Como construir uma treliça de jardim
Como suporte para trepadeiras e frutos: este guia prático mostra-lhe como construir uma treliça para as suas plantas.
10.10.2024
Quando é que vale a pena construir uma treliça de madeira?
Treliças, grades de suporte e espaldeiras são estruturas populares funcionais e, ao mesmo tempo, decorativas que pode ter no seu terreno. São muito úteis para diversos tipos de trepadeiras, frutos e bagas. As treliças de madeira, cabos ou arames de aço proporcionam às plantas o suporte necessário para crescerem em altura ou largura específica da espécie.
Em particular nos jardins mais pequenos, é útil construir treliças, uma vez que permitem que o seu jardim cresça para cima. Assim, muitas árvores de fruto produzem uma colheita abundante em espaldeira sem tomarem muito espaço. O que é fantástico: como os frutos já não se cobrem uns aos outros e têm melhor acesso ao sol, a fruta de espaldeira costuma ser de melhor qualidade.
Além disso, as treliças e as espaldeiras são elementos decorativos extraordinários. As trepadeiras que crescem em grades de suporte formam um tapete verde que embeleza paredes e vedações discretas. As espaldeiras independentes servem frequentemente de divisórias no terreno
Trepadeiras e treliças adequadas
Tipo de planta | Características | Treliças adequadas |
---|---|---|
Volúveis (p. ex., clematis, ervilha, parreira, estefânia) | Desenvolvem-se verticalmente para cima.
Gavinhas helicoidais.
Os caules e as gavinhas ou os pecíolos transformados em elementos de fixação enrolam-se à volta de objetos que lhes servem de sustentação.
Depende da treliça. | Treliças com aproximadamente o mesmo número de elementos verticais e horizontais, que não estejam muito afastados.
Sistemas de trepar de elementos finos de cabo de aço.
Hastes na vertical, arames ou cabos de aço de diâmetro reduzido. Isso permite uma boa fixação das gavinhas.
Auxiliares em grade para trepar.
Espaldeiras leves de bambu para plantas de vaso.
|
Sarmentosas (p. ex., hera, videira silvestre, hortênsia-trepadeira, trombeta) | Formam raízes aderentes, que fixam as plantas a paredes, árvores e objetos.
As treliças são opcionais: Contudo, recomendam-se para proteger a alvenaria. Os restos e vestígios das plantas podem ser difíceis de remover da superfície em que se fixam.
As treliças protegem as fachadas e as superfícies contra danos.
Os caules tornam-se lenhosos e pesados.
| Sistemas de fixação de cabos de aço estáveis e robustos.
Treliças ou grades de suporte de madeira. |
Escandentes (p. ex., rosa-trepadeira, amora-silvestre, clematis, jasmim-de-são-josé, fruta de espaldeira) | Frequentemente, rebentos pesados, muitas vezes com espinhos, picos e galhos laterais ou intrinsecamente esparsos.
Sem elementos aderentes: os rebentos são entrelaçados na treliça à mão e amarrados, se necessário. | Grades de suporte ou sistemas de cabos de aço médios ou maciços predominantemente na horizontal.
Cordões ou arame revestido especial para uma melhor fixação.
Arco de rosas.
|
Tipo liana (p. ex., feijoca, lúpulo, madressilva, quivi, glicínia, akebia, aristolóquia) | Os rebentos crescem para cima e enrolam-se em espiral à volta de objetos, que lhes oferecem sustentação.
Depende da treliça.
Há plantas tipo liana que se enrolam para a direita e outras para a esquerda. Ao orientar a planta para cima tenha em conta esta característica e enrole-a no sentido natural, para que não caia da treliça.
| Treliças verticais e alinhadas na diagonal.
Nas varas lisas, é importante ter ligações transversais regulares para os rebentos não escorregarem.
Para as plantas tipo liana anuais (p. ex., feijocas), bastam canas de bambu leves ou cabos de aço.
Para as plantas tipo liana pesadas (p. ex., glicínia) são necessárias hastes e estruturas estáveis e robustas.
