Planear e plantar uma horta

Sonha em colher um almoço delicioso do seu espaço verde? Torne isso em realidade com o nosso guia para planear e plantar uma horta.

Plantar uma horta: um homem agachado num canteiro com legumes em abundância ao lado de uma vedação de madeira

Vista general: planear e plantar uma horta

  • Ao planear um a sua pequena horta num canteiro de legumes, deve escolher um local soalheiro com alguma proteção contra o vento
  • Uma largura de aproximadamente 1,2 m e um comprimento de 4 m permitirão um fácil acesso para trabalhar e manter o canteiro
  • Pode colocar o seu novo canteiro de legumes numa parte do relvado ou numa área não utilizada do espaço verde
  • Comece por eliminar o coberto vegetal e o manto herbáceo da superfície. Ao soltar a terra, remova todas as pedras e ervas daninhas que encontre
  • Dependendo da estrutura e da qualidade do seu solo, pode adicionar composto ou farinha de osso para o melhorar
  • Ao selecionar legumes para plantar no seu canteiro, escolha variedades que se deem bem juntas: nem todas as plantas crescem bem em conjunto
  • Os espaços verdes de legumes são geralmente fáceis de cuidar, mas beneficiam de um período de repouso ou de uma sementeira com estrume verde a cada três anos

A sua própria horta: a abundância no seu quintal 

Arranjar lugar para um canteiro de legumes no seu espaço verde pode querer dizer que pode produzir mais produtos do que aquilo que imagina. Dispensando apenas alguns metros quadrados, pode facilmente cultivar cenouras, batatas e ervilhas. E, com um pouco de planeamento, a sua horta pode até alimentá-lo durante todo o ano. Plantar na horta e mantê-la não é difícil, mas exige algum tempo e empenho. Elaborámos um guia que lhe diz o que precisa de saber sobre o planeamento e a plantação de um canteiro de legumes bem-sucedido.

Metade da relva já foi removida da área demarcada

Planear a sua horta: onde e quando fazer?

Antes de começar a fazer o seu canteiro de legumes deve ter em conta o seu espaço verde e elaborar um plano que reflita as suas condições de crescimento. Isto irá orientá-lo relativamente às decisões sobre plantação que tomar a seguir. Elaborámos algumas dicas e ideias para hortas para o ajudar a escolher um bom local para a sua.

Um relvado verde e uma vedação de madeira, com um carrinho de mão e vasos de plantas à sombra de uma árvore

Escolher o local certo

O sol é fundamental para culturas saborosas; por isso, pense em colocar o seu canteiro de legumes na parte do seu espaço verde que apanha mais sol durante o dia. Também deve pensar num abrigo, pois muitas plantas não irão vingar num local ventoso; pequenas sebes ou arbustos soltos, como a groselheira-vermelha, são uma boa proteção contra o vento e irão abrigar os seus legumes sem os cercar completamente. Pode colocar o seu canteiro de legumes numa área de relvado ou noutro espaço não utilizado.

Se não tiver solo aberto para um canteiro de legumes, pode optar por um canteiro elevado: isto ocupará menos espaço, mas exige alguma habilidade manual.

Plantar uma horta: um homem a plantar plântulas num canteiro de legumes ao lado de uma vedação de madeira

Quando devo fazer o meu canteiro de legumes?

Em princípio, pode preparar um canteiro de legumes em qualquer altura do ano, embora seja melhor evitar fazê-lo quando o tempo estiver muito quente, bem como quando existir o risco de geada. Como tal, recomendamos que crie a sua horta na primavera ou no outono. Outra vantagem de meter mãos à obra na primavera é poder começar a plantar imediatamente. Se fizer o canteiro de legumes no outono, existe o perigo de as ervas daninhas tomarem conta de tudo no inverno. Nesse caso, terá de o limpar novamente antes de poder começar a plantar na próxima estação. Fevereiro a março é a altura ideal para fazer o seu canteiro de legumes.

Planear e plantar uma horta: instruções passo a passo

Já tem algumas ideias sobre o seu novo canteiro de legumes? Vamos orientá-lo nos passos necessários para transformar um local não utilizado num canteiro de legumes.

Sugestão profissional da STIHL

Se pretende ser totalmente autossuficiente na sua horta, deve planear cerca de 40 m quadrados de espaço de crescimento para cada pessoa que viva na sua casa. Se tiver uma horta deste tamanho, provavelmente não precisará de comprar mais ervas aromáticas ou legumes.

Auxiliares úteis para jardinagem

Plantar uma horta: guia de crescimento

Cada legume tem o seu próprio encanto. Elaboramos algumas dicas para si que o ajudarão a conceber o seu canteiro de legumes, para que possa programar com sucesso o plantio e o cultivo dos seus legumes.

