Como construir um canteiro elevado em madeira – dois métodos que se adaptam ao seu estilo de espaço verde
Um legume cultivado por nós é um prazer imbatível e um canteiro elevado é um espaço de crescimento eficiente que torna a tarefa mais fácil. Descubra como construir um canteiro elevado através dos nossos guias.
12.11.2021
A alegria especial da jardinagem num canteiro elevado de bricolage para o espaço verde
Construir um canteiro elevado em madeira para o espaço verde é um projeto que dá prazer executar e poderá apreciar os resultados durante muitas estações. Uma das coisas especiais de optar por construir a seu canteiro elevado é que não tem de fazer concessões no que respeita ao design: criámos dois conjuntos de instruções de bricolage, para que possa escolher entre fazê-lo com tábuas de madeira aplainadas ou com toros rústicos. Escolha o que melhor se adequa a si e ao seu espaço verde, ou que materiais poderá obter; seja qual for o tipo de canteiro elevado que escolher, desejamos-lhe uma colheita muito feliz e saborosa. Avancemos então para os nossos guias de construção de canteiros de jardim em madeira.
Preparação: escolher os materiais
Ao escolher a madeira com que deve construir os seus canteiros elevados para o espaço verde, opte por madeiras duras e robustas, como, por exemplo, a douglásia, o larício ou a robinia; madeiras macias como a bétula, o álamo e amieiro não são adequadas.
Preparação: planear o canteiro elevado para o espaço verde
Espaço verde, terraço ou varanda: pondere a localização dos seus canteiros em madeira elevados antes de começar a construí-lo. Para utilizar a canteiro com eficácia, deverá conseguir aceder facilmente a todos os seus lados. Recomendamos uma largura máxima entre 140 e 160 cm para um canteiro independente e entre 70 e 80 cm se construir a canteiro contra uma parede. A altura de trabalho recomendada é de aproximadamente entre 70 e 100 cm, dependendo da altura do utilizador. Não se esqueça de verificar se não existem plantas altas nas proximidades, pois estas irão fazer sombra no seu canteiro elevado, o que não é o ideal para o crescimento. Depois de encontrar o local certo, pode começar a construir o seu canteiro elevado.
Compromisso com a sua segurança: equipamento de proteção individual
A utilização de máquinas potentes na bricolage, como uma motosserra STIHL, é divertido e significa que pode alargar as suas aptidões, o que é ótimo, desde que possa confiar na eficácia e segurança do vestuário de proteção que usar. Use sempre equipamento de proteção individual ao trabalhar com a sua motosserra. Isto inclui um capacete, calças com proteção anticorte, botas de segurança, etc. Consulte o manual de instruções do seu produto para mais informações. Familiarize-se inteiramente com a motosserra antes de a utilizar pela primeira vez e verifique se esta se encontra em perfeitas condições antes de cada utilização. Mediante pedido, o seu concessionário STIHL terá todo o gosto em preparar a sua motosserra STIHL para a primeira utilização, além de o aconselhar relativamente a modelos e tamanhos de vestuário de proteção, que pode experimentar à sua vontade. Lembre-se de que o equipamento de proteção individual não substitui técnicas de trabalho seguras.
Construir um canteiro elevado a partir de tábuas
As tábuas de madeira são um material simples e excelente para construir um robusto canteiro elevado de madeira. Explicamos como fazê-lo passo a passo.
Preparação: ferramentas e materiais
- Tábuas e postes
- Pedras de delimitação
- Minipodadora de corrente, p. ex., STIHL GTA 26
- Pá de plantio
- Pistola agrafadora
- Faca tática
- Aparafusadora a bateria
- Fita métrica ou régua de metro
- Nível de bolha de ar
- Parafusos
- Rede de arame
- Revestimento para lagos ou membrana impermeável
- Canto de alumínio
Como construir um canteiro elevado de bricolage a partir de tábuas
1.º passo: escavar os pontos de apoio
Comece por marcar com estacas e cordas a área onde pretende construir o canteiro elevado, tendo o cuidado de ver se os cantos estão em esquadria. Em seguida, escave com uma pá de plantio os 10 cm da parte de cima do relvado.
