Manutenção de árvores: aplicações práticas

A poda profissional de árvores envolve muitas tarefas exigentes – neste contexto, as máquinas de alta qualidade não podem faltar.

A arborista Viktoria Carstens a trabalhar no topo de uma árvore

Vista geral: Aplicações de manutenção de árvores

  • As tarefas de uma arborista incluem a manutenção e conservação de populações de árvores
  • Uma máquina adequada para o abate profissional de uma árvore doente é, por exemplo, a 
    motosserra a bateria STIHL MSA 220 T
  • A MSA 220 T oferece 2100 watts de potência da bateria com o premir de um botão, sem ter de puxar a corda de arranque
  • A minipodadora de corrente a bateria STIHL GTA 40 é adequada, entre outras coisas, para a manutenção de árvores devido à queda de ramos
  • A GTA 40 dispõe de uma potência de 520 watts com 60 horas de tempo de utilização total e, tal como a MSA 220 T, também pode ser utilizada à chuva
Viktoria Carstens corta um ramo numa copa de árvore com uma minipodadora de corrente STIHL GTA 40

Por motivos de segurança, Viktoria Carstens remove os ramos podres da árvore.

O trabalho de uma arborista

Cuidar das árvores, saneá-las e realizar intervenções em árvores doentes ou danificadas – tudo isto faz parte da exigente área de aplicação da manutenção profissional de árvores.

Uma profissão que exige paixão, bem como a vontade de ultrapassar obstáculos e enfrentar sempre novos desafios.

A arborista Viktoria Carstens sabe por experiência própria que é necessária a máxima concentração a alturas de 25 metros e que cada movimento conta.

Dois exemplos de utilização, o abate de uma árvore em decomposição e a manutenção de ramos em queda, são abordados em separado a seguir.

Remoção de árvores devido a vitalidade limitada

A remoção de uma árvore com vitalidade reduzida é um trabalho complexo que apresenta riscos específicos. Equipamento e técnicas adequados são necessários para realizar o trabalho com segurança e precisão.

 

Ícone IPX4

Vantagens da MSA 220 T: potente e silenciosa

A potente motosserra a bateria STIHL MSA 220 T tem algumas vantagens decisivas quando se trata de trabalhos exigentes de manutenção de árvores. Oferece aos profissionais qualificados de poda de árvores uma potência a bateria de 2100 watts com o premir de um botão – e, assim, um desempenho de corte particularmente elevado. Além disso, dispõe de uma proteção certificada contra salpicos de água de acordo com a classe de proteção IPX4.

A arborista Viktoria Carstens pendurada numa bétula com um cabo de segurança e uma motosserra a bateria STIHL MSA 220 T
A MSA 220 T pode ser pendurada no olhal de suporte do cinto de escalada

Para começar a serrar, não é necessário puxar a corda de arranque, o que torna o trabalho em cima da árvore significativamente mais fácil e seguro.

É aqui que a MSA 220 T demonstra as suas vantagens de funcionar a bateria na utilização profissional em comparação com as máquinas a gasolina. Outra vantagem em relação às máquinas a gasolina é o facto de poderem ser usadas sem qualquer problema em áreas sensíveis ao ruído.

A inovadora bolsa 2 em 1 para bateria AP compatível com o sistema Advance X-Flex reduz o peso da motosserra de poda em 0,9 a 1,6 kg, dependendo da bateria. Isto proporciona uma excelente relação peso/potência – uma enorme vantagem ao trabalhar em cima de árvores. 

A bateria STIHL AP 300 S é colocada num saco

STIHL AP 300 S: potência a bateria inteligente para profissionais

A bateria AP 300 S de longa duração permite um trabalho contínuo e fiável sem interrupções. O contador de energia/tempo integrado garante uma visão geral rápida do estado, o que ajuda a planear o tempo de utilização com precisão e a executar o trabalho sem problemas. 

Vantagens da GTA 40: compacta e bem manobrável

A mini serra profissional a bateria STIHL GTA 40 é igualmente compacta e bem manobrável. Tanto é adequada para cortar arbustos e sebes, como para serrar a copa de uma árvore que ainda está de pé.

Na indústria de transformação de madeira para o ramo da construção civil, a GTA 40 pode ser utilizada como ferramenta universal – e tem inúmeras vantagens: Pode ser utilizada à chuva, com certificação IPX4 o que evita tempos de inatividade durante a utilização profissional.

Com um tempo de utilização total de 60 horas e uma potência de 520 watts, oferece aos profissionais a potência de bateria necessária para realizarem sem problemas e sem interrupções até as tarefas mais complexas de manutenção de árvores.

Dica extra: Abater madeira morta

Viktoria Carstens pendurada numa bétula com uma corda de segurança a cortar o tronco com uma MSA 220 T
A MSA 220 T é ideal para abater madeira morta.

As máquinas acima apresentadas, ou seja, a MSA 220 T e a GTA 40, são excelentes para trabalhos de serragem precisos e demorados, graças ao elevado desempenho da sua bateria. E não é tudo: estão à altura da exigente tarefa de remover madeira morta de forma segura.

Por madeira morta entende-se árvores mortas que já não estão a crescer. Estas árvores correm o risco de cair ou perder ramos sem qualquer outra intervenção. Por isso, o abate de madeira morta apresenta desafios especiais que aumentam o risco de acidentes.

Aqui é necessário realizar uma avaliação profissional dos perigos para garantir um trabalho seguro.

Ícone de e-mail

A newsletter STIHL de profissionais para profissionais

A nossa newsletter profissional STIHL oferece-lhe regularmente todas as informações sobre os nossos produtos de alto desempenho, serviços e eventos para utilizadores profissionais.

Outros serviços para profissionais