Calendário de plantio de hortaliças e legumes

Nome Espaçamento dos sulcos em cm Distância de plantação em cm Altura para semear ou plantar Época de colheita
Couve-flor 40 40-50 Abril a agosto Agosto a setembro
Brócolos 40 50 Semear em abril; plantar entre abril e maio. Junho a outubro
Feijão-de-trepar 60 5-10 Semear entre maio e julho Julho a outubro
Batatas novas 60 40 Semear batatas a partir de abril Junho a agosto
Alface 30 25-30 Semear entre março e julho; plantar entre abril e agosto Maio a outubro
Alface-crespa 30 15-20 Semear entre abril e agosto Junho a outubro
Acelga 20 30 Semear entre março e junho; plantar entre abril e junho Junho a agosto
Cenoura 20 3-6 Saat Ende März bis Juli Maio a outubro
Alho-francês 30 15 Abril Agosto a dezembro
Rabanete 20 10-15 Semear entre março e agosto Abril a outubro
Couve-roxa 50 50 Semear em abril; plantar em maio Julho a outubro
Tomate 60 50 Semear no interior a partir de fevereiro; plantar entre maio e junho Julho a outubro
Cebola 25 10 Plantar em finais de março ou em abril Agosto a setembro

Plantas companheiras: que plantas se dão bem juntas?

Ao plantar uma horta, costuma ser melhor apostar em várias culturas. Na verdade, algumas ervas aromáticas e legumes são ótimas plantas companheiras, porque ajudam a protegerem-se umas às outras contra pragas, contribuindo assim para um crescimento bem-sucedido em conjunto. Mas tenha cuidado: ao mesmo tempo, deve evitar-se emparelhar algumas plantas, porque isso pode prejudicar o seu crescimento. Resumimos algumas das principais regras relativas a plantas companheiras, para o ajudar a planear o crescimento da melhor forma possível.

Planta Dicas Dá-se bem com Não se dá bem com
Brócolos Requer grandes quantidades de água regularmente Feijão, ervilhas, batatas, alface, aipo, tomate Alho, cebolas, morangos
Batatas As batatas novas podem ser colhidas no início do ano Couve, couve-rábano, espinafre Tomate, abóbora, aipo
Acelga Colher apenas as folhas exteriores Rabanetes, cenouras, couve Espinafre, beterraba
Cenoura Colha no prazo de 8 semanas Cebolas, alho-francês, rabanetes, ervilhas Alho-francês, beterraba, batatas novas
Pimentos Germinar no interior e plantar num local soalheiro Salsa, aipo, manjericão, alho-francês Pepino, batatas, ervilhas
Beterraba Colher a partir de setembro Cebolas, canónigos Espinafre
Tomate Costuma dar-se melhor numa estufa do que num canteiro. Ervilhas, manjericão Batatas
Curgete Necessita de muita água e calor Alface, cenoura, beterraba, rabanetes, aipo, cebolas Tomate, pepino, batatas, rabanetes
Cebola Colher apenas quando as folhas estiverem amarelas e murchas Endro, alface, cenoura, beterraba, morangos Ervilhas, brássicas

Outras dicas para a sua horta

Elaborámos algumas dicas gerais para garantir que pode continuar a usufruir do seu canteiro de legumes durante muito tempo, mantendo o seu solo saudável e minimizando o risco de doenças que afetam a sua cultura.

Sequência e rotação de culturas

Cada planta extrai um determinado perfil de nutrientes do solo e entender isso deverá orientá-lo nas suas escolhas de sequência de culturas. Por exemplo, as batatas não devem ser plantadas logo a seguir ao tomate, à beringela, aos pimentos ou às malaguetas. Por outro lado, a alface e as ervilhas desenvolvem-se particularmente bem no solo em que as batatas foram colhidas. A rotação de culturas vale a pena não apenas para gerir a composição de nutrientes do seu solo, mas também porque, ao cultivar os mesmos legumes num local, todos os anos, aumenta o risco de doenças e pragas provenientes do inverno do ano anterior.

Imagem ampliada de um campo de trevo em flor

Estrume verde

Manter sua horta saudável a longo prazo significa deixá-la descansar ocasionalmente. Durante essas estações de pousio, plantar estrume verde é uma ótima forma de fornecer nutrientes ao solo e suprimir ervas daninhas. Trevo e tremoceiro são boas opções. Semeie no outono, após a colheita, deixe durante o inverno, depois corte e cave as aparas no solo. Também é útil plantar estrume verde em canteiros que ficarão vazios por um longo período.

Grande plano de uma planta de couve (brassica oleracea)

Legumes de inverno

A sua horta não precisa de estar sem supervisão durante a estação fria. Os legumes de inverno, como vários tipos de couve ou canónigos, são ideais para uma colheita tardia. O nosso guia também explica como preparar o seu canteiro de legumes para o inverno.

Manutenção e rega

Se passar um ancinho pelo seu canteiro de legumes regularmente, não precisará de o regar com tanta frequência. O ancinho afeta a estrutura do solo causando menos evaporação de água. A quantidade de água necessária depende do tipo de cultura e das condições meteorológicas, claro. Tenha em atenção que, de uma forma geral, é melhor regar generosamente, mas com menos frequência, do que regar pouco e mais vezes. A água da chuva recolhida é perfeita para regar as suas plantas.

Recomendamos que deixe a sua horta repousar completamente de três em três anos para que esta se possa regenerar. Se estiver constantemente ocupada por plantas, a qualidade do solo pode deteriorar-se a longo prazo e os nutrientes esgotam-se.

lantar uma horta: um canteiro de legumes folhosos ao lado de uma vedação de madeira

Mais dicas de jardinagem