Não são necessárias grades de suporte.
|
Suporte para Trepadeiras: Construir treliças adequadas
De uma única haste vertical até sistemas de cabos de aço complexos: as treliças diferem no aspeto, na estabilidade e na orientação. Por isso, há umas mais adequadas para algumas plantas do que para outras.
As secções seguintes apresentam cinco variantes e ajudam-no a construir a treliça adequada.
Construir uma treliça
Uma espaldeira é uma forma estável de treliça especialmente indicada para perenes que crescem em altura e largura. Em vez de sebes e vedações, as espaldeiras com vegetação são excelentes como barreira visual no verão. Além disso, as volúveis e as plantas tipo liana cobrem de verde paredes e muros.
Como construir uma espaldeira
Com uma espaldeira, num terreno pequeno e em pouco espaço, pode plantar plantas ornamentais e árvores de fruto. Se assim o desejar, pode fazer as plantas crescer de uma determinada forma: em palmeta, em U ou em leque são algumas das mais simples de conseguir e de manter.
Mostramos-lhe como construir a estrutura básica de uma espaldeira, que tanto pode ser independente como fixada à parede:
As espaldeiras independentes no jardim são ótimas para frutos de semente, p. ex., maçãs, peras e também framboesas.
- Para isso, espete bem no chão estacas estáveis a uma distância de dois a três metros.
- Preencha agora as fendas da estrutura: para plantas mais leves, estique os cabos de aço entre os postes. Para garantir que o arame esticado não puxa facilmente os postes para o lado, também pode chumbar as estacas com betão.
- Para plantas mais pesadas, fixe várias ripas de madeira aos postes. Se necessário, corte-as à medida com uma serra pequena (p. ex., minipodadora de corrente a bateria STIHL GTA 26). Dependendo do tipo de planta, tenha em atenção as distâncias entre cada um dos cabos de aço e ripas.
- Em seguida, fixar a planta à espaldeira para a forma de crescimento desejada.
As espaldeiras de parede oferecem as condições ideais para o amadurecimento de frutos de caroço, como pêssegos, damascos ou figos, que adoram um local protegido numa parede virada a sul. Também os frutos de semente e as plantas ornamentais (p. ex., clematis) se desenvolvem em espaldeiras de parede, mas devem ficar orientados para leste ou oeste.
- Para árvores de fruto grandes, fixe à parede madeiras esquadriadas de 5 x 5 centímetros na vertical, pelo menos, 40 centímetros acima do chão.
- Por cima, fixe horizontalmente ripas para telhado de 24 x 48 milímetros ou madeiras esquadriadas de 3 x 3 centímetros de espessura. Isso também pode ser feito com cabos de aço bem esticados. Para que os cabos de aço não sobreaqueçam no verão, selecione um arame revestido a plástico. Dependendo do tipo de planta, tenha em atenção as distâncias entre cada um dos cabos de aço e ripas.
- Em seguida, fixar a planta à espaldeira para a forma de crescimento desejada. Para paredes de casas rebocadas, entretanto pintadas, as espaldeiras amovíveis são particularmente práticas.
Para que plantas é indicada uma espaldeira?
As espaldeiras são indicadas para legumes e fruta cultivados nos espaços verdes de casa. É uma treliça estável e duradoura de aplicação universal. Além disso, também permite cultivar em regiões frias frutos que gostam de calor, como os damascos e figos: para isso, basta proteger a espaldeira do vento e virá-la para sul.
Há muitos tipos de fruta adequados à espaldeira. Os mais comuns são as maçãs, as peras e as cerejas, que tanto podem ficar em espaldeiras independentes como encostadas à parede. Também os damascos, os figos e as uvas, que adoram calor, podem ser cultivados desta forma, mas devem ser fixados a uma parede virada a sul.
Entre os tipos de legumes que precisam de treliças estão os pepinos, as ervilhas e as feijocas. Os tomates agradecem também um apoio estável. Por um lado, porque não conseguem suportar o peso dos frutos sem apoio. Por outro lado, porque ocupam muito espaço no canteiro. As treliças permitem poupar espaço, já que permitem às plantas crescer em altura.