Sugestão profissional da STIHL: Não deite fora o tapete de relva que levanta; reserve-o. Será útil no momento de encher o seu canteiro elevado, para que forneça os nutrientes e a estrutura necessários às plantas.
2.º passo: colocar as pedras de delimitação
Alinhe as paredes da floreira que fez com pedras de delimitação. Estas irão proteger o canteiro elevado da humidade do solo e assegurar que não fica danificado se utilizar uma aparadora. Verifique com um nível de bolha de ar se as pedras estão planas.
3.º passo: instalar os suportes
Utilize uma minipodadora de corrente STIHL GTA 26 para cortar os postes de madeira para o comprimento necessário: caso pretenda construir um canteiro elevado com 1 m de altura, corte os postes para um comprimento de 1,1 m para ter em conta os 10 cm dos pontos de apoio que escavou. Em seguida, coloque 4-6 postes da parte de dentro das pedras de delimitação, pondo um poste em cada canto e mais um por metro.
Sugestão profissional da STIHL: Abra entalhes no fundo dos postes para encaixarem sobre as pedras de delimitação.
4.º passo: cortar madeira e instalar as tábuas do fundo
Utilize uma minipodadora de corrente para cortar tábuas de madeira com o comprimento certo para os painéis laterais do canteiro elevado. Fixe a fila inferior de tábuas no devido lugar, aparafusando-as aos postes ao alto.
5.º passo: prender a rede de arame e construir os lados
Coloque a rede de arame no fundo do canteiro elevado, de modo a que fique a sobressair por cima das pedras de delimitação. Se o arame for demasiado, corte-o ou dobre-o. Prenda bem o arame às tábuas de madeira. Em seguida, construa os lados aparafusando as tábuas no lugar até ao topo dos postes ao alto.
6.º passo: fixar o revestimento
Agora, aplique o revestimento para lagos ou a membrana impermeável na parede interior do canteiro elevado e fixe com pregos.
7.º passo: últimos retoques no seu canteiro elevado
Para o acabamento perfeito, use mais tábuas para criar um contorno que cubra a parte superior dos postes e as arestas das tábuas. Se vir que há porções de tábuas salientes nos cantos, basta cortá-las à face. Por último, mas não menos importante, instale um canto de alumínio para rematar os cantos verticais do seu canteiro elevado. O seu canteiro elevado está agora concluído e pronto para a plantação.
Como construir um canteiro elevado de bricolage para o espaço verde a partir de toros?
Os toros também são excelentes materiais para canteiros em madeira elevados. É aconselhável remover a casca dos toros antes de construir o canteiro elevado; isto porque a casca envelhece mais depressa do que a madeira propriamente dita, pelo que o seu canteiro pode começar a parecer estragado antes do tempo.
Preparação: ferramentas e materiais
São necessárias as seguintes ferramentas e materiais para construir canteiros de jardim em madeira elevados a partir de toros:
- Toros
- Uma motosserra, p. ex. STIHL MS 170
- Cavalete (opcional)
- Correia tensora
- Fita métrica ou régua de metro
- Giz/lápis para marcação
- Rede de arame
- Parafusos para madeira
Sugestão profissional da STIHL: O diâmetro dos troncos de madeira de que precisa depende do tamanho do canteiro elevado que pretende construir: quanto mais alto for o canteiro, mais grossos deverão ser os toros. Geralmente, a madeira mais grossa garante uma melhor estabilidade da estrutura; tenha também em atenção que necessitará de parafusos mais compridos.
1.º passo: dividir a madeira longitudinalmente
Os troncos de madeira irão formar as paredes laterais do seu canteiro elevado e o primeiro passo é dividi-los com a sua motosserra STIHL MS 170. Quanto mais alto quiser que fique o seu canteiro, tantos mais pedaços de madeira terá de dividir longitudinalmente. Serrar os troncos a meio requer precisão e não é tarefa simples – estas dicas irão facilitar-lhe a vida.
- Marque os locais em que a motosserra deverá cortar ao longo das faces e dos lados compridos da madeira.
- Com o tronco no chão, corte verticalmente com a motosserra até meio da sua espessura. Corte desta forma ao longo da linha marcada.
- Vire a madeira ao contrário e repita o corte vertical do outro lado para o centro, para chegar ao seu primeiro corte.
