento de 1,9 m, utilizando as vigas de madeira de 50 x 150 mm.
Coloque em cada trave 3 buchas metálicas para chumbar, de forma a que cada pilar de ancoragem fique centrado no respetivo buraco. É importante fazer uma ligeira reentrância da madeira no local de fixação do suporte. Caso contrário, o suporte não encaixará corretamente e todo o peso do abrigo será suportado apenas pelos parafusos.
Usando blocos de madeira para apoiar as traves do piso, posicione-as de modo a que os pilares de ancoragem fiquem suspensos a meio dos buracos. Utilize um nível de bolha de ar para garantir que as vigas do piso ficam planas e niveladas umas com as outras.
Verta betão nos buracos até 1 cm abaixo das traves e deixe formar presa. Durante este período, os blocos de madeira mantêm as traves na devida posição. Assim que o betão secar, pode instalar as travessas. Comece por serrar as duas peças de madeira exteriores até 2 m. Para o apoio central, serão necessárias duas peças com 92,5 cm de comprimento.
Encha uniformemente os quadrados com gravilha.
3.º passo: instalar o piso
Agora, pode assentar o piso sobre a base do seu abrigo de jardim. Use uma minipodadora de corrente para cortar as tábuas de soalho à medida, fixando-as numa bancada de trabalho.
Coloque a primeira tábua de forma a assentar sobre três traves perpendiculares com a parte macho virada para o interior do abrigo. Aparafuse-a firmemente às traves. Em seguida, empurre a parte fêmea da segunda tábua contra a parte macho da primeira. Se não conseguir obter facilmente um bom ajuste, bata com um pedaço de madeira que tenha sobrado, tendo o cuidado de não danificar a parte macho. Aparafuse a tábua no lugar e continue a assentar todo o chão da mesma forma. Corte a protuberância da parte macho da última tábua.
4.º passo: montar as paredes
É mais fácil proceder à pré-montagem completa de cada parede antes da instalação na base do abrigo de jardim. Recomendamos que o faça numa superfície nivelada e regular – a base que acabou de construir servirá para o efeito. Em alternativa, pode juntar 4 ou 5 cavaletes para trabalhar.
Estas medições destinam-se a criar um abrigo com um telhado de uma água, em que a parede frontal e a traseira ficam à mesma altura (apesar uma ter uma porta) e uma parede lateral é mais alta do que a outra. Utilize madeira de 76 x 50 mm para construir as armações; os comprimentos de que necessita são indicados abaixo.
Parede direita do abrigo: estrutura de 2000 x 1800 mm:
- 2x 2000 mm
- 4x 1700 mm
- 6x 600 mm (travessas)
- Painéis de OSB
Parede esquerda do abrigo (parede alta) estrutura de 2000 x 2065 mm:
- 2x 2000 mm
- 4x 1965 mm
- 6x 600 mm
- Painéis de OSB
Parede traseira do abrigo (topo inclinado):
- 6x 550 mm (travessas)
- 1x 1848 mm (para a base)
- 1x 1950 mm, corte num ângulo de 8° no topo
- 1x 1855 mm, corte num ângulo de 8° no topo
- 1x 1775 mm, corte num ângulo de 8° no topo
- 1x 1710 mm, corte num ângulo de 8° no topo
- 1x 1870 mm para a barra superior da estrutura, corte num ângulo de 8° numa extremidade e de 82° na outra (as extremidades devem estar paralelas).
Parede frontal do abrigo (inclinada) com porta:
- 2x 554 mm (para a base)
- 5x 454 mm (travessa)
- 1x 740 mm (lintel)
- 1x 1950 mm, corte num ângulo de 8° no topo
- 1x 1830 mm, corte num ângulo de 8° no topo
- 1x 1775 mm, corte num ângulo de 8° no topo
- 1x 1710 mm, corte num ângulo de 8° no topo
- 1x 1870 mm para a barra superior da estrutura, corte num ângulo de 8° numa extremidade e de 82° na outra (as extremidades devem estar paralelas).
Nota: Não é necessário inclinar as barras superiores horizontais das duas paredes laterais, uma vez que as traves do telhado do abrigo de jardim ficarão com entalhes nestes pontos.
