Como limpar um corta-relva?
É impossível evitar que o corta-relva fique sujo, mas pode criar o hábito de limpá-lo por dentro e por fora, para garantir um desempenho excecional duradouro.
29.06.2021
Preciso mesmo de limpar o meu corta-relva?
O seu corta-relva é uma excelente máquina para os cuidados do espaço verde: da primavera ao outono, é regularmente utilizada para cortar a relva e pode ser utilizado durante horas a fio. É inevitável que o seu corta-relva acumule sujidade e resíduos de plantas na lâmina de corte e noutras peças, o que, ao longo do tempo, começará a prejudicar a sua capacidade de corte se não tomar medidas. Dar ao seu corta-relva uma limpeza rápida após cada utilização ajuda a manter um bom e consistente resultado de corte, enquanto que uma limpeza profunda esporádica dos mecanismos contribuirá para manter o corta-relva operacional durante muito tempo.
Seguro e limpo com o equipamento certo
A segurança deve estar sempre em primeiro lugar quando limpar o seu corta-relva: use sempre luvas robustas. É particularmente importante usar luvas de material robusto durante a limpeza da lâmina de corte, para que esteja protegido contra lacerações.
Como limpar um corta-relva após cada utilização?
Depois de cortada a relva e de as aparas terem sido despejadas no monte de composto, é importante fazer uma limpeza rápida antes de guardar o corta-relva. A sujidade tem um efeito negativo sobre os materiais e quanto mais tempo permanecer, mais se entranha – para além disso, uma lâmina de corte suja nunca irá funcionar tão bem como uma limpa. Iremos explicar-lhe como realizar este tipo de limpeza regular.
O que vai precisar:
- Luvas robustas
- Espátula de madeira ou silicone
- Pincel
- Detergente específico para sujidade entranhada, por exemplo, STIHL Multiclean
Remova o recolhedor e limpe o interior com uma escova manual. Também pode escovar a carcaça do corta-relva para remover a sujidade grosseira e a relva. A seguir, utilize um pano húmido para limpar o exterior do corta-relva, certificando-se de que a sujidade calcada é removida. É possível utilizar uma mangueira de jardim para limpar o corta-relva, mas recomendamos que use uma pressão de água baixa. As máquinas de limpeza de alta pressão não são adequadas para limpar os corta-relvas.
A seguir, coloque o corta-relva na posição de limpeza; as instruções de operação do corta-relva mostram-lhe como fazê-lo. Se tiver uma máquina de cortar relva a gasolina, certifique-se de que a vela de ignição fica sempre virada para cima, caso contrário, o óleo pode escorrer e causar danos graves no motor e no carburador.
Limpe a parte inferior do corta-relva com uma espátula e uma escova. A espátula é ideal para remover resíduos de plantas grosseiros e volumosos da área da lâmina. Não se esqueça de que será menos trabalhoso limpar bem esta parte do corta-relva, se o fizer logo após a utilização, uma vez que a sujidade fresca e a matéria vegetal saem mais facilmente. Remova cuidadosamente a sujidade da lâmina de corte, utilizando uma espátula ou uma escova manual. Se necessário, também pode utilizar um produto de limpeza específico para remover a sujidade entranhada.
A limpeza rápida está concluída e pode guardar o corta-relva, que está pronto para a próxima utilização! Uma limpeza mais profunda requer um pouco mais de esforço, e é um passo importante na manutenção, que deve ser realizado após cada 25 horas de utilização, bem como após um período prolongado de armazenamento. Nós guiamo-lo pelos passos abaixo.
Como limpar um corta-relva a fundo?
Após aprox. 25 horas de utilização, deve limpar o seu corta-relva a fundo. Isto poderá ser necessário mais cedo ou mais tarde durante a época de corte de relva, dependendo da intensidade do trabalho e da forma como utiliza o corta-relva. É importante ter presente que a limpeza regular facilita a manutenção – e a manutenção regular prolongará a vida útil do seu corta-relva.