Para quem gosta de trabalhar com entusiasmo
Construir uma pérgula de treliça de bricolage
A pérgula é uma construção formada por colunas e uma grade de cobertura. É muitas vezes feita de metal ou madeira e serve ainda de treliça para plantas pesadas. Bem coberta de vegetação, uma pérgula é uma zona de descanso protegida e um excelente local para desfrutar do espaço verde à sombra.
Como construir uma pérgula
Enterre no chão, pelo menos, quatro postes de material resistente às condições meteorológicas. Uma potente motosserra facilita-lhe o trabalho numa treliça de madeira. Com ela pode cortar as vigas à medida. No caso das pérgulas de madeira, é aconselhável assentar os postes sobre bases de metal galvanizados, para evitar o contacto direto com o solo.
Coloque duas vigas transversais em paralelo para unir dois postes. Sobre as vigas transversais, fixe na vertical a quantidade de vigas de cobertura que quiser. Para obter uma melhor barreira visual, construa também nas superfícies laterais uma treliça de cabo de aço.
Agora é só encher a pérgula de plantas à sua escolha.
Para que plantas é indicada uma pérgula?
Uma pérgula é uma treliça robusta para que plantas tipo liana e escandentes se entrelacem. Constitui um apoio seguro para muitas trepadeiras, como trombetas e videiras. Uma pérgula exibe magistralmente magníficas rosas ou glicínias – uma visão extremamente bela durante a época de floração.
Para construir uma pérgula de madeira, o indicado é uma madeira resistente às condições meteorológicas. Assim, é possível adquirir no comércio especializado madeira impregnada à pressão ou madeira não-tratada, que você mesmo pode impregnar. As madeiras adequadas para a construção de uma pérgula são o larício nativo, o falso-abeto e o pinho.
Construa o seu arco de rosas
O clássico romântico entre os suportes para trepadeiras – um arco de rosas de metal, madeira ou arame. É usado frequentemente na área de entrada ou como divisória entre duas zonas no jardim. Esta treliça intemporal constrói-se num instante e são possíveis diversas versões.
Como construir um arco de rosas
Comece por escolher primeiro o material para a construção do arco de rosas. Dado que a estrutura irá ficar completamente coberta de vegetação com o passar dos anos, a qualidade e a robustez do material são essenciais. Para as treliças maiores, opte por madeira resistente às condições meteorológicas. Para uma construção estável, também pode dobrar ou mandar dobrar varão para betão. Uma alternativa é construir treliças com ramos mais grossos do seu próprio terreno ou com lenha espalhada na floresta.
Está na hora de decidir que forma deve ter a construção. A cobertura pode ser reta, arqueada ou em forma de duas águas. Fixe bem as duas extremidades do arco de rosas no chão. Para uma maior estabilidade, chumbe as extremidades com betão para que o arco de rosas não saia do sítio mesmo em caso de temporal.
Para que plantas é indicado um arco de rosas?
Se combinar bem vários tipos de trepadeira, o arco de rosas estará sempre magnificamente coberto de vegetação.
As espécies que dão flor revezam-se, e assim que termina o tempo de floração de uma das belas variedades, é a vez da próxima – A clematis e vários tipos de rosas são boas escolhas para o efeito. Coloque duas plantas de cada lado.
Ao escolher, tenha em conta o crescimento das plantas: a rosa-trepadeira de crescimento exuberante, como a "fachada dourada", chega facilmente à cobertura, formando uma magnífica grinalda.
A localização do arco de rosas também determina a escolha de plantas. Informe-se no comércio especializado se a trepadeira prefere estar ao abrigo do vento, ao sol, a meia-sombra ou totalmente à sombra.
Construir uma treliça de cabo de aço de bricolage
As treliças de cabo de aço são populares por muitos motivos. Por um lado, são resistentes e inoxidáveis, o que as torna extremamente resistentes ao desgaste. Por outro, são fáceis de ajustar, o que lhe permite dar asas à criatividade na sua conceção.
Os cabos de aço são usados tanto em pérgulas como em espaldeiras. Algumas treliças de jardim, como por exemplo, os sistemas de cabos de aço, são completamente de aço.
Como construir um sistema de cabos de aço?
