Construir uma vedação
Proteção prática e sustentável contra olhares indiscretos: com estas instruções, poderá construir a sua própria vedação para jardim.
25.06.2024
Vista geral: Construir uma vedação de jardim
- Vedação como elemento fixo no jardim ou móvel no deck e na varanda
- Respeitar os requisitos legais, em especial a altura e a distância-limite
- Construa a sua própria vedação para jardim a partir de madeira, postes de madeira e canas de bambu ou varas de aveleira
- Comece por construir a armação e depois entrelace os galhos
- A seguir, endireite-a e coloque-a sobre os pés ou fixe-a no jardim
- Evite que a madeira toque no chão e lubrifique os pés regularmente
Para construir uma vedação, é necessário utilizar madeira adequada, como por exemplo, carvalho ou o pinho. O falso-abeto também não produz maus resultados. Além disso, se construir uma armação estável, pode também utilizar varas de aveleira ou vime como material de vedação.
A altura de uma vedação na extrema de um terreno é regulada pelas autoridades. Por isso, o melhor é consultar previamente o serviço local de ordenamento do território para obter informações sobre os regulamentos válidos para o seu terreno.
A possibilidade de um vizinho proibir uma vedação depende do cumprimento das regras municipais. Se, ao criar a sua própria vedação, respeitar os requesitos legais, o seu vizinho não pode, por norma, proibir essa medida de privacidade. No entanto deverá sempre procurar mais informações sobre a lei aplicável, deverá contactar o serviço local de ordenamento do território. Uma conversa amigável com o vizinho numa fase inicial pode prevenir tensões e conflitos.
A necessidade de uma autorização para construir uma vedação depende do tamanho que tiver. Na Alemanha, as medidas que dispensam autorização variam consoante os estados federais e os municípios. Os regulamentos municipais, como, por exemplo, um plano de ocupação do solo ou as regras locais sobre vedação, têm precedência sobre a legislação do estado federal. Por isso, contacte o serviço local de ordenamento do território relativamente ao seu projeto, para evitar problemas mais tarde.
vedação: o elemento de design ideal para o jardim
Praticamente nenhum elemento de design para jardim, deck e varanda é tão versátil e popular como a vedação. Em primeiro lugar, protege dos olhares. Todavia, desde que posicionada adequadamente, uma vedação pode também estruturar o jardim de forma inteligente. A estruturação desempenha um papel importante, especialmente ao configurar um jardim pequeno.
Pode escolher de entre uma grande variedade de cores, formas, tamanhos e materiais dos elementos de vedação já prontos – ou pode acrescentar um toque pessoal ao projeto, construindo simplesmente a sua própria vedação.
Com isso cria a sua peça individual única, que pode ser instalada fixa no jardim ou ser móvel com pés no deck ou na varanda. Com as nossas instruções, não tem nada que enganar e poderá desfrutar durante muitos anos da sua vedação.
Construir uma vedação em madeira: Material e ferramenta
Esta lista de materiais está dimensionada para um elemento com 180 x 140,5 centímetros. Se quiser construir uma vedação de varas a partir de vários elementos, multiplique a quantidade em conformidade. Se já tiver material com dimensões semelhantes, poderá obviamente utilizá-lo.
Para a armação:
- 4 vigotas de madeira esquadriada de larício/douglásia de 45 x 28 milímetros ou semelhante
- por exemplo 50 x 30 milímetros, 2 de 180 centímetros de comprimento e 2 de 140,5 centímetros de comprimento
Como barras transversais:
- 5 pinos de madeira redondos
- por exemplo, paus de vassoura com 2,2 centímetros de diâmetro e 140 centímetros de comprimento
Como material de vedação:
- muitas canas de bambu, varas de aveleira ou vime, com uns bons 0,5 a 1 centímetro de espessura e 2 metros de comprimento
Para os pés:
- 4,7 metros de ripas (se possível larício ou douglásia, caso contrário falso-abeto) com dimensões aproximadas de 50 x 30 milímetros, dos quais 2 de 65 centímetros de comprimento, 4 de 32 centímetros de comprimento e 4 de 37,9 centímetros de comprimento e dois ângulos de 45 graus cada
Para montar:
- 20 parafusos: 4 x 50 milímetros para a armação e para os pés
- Jogo de brocas para madeira
- Broca com ponto de centragem (Forstner) ou broca de fresar plana de 22 milímetros
- Esquadro de 45 graus
- Lápis para marcar
- Minipodadora de corrente, p. ex., minipodadora de corrente a bateria STIHL GTA 26
- Motosserra, p. ex., motosserra a bateria STIHL MSA 140 C
- Tesourão de poda, p. ex., STIHL PB 10
- Aparafusadora sem fio
- Martelo de borracha
Trabalhar com máquinas potentes é um prazer que lhe permite superar-se. É bom saber que pode contar com vestuário de proteção eficaz e seguro. Ao trabalhar com a motosserra, use sempre o seu equipamento de proteção individual. Isto inclui, por exemplo, botas de trabalho, óculos de proteção, calças com proteção anticorte, luvas, etc. Para mais informações, consulte o manual de instruções do produto. Familiarize-se bem com a sua máquina antes de a utilizar pela primeira vez e assegure-se de que está em perfeitas condições antes de cada utilização. Se assim o desejar, o seu concessionário especializado STIHL pode preparar todas as máquinas para a primeira utilização e dar aconselhamento sobre o vestuário de proteção em relação a modelos e tamanhos, que pode experimentar com toda a calma. Lembre-se de que um equipamento de proteção individual não substitui um método de trabalho seguro.