Serrar as vigas de 76 x 50 mm nos comprimentos acima especificados e juntá-las conforme indicado usando parafusos de 6 x 100 mm. As ripas verticais das paredes devem estar espaçadas 600 mm entre elas. Os espaços entre as horizontais devem ser de 600 mm em baixo e no meio, e de 400 mm no topo – exceto a parede esquerda alta, em que os espaços entre todas as ripas horizontais devem ser de 600 mm.
Corte os painéis de OSB à medida e aparafuse-os às estruturas do abrigo a partir de dentro usando os parafusos de 3,5 x 40 mm.
Dica STIHL: Agora prepare os elementos da porta na parede frontal: aparafuse as ripas aos barrotes de madeira e abra os furos necessários.
5.º passo: instalar as paredes
Agora pode instalar as paredes pré-montadas na base e aparafusá-las.
Primeiro, é necessário fixar a parede esquerda alta na devida posição com duas ripas temporárias conforme ilustrado. Utilize um nível de bolha de ar para verificar se a parede do abrigo está direita antes de fixar os suportes no lugar.
Agora pode colocar no lugar e aparafusar todas as paredes à vez, utilizando 6 parafusos de 100 mm. Ao fazê-lo, as paredes fixas formam, de forma eficaz, pilares de suporte mais grossos em cada canto do seu abrigo de jardim. Remova as ripas de suporte temporárias apenas quando as paredes estiverem solidamente aprumadas e fixadas no devido lugar. Em seguida, coloque a porta na parede frontal do abrigo de jardim.
Nota: Nas partes da estrutura onde não for possível colocar um parafuso a direito para unir os componentes, pode simplesmente aparafusar enviesado.
6.º passo: preparar as vigas do telhado
Agora chegou a altura de fazer o telhado. Terá de fazer cinco vigas da madeira de 150 x 50 mm. Serre as vigas com um comprimento de 2430 mm e corte as extremidades com ângulos de 30° e 60°, respetivamente (as extremidades devem estar paralelas).
Para uma fixação segura, una as vigas do telhado e as traves da parede; é necessário fazer entalhes ou ranhuras na madeira. Estas devem ser feitas em todas as posições em que as vigas do telhado se encontrem com os pilares verticais das estruturas de parede, a uma distância entre 20,4 cm e 28 cm da extremidade de cada viga, devendo ter 76 mm de comprimento e 1,5 cm de profundidade. Serre primeiro os intervalos e depois use o cinzel para remover a madeira. Por fim, una as vigas aos pilares de suporte com os parafusos 6 x 150 mm.
Dica STIHL: Quando fixar as vigas do telhado aos lados, utilize uma broca Forstner para escarear os furos dos parafusos para cerca de 2 cm. Isto ajudará a evitar que os parafusos longos cedam para os lados sob o peso.
7.º passo: montar as ripas e o painel do telhado
Aparafuse 8 ripas da mesma madeira, cada uma cortada com um comprimento de 438 mm, no lugar, entre as vigas e perpendicularmente a elas. A face superior das ripas tem de ficar nivelada com a face superior das vigas. Em seguida, fixe o painel de OSB do telhado no lugar.
8.º passo: revestir o exterior
O próximo passo consiste em cobrir a estrutura rudimentar que construiu com um bonito revestimento, feito a partir de painéis com encaixe macho-fêmea. Isto significa que, além de ser uma atração do seu espaço verde, o seu abrigo também será resistente ao vento e aos elementos atmosféricos.
Pode utilizar parafusos ou pregos para fixar os painéis à estrutura. Colocar os painéis de forma a que as juntas fiquem na vertical significa que a água pode escorrer facilmente e não se acumula entre as placas.
9.º passo: criar os bordos do telhado
Caso tenha optado por dar ao seu abrigo de jardim um atraente telhado verde, terá de fazer os bordos necessários. Nesta fase, é usada madeira de vários tamanhos, como estabelecido abaixo.