As lâminas de corte desgastam-se a diferentes velocidades, dependendo de onde e por quanto tempo são utilizadas, pelo que é importante inspecioná-las quando limpar o corta-relva a fundo, para verificar se apresentam fissuras ou se têm de ser reafiadas. Caso tenha sido previamente afiada, deverá verificar se a lâmina atingiu o seu limite de desgaste, de acordo com as instruções de operação. A peça terá de ser substituída quando o seu limite for alcançado, ou talvez ainda antes.
Também pode remover a lâmina conforme indicado nas instruções de operação e levá-la a um concessionário STIHL para inspeção. O seu concessionário poderá afiar a lâmina de forma profissional e calibrá-la corretamente. Embora uma lâmina costume durar vários anos, trata-se de um produto de desgaste, que tem de ser totalmente substituído periodicamente. A afiação e a calibragem regulares prolongam a sua vida útil e eficácia. O seu concessionário STIHL também pode substituir a lâmina por si.
É fácil esquecer-se, mas, realmente, faz uma grande diferença: retire o recolhedor e lave-o simplesmente à mangueirada. Isto é importante para que a sujidade e os resíduos de plantas não endureçam ou emboloreçam durante o armazenamento. Um produto de limpeza específico, por ex., o STIHL Multiclean, será útil se precisar de remover sujidade entranhada.
Os filtros de ar purificam o ar do carburador, pelo que ficam contaminados durante a utilização. Deve bater o filtro de ar ou usar um pincel para remover regularmente a sujidade; ou então, para uma limpeza mais profunda, pode utilizar ar comprimido. Se o filtro continuar sujo e descorado, deve substituí-lo para garantir um bom desempenho consistente.
Pode limpar a vela de ignição com um pano que não largue pelos. Observa algum sinal de desgaste ou tem tido algum problema em ligar o corta-relva? Em caso afirmativo, substitua a sua vela de ignição por uma nova. Geralmente, é necessário fazê-lo de três em três anos, embora a frequência exata dependa da regularidade e da intensidade de utilização do seu corta-relva.
Como limpar um corta-relva: armazenamento durante o inverno
Muitas vezes, a limpeza a fundo e a manutenção são efetuadas mesmo antes de o corta-relva ser guardado para o inverno. Elaborámos um guia detalhado que lhe mostra como preparar o corta-relva para o inverno.
Conselhos de limpeza para diferentes tipos de corta-relvas
Limpar um corta-relva a gasolina | O motor de combustão faz com que a sujidade chegue ao filtro de ar e à vela de ignição. Os modelos a gasolina precisam de ser limpos mais frequentemente do que outros tipos de corta-relvas. |
---|---|
Limpar um corta-relva elétrico | O corta-relva elétrico deve ser limpo a seco: se usar demasiada água, a humidade pode penetrar no motor elétrico e danificá-lo. |
Limpar um corta-relva a bateria | Ao limpar um corta-relva a bateria, também é importante conservar a bateria. Certifique-se de que é guardada corretamente, num local seco, a temperaturas frescas, mas não demasiado baixas. |
Extensão da garantia contratual
A extensão da garantia contratual 2+1 preserva o valor da sua máquina, reduz os custos operacionais e assegura um bom desempenho. A vantajosa garantia contratual 2+1 aplica-se a todas as máquinas STIHL de uso particular, que sejam inspecionadas por um concessionário menos de dois anos após a sua aquisição. Fale com o seu concessionário sobre este serviço.
Resumo: como limpar um corta-relva
- O seu corta-relva deve ser sujeito a uma rápida limpeza geral com uma escova e uma espátula após cada utilização
- Ele precisará de trabalhos de conservação mais exaustivos a cada 25 horas de utilização. Isto implica dar uma limpeza a fundo ao seu corta-relva e verificar a condição da lâmina, nomeadamente se há fissuras ou qualquer outro tipo de alteração do material.
- Também deve limpar e inspecionar regularmente o filtro de ar e a vela de ignição do seu corta-relva
- Prepare o seu corta-relva para o inverno no final da temporada de corte de relva, limpando-o cuidadosamente e realizando os trabalhos de manutenção maiores antes de o armazenar