Vamos começar com o equipamento certo
Construir uma vedação: Cumprir os requisitos legais
Antes de começar, familiarize-se com os requisitos legais relativos a barreiras visuais. Em particular, a altura e a distância limite têm um papel importante ao construir uma vedação no seu jardim. Os requisitos legais são determinados regionalmente pelos municípios. Primeiramente, vale o plano local de ocupação do solo. Se aí forem reguladas as distâncias e as dimensões das cercas, estas disposições aplicam-se independentemente do código legal sobre vizinhança.
Preparação: Preparar as canas de bambu da melhor forma
Como material da vedação, utilizamos canas de bambu de 2 metros de comprimento. Estas podem ser obtidas na loja de bricolage ou então pode aproveitar canas que estivessem já demasiado crescidas, cortadas rente ao chão. Em alternativa, também são adequados para construir uma vedação com varas de aveleira e outros tipos de plantas lenhosas que cresçam para cima. Não se esqueça de que, devido ao regulamento de proteção de aves, de março a outubro, poderá apenas desbastar, mas não fazer uma poda de redução de altura.
Pode usar os rebentos imediatamente ou guardá-los até ter colhido material de entrelaçamento suficiente. Para a nossa vedação, não é necessário dobrar muito as varas, uma vez que as hastes da vedação estão muito afastadas umas das outras. Portanto, mesmo as varas ligeiramente secas podem ser processadas. Alguns dias antes do trabalho, faça o teste e dobre uma das varas. Se se partir, deixe as outras varas de molho em água até ao momento da construção.
Dica profissional STIHL: Para a imersão, o melhor é colocar as varas longas numa película de alumínio e estabilizá-la a partir do exterior com algumas pedras para que seja criada uma espécie de banheira. Coloque as varas sobre a película, depois, encha com água e envolva-as para concluir o processo.
Instruções: Construir uma vedação de varas
Todos os materiais e ferramentas estão prontos? Então pode começar. Com as nossas instruções passo a passo, vai conseguir construir uma vedação de madeira.
Comece por cortar as ripas da armação no comprimento pretendido. Para isso, meça 2 x 180 centímetros e 2 x 140,5 centímetros nas barras com aproximadamente 45 x 28 milímetros. Imobilize a madeira na bancada de trabalho e use uma minipodadora de corrente, como a STIHL GTA 26, para cortar as ripas da armação no comprimento pretendido.
Agora, corte as vigotas de madeira esquadriada para os pés. Se estiver a construir uma vedação para a montar de forma fixa no jardim, avance diretamente para o passo 4.
Na madeira esquadriada de 50 x 30 milímetros, para os pés, marque 2 x 65 centímetros, 4 x 32 centímetros e 4 x 37,9 centímetros com dois ângulos de 45 graus em cada um dos lados estreitos. Coloque as vigotas de madeira esquadriada na bancada de trabalho e corte-as no comprimento pretendido com a STIHL MSA 140 C.
Agora, aparafuse da seguinte forma os pés uns aos outros usando os parafusos de 4 x 50 milímetros:
o pedaço de 65 centímetros de comprimento forma a parte inferior do pé. Meça 30 centímetros a partir de cada extremidade e aparafuse aí em esquadria uma vigota de madeira esquadriada de 32 centímetros de comprimento. A distância entre elas deve ser de 4,5 centímetros. A madeira esquadriada é ideal como distanciador. Em seguida, fixe os pedaços de 37,9 centímetros de comprimento com os ângulos de 45 graus: aparafuse-os na extremidade da peça de 65 centímetros de comprimento e no pedaço de 32 centímetros de comprimento, de modo a formar dois triângulos por pé.