Para os bordos frontal e traseiro:
- 2 pedaços de madeira para construção de 170 x 22 mm cortada com 2500 mm
- 2 pedaços de madeira para construção de 50 x 22 mm cortada com 2450 mm
- 2 pedaços de madeira para construção de 78 x 22 mm cortada com 2450 mm
Para o bordo mais alto da parede, à esquerda:
- Madeira para construção de 170 x 22 mm cortada com um comprimento de 2544 mm
- Madeira para construção de 50 x 22 mm cortada com um comprimento de 2500 mm
- Madeira para construção de 78 x 22 mm cortada com um comprimento de 2500 mm
Depois de cortadas à medida, utilize parafusos de 4,5 x 50 mm para unir as peças de modo a formar elementos compridos em J. Monte-os no telhado virados ao contrário, fixando-os por baixo para formar os bordos. Deixe o lado direito aberto por enquanto; é aqui que irá montar a tira de retenção para o telhado verde.
10.º passo: montar o telhado verde
Fixe o revestimento para lagos em toda a volta no telhado mediante o rebordo de telhado. Assente uma tela antirraízes, depois a membrana de drenagem pitonada, e depois outra camada de tela antirraízes; em alternativa, pode utilizar uma única camada de tapete de drenagem para telhado verde tudo-em-um. Por fim, prenda a tira de retenção para telhado verde ao bordo direito.
Se não quiser que o seu abrigo de jardim tenha um telhado verde, pode simplesmente pregar feltro para telhado à estrutura.
11.º passo: plantar o telhado
Distribua cerca de 20 cm de gravilha ao longo da tira de retenção e dos outros bordos do telhado e, em seguida, adicione um suporte de cultura adequado para cobrir o resto do telhado. Agora pode juntar as plantas.
Ervas-pinheiras robustas e apelativas, como arroz-dos-telhados, sedo bastardo, vermiculária, sedum rupestre "Angelina" e galinha-gorda são particularmente bons ter no telhado; a sagina subulata e a antenária também se darão bem no seu abrigo de jardim.
Pode simplesmente comprar plantas no seu centro de jardinagem local ou loja de bricolage para plantar no telhado do seu abrigo de jardim ou, para uma opção pronta a usar, pode comprar um tapete de erva-pinheira que se desenrola como um tapete de relva.
O último passo é montar os algerozes, incluindo um tubo de queda. Se colocar uma barrica coletora de água da chuva por baixo do tubo, pode recolher facilmente água da chuva para utilizar no seu espaço verde, como medida de sustentabilidade rápida.
E está feito! O seu abrigo de jardim de bricolage está pronto a receber materiais! O seu trabalho árduo em breve irá ser compensado com uma boa organização, agora que as suas máquinas de jardinagem e ferramentas têm uma casa própria.
Resumo: como construir um abrigo de jardim
- Com um pouco de habilidade e conhecimentos, pode construir um robusto abrigo de jardim em 4 a 5 dias
- A maioria dos abrigos não precisa de licença de construção, mas existem restrições em termos de altura e área ocupada; por isso, verifique bem a sua situação específica
- O melhor local para o seu abrigo de jardim é um sítio onde a terra seja uniforme e o solo não seja demasiado molhado ou lamacento. A estrutura deve ser de fácil acesso com um carrinho de mão ou máquinas de jardinagem pesadas
- Madeiras macias, como sejam o pinho, o falso-abeto e o larício, são excelentes escolhas para construir um abrigo de jardim. As traves do chão de contraplacado também são uma boa opção. Só deve utilizar madeira pré-tratada para construir a sua casota de jardim e não se esqueça da manutenção regular com o preservador correto
- Comece por construir as fundações com betão, vigas de madeira e gravilha. De seguida, disponha as tábuas de soalho em cima e aparafuse-as no lugar
- Use uma minipodadora de corrente para cortar as tábuas de soalho à medida. Uma motosserra potente é melhor para as vigas mais fortes
- Utilize sempre equipamento de proteção individual quando trabalhar com uma motosserra, tal como indicado nas instruções de operação
- Construa as paredes individualmente com uma armação de madeira e painéis de OSB. Em seguida, monte toda a estrutura, aparafusando tudo e instale a porta
- Serre e cinzele os entalhes angulados nas vigas do telhado e, em seguida, aparafuse aos suportes laterais. Acrescente ripas e depois um painel de OSB ao telhado
- Revista as paredes exteriores usando painéis com encaixe macho-fêmea montados na vertical
- Construa e instale os bordos do telhado do abrigo e camadas de telhado verde
- Cultive as plantas adequadas, tais como arroz-dos-telhados ou o sedo bastardo
- Fixe algerozes e um tubo de queda