Os sistemas de cabos de aço podem ser fixados de várias maneiras a uma parede ou a uma estaca de madeira. Escolha primeiro um local adequado para o sistema de cabos de aço. Disponha os cabos de aço como desejar e fixe-os à parede, ou à estrutura que escolheu, com um tensor de arame.
O local de montagem ou a estrutura têm de ser estáveis para suportar a força de tração do sistema de cabos de aço depois de tenso. Em seguida, estique o sistema de cabos de aço.
Para que plantas é indicada uma treliça de cabos de aço?
As treliças de cabos de aço são indicadas para todas as trepadeiras comuns, das volúveis às do tipo liana. Mas convém informar-se primeiro que disposição satisfaz as exigências da sua trepadeira.
Construa a sua grade de suporte
A grade de suporte é uma forma de construção possível de espaldeiras, pérgulas e sistemas de cabos de aço. A vantagem desta forma de grade é as plantas poderem expandir-se em rede em comprimento e altura.
Uma treliça de jardim com vegetação densa não só é agradável à vista, como também proporciona uma agradável barreira visual face a um terreno adjacente.
Como construir uma grade de suporte
Construa uma estrutura com, pelo menos, dois suportes de madeira, bambu, metal ou plástico. Fixe as réguas de madeira ou de metal, os cabos de aço ou os cordões no meio e disponha-os num padrão em cruz.
Ao construir uma grade de suporte, mantenha uma curta distância entre os elementos. A seguir, fixe bem a grade de suporte ao chão ou à floreira.
Para que plantas é indicada uma grade de suporte?
Especialmente as plantas de tronco pesado, como por exemplo, as escandentes, dependem de um sistema de grade robusto. Uma estrutura de grade de intervalos mais pequenos também permite que as volúveis de pecíolos mais leves se segurem.
Construa a sua treliça de reutilização criativa
A reutilização criativa (upcycling) também já se tornou uma tendência de jardinagem. Deseja reutilizar objetos ou materiais que já tem? Fantástico! Escadas velhas, cestos de vime, restos de vedações, mobiliário ou ferramentas de jardinagem resultam em excelentes treliças e ganham uma segunda vida.
Resumo: Construa a sua treliça de jardim
- Treliça para ajudar as trepadeiras a crescer de acordo com o seu tipo
Grade de suporte com vegetação: dá sombra e serve de divisória, protege dos olhares indiscretos e do vento
O tamanho, a forma e o material da treliça de jardim dependem do tipo de planta
Formas possíveis: hastes individuais, sistemas de cabos de aço complexos, espaldeiras, pérgulas, arcos de rosa e grades de suporte
Espaldeiras: treliças estáveis de metal, madeira, aço ou cabos de aço
Grades de suporte: estruturas em rede para as plantas se enrolarem em diversas direções
Treliças de cabos de aço: resistentes ao desgaste, individualmente enquanto sistema de cabos de aço ou em espaldeiras e pérgulas
Pérgula com vegetação abundante para trepadeiras pesadas (p. ex., videiras)
Alternativas baratas: escadas antigas
O arco de rosas é a treliça mais adequada para as rosas-trepadeiras. Mas as rosas-trepadeiras também se dão bem em pérgulas, espaldeiras de rosas ou grades de suporte na parede.
A treliça indicada para tomates podem ser simples cordéis, hastes em espiral ou mesmo canas de bambu ou paus de madeira. Ao escolher a treliça adequada, oriente-se pela altura de crescimento do tomateiro.
Para a treliça, é adequada uma madeira robusta e resistente às condições meteorológicas. As madeiras indicadas para a construção de uma treliça são a robinia (acácia-bastarda) nativa, a douglásia e o larício. Impregnada e tratada regularmente, a madeira fica protegida da humidade, dos fungos e dos insetos. Para evitar o contacto direto da construção de madeira com o solo, recomendamos que os postes sejam colocados sobre bases de metal galvanizado.
Para a treliça, o indicado é um cordel robusto (p. ex., de juta ou sisal), capaz de suportar o peso das plantas e dos frutos. Como o cordel está exposto a influências externas e ao peso da planta no exterior, desgasta-se rapidamente. Ao contrário, um sistema de cabos de aço com arame revestido a plástico é uma alternativa a longo prazo.