Tecnologia do motor STIHL 4-MIX®
A tecnologia STIHL 4-MIX® oferece uma potência excecional num formato leve e incorpora as melhores características dos motores a 4 tempos STIHL.
12.06.2023
STIHL 4-MIX®: o motor a 4 tempos melhorou
O motor STIHL 4-MIX® foi desenvolvido de forma a que todas as suas funções ajudem o utilizador da maneira mais eficaz possível. Ao contrário de outros motores a 4 tempos, o STIHL 4-MIX® utiliza a mesma mistura de combustível que um motor a 2 tempos – óleo e gasolina numa proporção de 1:50 ou um produto já misturado, como o STIHL MotoMix. Isto significa que são necessárias menos peças e passos de manutenção, permitindo um formato mais compacto, com menos vibrações e uma excelente relação peso/potência. O motor STIHL 4-MIX® atinge um binário elevado com uma quantidade de combustível comparativamente baixa, tornando-o numa excelente opção de baixas emissões. O seu funcionamento também é surpreendentemente silencioso.
O motor STIHL 4-MIX®: como funciona
O STIHL 4-MIX® é um motor a 4 tempos STIHL que funciona através de quatro ações, comummente designadas por admissão, compressão, combustão e escape.
À medida que a cambota roda, o pistão desloca-se para baixo no cilindro, a válvula de admissão é aberta e entra na câmara de combustão uma porção de mistura de combustível e ar acabada de fazer. Aqui, o que distingue o motor STIHL 4-MIX® é o canal de derivação que liga o respetivo comando de válvulas e o cárter ao canal de admissão. Este design inovador do motor conduz a mistura de combustível, ar e óleo aos componentes do motor com cada movimento do pistão, o que significa que o motor 4-MIX® é sempre lubrificado na perfeição, eliminado a necessidade de mudanças de óleo regulares.
Quando o pistão desce, a pressão em excesso aumenta no cárter. Isto transporta a mistura de combustível do cárter, através da caixa de cames, para o canal de admissão e depois para a câmara de combustão, o que significa que são abrangidos todos os pontos de lubrificação. O pistão no motor STIHL 4-MIX® desloca-se para cima novamente e a mistura na câmara de combustão é comprimida.
A mistura no motor STIHL 4-MIX® atinge a compressão máxima quando o pistão está na sua posição mais elevada – o ponto-morto superior. Pouco antes de isto acontecer, a vela de ignição desencadeia o processo de queima da mistura com uma faísca. Esta ignição antecipada significa que a mistura na câmara de combustão é queimada de forma eficiente e gerando o mínimo de resíduos. A ignição também obriga o pistão a descer novamente, sendo a energia correspondente transferida para o elemento funcional do seu produto STIHL.
Antes de o pistão atingir a sua posição mais baixa – o ponto-morto inferior – o came abre a válvula de escape no interior do motor STIHL 4-MIX®. Da próxima vez que o pistão descer, as emissões resultantes são forçadas a sair da câmara de combustão através do canal de escape. E o processo pode recomeçar.
Arranque simples
Cada motor STIHL 4-MIX® possui um sistema de descompressão automático integrado para simplificar o processo de arranque do motor. Quando liga o motor 4-MIX®, são utilizados pesos centrífugos para abrir muito ligeiramente uma válvula no motor; alguma da pressão de compressão pode escapar-se através desta pequena fresta, o que significa que irá necessitar de menos potência para dar arranque ao motor. Assim que a velocidade de arranque é excedida pelo primeiro ciclo de funcionamento, o sistema de descompressão automático desativa-se na hora para que o motor 4-MIX® funcione de forma eficiente e potente com a compressão total.
O inovador design especial do motor STIHL 4-MIX®
O motor 4-MIX® é incrivelmente leve. Dado que o motor é lubrificado através da mistura de combustível e óleo durante o funcionamento, alguns componentes presentes nos motores convencionais a 4 tempos foram eliminados, como bombas de óleo e os respetivos filtros e reservatórios. Além de tornar o motor mais leve, o design STIHL 4-MIX® significa que verificações, mudanças de óleo e eliminação de óleo usado são coisa do passado.
Motor STIHL 2-MIX ou 4-MIX®?
Ambos os nossos sistemas de motores topo de gama são inovadores, potentes e extremamente eficientes. Resumimos as principais características dos dois sistemas na tabela abaixo.
Motor STIHL 2-MIX | Motor STIHL 4-MIX® |
---|---|
Consumo de combustível reduzido | A potência disponível é aplicada da forma mais eficaz possível |
Custos operacionais mais baixos | Pode ser usado em qualquer lugar |
Propulsão eficiente | Binário muito elevado |
Formato compacto | Poluição reduzida |
Resumo: Motor STIHL 4-MIX®
- Menos poluentes: como o combustível deixa poucos resíduos quando entra em combustão, o motor cumpre os requisitos da rigorosa norma de emissões Euro V
- Sem necessidade de manutenção de óleo: a manutenção é simples porque o motor STIHL 4-MIX® usa a mistura comum de combustível e óleo
- Leve: como o motor é lubrificado pela mistura de combustível, o motor STIHL 4-MIX® não necessita de bombas de óleo nem dos respetivos filtros e reservatórios, que existem nos motores a 4 tempos convencionais
- Nível de ruído mais baixo: funcionamento silencioso, mesmo quando está a trabalhar arduamente
- Potência do motor e binário elevado: a compressão elevada oferece um desempenho excecional