Cuidado: Ao serrar, não deixe a guia tocar acidentalmente no chão. Se necessário, utilize uma alavanca de abate para levantar o toro. Importante: Deve imobilizar o toro, utilizando cunhas, por exemplo, para garantir que não resvala acidentalmente enquanto estiver a serrar.
Quando a madeira estiver pronta para construir os lados do canteiro elevado, avance para o passo seguinte: fazer os postes de canto e cortar os toros divididos no comprimento certo.
2.º passo: cortar os postes de canto e as laterais
Irá usar quatro postes de canto para construir o seu canteiro elevado de madeira, e estes são feitos simplesmente de peças que não foram divididas. Corte os postes até à altura de construção pretendida – um cavalete será uma boa ajuda como referência. Sempre que possível, deve colocar estes quatro postes no chão para maior estabilidade; se desejar, adicione 10 cm ao comprimento.
Sugestão profissional da STIHL: Some os diâmetros dos toros que já dividiu. A soma destas medidas será a altura do canteiro elevado construído por si e, como tal, também o comprimento que os postes de canto têm de ter.
Pegue nos pedaços já divididos e corte-os até ao comprimento certo para os lados, até ter os pedaços cortados suficientes para que o canteiro fique à altura desejada. Cuidado para não os deixar demasiado curtos. O excesso de material pode ser cortado mais tarde para que as superfícies do seu canteiro elevado de bricolage para o espaço verde fiquem bem alinhadas. Agora já tem todos os materiais prontos para construir o seu canteiro elevado de madeira. O próximo passo visa assegurar que o seu canteiro permanece em segurança.
3.º passo: construir as fundações
São necessários apenas alguns passos simples para construir as fundações para o seu canteiro elevado.
- Coloque os postes de canto no lugar e enterre-os no chão, se possível.
- Use uma rede de arame de malha fina para revestir a área que marcou – isto serve para evitar que roedores indesejados e outros visitantes passem por baixo e cheguem ao canteiro que construiu.
- Instale a primeira fila, a mais baixa, de toros divididos com o lado plano virado para dentro. Aparafuse-os aos postes de canto, empurrando sempre os parafusos a partir do exterior, atravessando o material da parede até entrarem no poste.
Sugestão profissional da STIHL: Utilize os pedaços de madeira mais largos para construir esta fila de baixo.
Agora que a sua base está no lugar, precisa de construir as paredes empilhando toros à mesma altura dos postes de canto. O passo seguinte diz-lhe como.
4.º passo: montar as laterais
As fundações do seu canteiro elevado de madeira estão feitas, por isso, basta montar as laterais. Empilhe os toros divididos para construir as paredes laterais começando pelos mais grossos. Para uma estrutura uniforme, alterne a orientação da madeira à medida que constrói: a base de toro à esquerda, ponta à direita e depois ao contrário. Aparafuse as extremidades de cada pedaço de madeira aos postes de canto para os fixar. A seguir, pode avançar para o trabalho de precisão do seu canteiro elevado.
5.º passo: últimos retoques
Depois de ter construído o canteiro elevado até à altura pretendida, serre as partes salientes dos toros de modo a ficarem ao mesmo nível e com bom aspeto. Também pode usar a motosserra para arredondar os cantos – não só fica melhor, como também reduz o risco de as pessoas se ferirem ao passarem.
Plantar em canteiros elevados de espaço verde
Depois de fazer o seu canteiro elevado de madeira de bricolage, precisa de o encher para que as plantas comecem a crescer. O nosso artigo mostra-lhe como sobrepor material de enchimento no seu canteiro elevado e o que ter em conta ao plantar.
Resumo: como construir um canteiro elevado
- Um canteiro elevado é ideal para cultivar vegetais ou ervas aromáticas a uma altura de trabalho confortável
- Pode utilizar toros ou tábuas de madeira para construir um canteiro elevado
- Antes de poder começar a construir, precisa de escolher a madeira e o tamanho certos e um local ao sol
- Ao trabalhar com máquinas, use o equipamento de proteção individual especificado nas instruções de operação
- Prepare os pontos de apoio para o canteiro elevado, colocando os postes nos cantos, e construa as laterais, fixando tábuas de madeira ou toros divididos à volta deles
- Depois de ter construído o canteiro elevado, encha-o e plante à sua vontade