Nas duas ripas da armação de 180 centímetros de comprimento, faça cinco furos cegos distanciados 43 centímetros entre si. Os dois furos nas pontas têm de ficar a uma distância de 4 centímetros da borda. Abra os furos cegos com uma profundidade aproximada de 2,7 centímetros usando uma broca com ponto de centragem (Forstner) ou uma broca de fresar plana. Se usar esta última, pode simplesmente marcar a profundidade de perfuração pretendida com fita crepe na broca. Obterá melhores resultados se prender a madeira na bancada de trabalho para a perfurar. Deixe logo uma ripa apertada para o passo seguinte.
Insira agora os postes de madeira nos furos cegos mediante movimentos rotativos. Certifique-se de que os postes de madeira ficam bem inseridos na ripa para dar estabilidade à sua vedação.
Coloque no chão a primeira ripa com os postes de madeira inseridos. Em seguida, coloque a segunda ripa da armação sobre os postes de madeira e bata com um martelo de borracha. Aparafuse os postes de madeira a partir do lado de fora com um parafuso de 3 x 50 milímetros em cada. Isto irá tornar a armação ainda mais estável.
Agora, entrelace as canas por entre os postes de madeira. Para obter uma vedação o mais densa possível, pressione as varas um pouco para baixo de cada vez que tiver uma camada de cerca de 15 centímetros de espessura. Corte as pontas salientes dos galhos com um tesourão de poda, como o STIHL PB 10.
Se só tiver varas mais curtas, pode cortá-las mais ou menos a meio, mesmo por detrás do poste de madeira do meio. No entanto, as extremidades permanecem visíveis mais tarde, fazendo com que o aspeto geral pareça um pouco mais irregular.
Fixe agora as duas ripas da armação com 140,5 centímetros de comprimento. Estas retêm a forma das canas de bambu e, ao mesmo tempo, garantem uma aparência harmoniosa.
Por fim, ponha a sua vedação em pé e posicione-a no local pretendido. Coloque-a sobre os pés na varanda ou no deck. Se tiver construído uma vedação para o jardim, também pode fixá-la entre duas estacas de apoio. Para isso, enfie as estacas nos casquilhos de impacto ou nos suportes dos postes chumbados com betão.
Cuidados: Eis como manter a sua vedação em forma durante muito tempo
Quem constrói uma vedação de madeira também valoriza frequentemente a longevidade. Ao fim e ao cabo, isso é revelador da qualidade do próprio trabalho. Com as seguintes dicas, poderá usufruir da sua vedação durante muitos anos
Proteger a vedação do vento
Geralmente, o vento não afeta a vedação feita por si – simplesmente passa por entre as canas de bambu. No entanto, em caso de tempestade, é aconselhável prender a vedação. Pode fixá-la, por exemplo, ao corrimão da varanda. O ideal é escolher um local em que a vedação não esteja demasiado exposta ao vento.
Manter a distância ao solo
A armação da sua vedação deve poder secar. Por isso, deve ficar afastada do solo, especialmente no jardim. Para tal, numa instalação fixa, coloque pedras ou cascalho sob a vedação, para evitar que a madeira entre em contacto com a terra e seque rapidamente depois de chover.
Olear regularmente os pés
Para obter uma cor uniforme, trate os pés de falso-abeto com óleo para proteção da madeira a cada um a dois anos. Não é obrigatório aplicar óleo nas varas, uma vez que a madeira seca rapidamente e a água pode escorrer facilmente. Se o quiser fazer por motivos estéticos, nada o impede.
vedação para o jardim: mais ideias de bricolage
Se optar por construir a sua própria vedação, as opções de configuração são praticamente ilimitadas. Com as nossas instruções, constrói uma vedação de canas de bambu. Gostaria de ter um pouco mais de verde? Então pode construir uma treliça. Porque, por exemplo, uma espaldeira ou pérgula oferecem uma boa vedação.
Outra ideia de bricolage é uma vedação feita com tábuas. Apesar de ser um pouco mais exigente em termos de manutenção, esta oferece a melhor vedação devido à opacidade das tábuas.
Dependendo do comprimento da vedação que planeou, pode também construir uma vedação completa. Quem quiser dar rédea livre à sua criatividade pode combinar diferentes elementos. Assim, por exemplo, pode alternar os elementos opacos das canas de bambu com grades de suporte montadas por si. Ao construir uma vedação tão criativa, não só melhora o aspeto como estará a criar um jardim verdadeiramente único.