Como fazer um suporte para ferramentas de jardim
Com as nossas instruções, pode construir um suporte para ferramentas e máquinas de jardinagem e uma caixa para corta-relvas. Assim, aproveita ao máximo o espaço de arrumação na garagem ou no barracão.
22.10.2024
Construir o seu suporte para pendurar ferramentas e máquinas de jardinagem na vertical: Preparação
Com este prático suporte para ferramentas de jardinagem terá onde pôr a pá de plantio, o ancinho, a motorroçadora e muitos outros equipamentos. Com este modelo de organizador de máquinas do jardim só precisa de uma mão para tirar e pôr as coisas.
O comprimento da tábua e as distâncias entre os pinos de madeira redondos variam. Assim, pode escolher quantas peças pode colocar no seu suporte de parede para ferramentas. Como não é construído com peças móveis, este suporte é especialmente duradouro.
Trabalhar com máquinas potentes é um prazer que lhe permite superar-se. É bom saber que pode contar com vestuário de proteção eficaz e seguro. Ao trabalhar, com a minipodadora de corrente, use sempre o equipamento de proteção individual. Este inclui, entre outras coisas, óculos de proteção e luvas de proteção. Para mais informações, consulte o manual de instruções do produto. Familiarize-se bem com a sua máquina antes de a utilizar pela primeira vez e assegure-se de que está em perfeitas condições antes de cada utilização. Se assim o desejar, o seu concessionário especializado STIHL pode preparar todas as máquinas para a primeira utilização e dar aconselhamento sobre o vestuário de proteção em relação a modelos e tamanhos, que pode experimentar com toda a calma. Lembre-se de que um equipamento de proteção individual não substitui um método de trabalho seguro.
Material e ferramenta
Para construir este suporte para pendurar ferramentas e máquinas de jardimagem na vertical só precisa de alguns materiais. Para a tábua e as cunhas de madeira, pode usar desperdícios de madeira que tenha acumulado.
Tábua (falso-abeto), 22 x 220 x 2040 mm
2 cunhas de madeira, com uns bons 25 cm de comprimento, cunhas de construção ou calços
18 barras redondas (p. ex., faia), 20 mm x 11 cm
Pedaços de madeira (para pôr por baixo)
Braçadeiras para cabos
Berbequim/aparafusadora sem fio, se necessário, com coluna de furar
Broca para madeira de 20 mm
Martelo
Grampos (para fixar a tábua de madeira à bancada de trabalho)
Minipodadora de corrente a bateria, p. ex., STIHL GTA 26
Opcional: Papel de lixa de granulometria 120
Suporte para ferramentas de jardim: Instruções de montagem do modelo vertical
Primeiro, marque os furos na tábua. Os pontos centrais dos furos devem encontrar-se a 5 centímetros dos bordos superior e inferior da tábua.
As distâncias entre os furos dependem das máquinas e ferramentas de jardinagem que pretende pendurar: para ancinhos e pás de plantio normais, a distância entre os centros dos furos é de 7 centímetros (ou seja, 5 centímetros entre as barras). Para máquinas e ferramentas muito estreitas, também basta uma distância menor, mas depois o suporte já não poderá ser utilizado para equipamentos maiores.
Para pendurar um corta-sebes, como o corta-sebes a bateria STIHL HSA 26, o ideal é uma distância de 14 centímetros entre os furos.
Coloque a tábua sobre as cunhas e os desperdícios de madeira por baixo dos furos para não danificar a bancada de trabalho. Depois, fixe a tábua à bancada. Devido às cunhas por baixo, a tábua fica com um ângulo de 10 graus.
Agora, abra os furos. Os furos devem ser feitos perpendicularmente à bancada de trabalho. Assim os furos ficam no ângulo certo para um suporte para máquinas e ferramentas de jardinagem funcional e as barras são inseridas mais tarde na tábua num ângulo de 10 graus. Se for inexperiente, o melhor é usar uma coluna de furar.
Junte as barras redondas com braçadeiras para cabos e marque os pontos de corte. Fixe bem as barras à bancada de trabalho. Serre as barras à medida com a minipodadora de corrente, que, no nosso exemplo, corresponde a um comprimento de 11 centímetros.
Agora pode esmerilar as arestas das barras ou deixar as arestas de corte como estão. Insira as barras cuidadosamente nos furos da tábua. Não é preciso cola, as barras aguentam-se bem sozinhas.
Fixe na parede a peça com cavilhas a uma altura que seja prática para si.
Feito! Acabou de fazer o seu suporte para ferramentas de jardim e máquinas de jardinagem e agora já pode ter tudo arrumado em pouco espaço.
Construa o seu suporte para pendurar ferramentas e máquinas de jardinagem na horizontal: Preparação
Este suporte para ferramentas de jardim é especialmente indicado para equipamento pesado ou comprido: a motorroçadora, a podadora de sebes e até as canas de bambu não correm o risco de cair graças aos entalhes em duas tábuas. Se procura uma solução de suporte pendurar roçadeira na parede, este o modelo ideal.
Se não escolher tábuas demasiado compridas e não abrir aí mais de três ou quatro entalhes, ainda fica com espaço suficiente por baixo do suporte para máquinas e ferramentas de jardinagem para uma bancada de trabalho ou uma prateleira plana. Assim, consegue aproveitar o espaço ao máximo.
Material e ferramenta
Para construir este suporte para ferramentas de jardinagem vai precisar dos seguintes materiais e ferramentas:
2 tábuas (falso-abeto), 22 x 220 x 650 mm
2 réguas de madeira, 30 x 30 x 650 mm
Pedaços de madeira (para pôr por baixo)
8 parafusos Spax, 4 x 45 mm
4 cavilhas, 10 x 50 mm com os respetivos parafusos (a espessura das cavilhas depende das características da parede; pode ser maior no caso de paredes quebradiças)
Uma broca plana de 35 mm ou então uma broca com ponto de centragem (Forstner)
Grampos para fixar a tábua de madeira à bancada de trabalho
Aparafusadora sem fio potente
Lixadeira delta com lixa de granulometria 120
Minipodadora de corrente, p. ex., minipodadora de corrente a bateria STIHL GTA 26
Suporte horizontal para máquinas e ferramentas de jardinagem: Instruções de montagem
Marque os três furos ao centro da primeira tábua.
O primeiro furo está afastado 10 centímetros, o segundo 29,5 centímetros e o terceiro 49,5 centímetros do bordo curto da tábua.
Perfure a tábua nas marcações com uma broca plana. Os pontos marcados são os respetivos centros dos furos.
Trace na tábua as linhas para os entalhes a abrir. Parta do ponto esquerdo ou direito dos furos. A partir do ponto esquerdo, a linha começa num ângulo de 35 graus; a partir do ponto direito, num ângulo de 15 graus.
Agora, abra os entalhes ao longo das linhas marcadas. Tenha em atenção a largura de corte da sua minipodadora de corrente. A STIHL GTA 26 tem uma largura de corte de cerca de 5 milímetros; por isso, corte um pouco ao lado da linha, dentro da marcação.
Comece por apontar várias vezes o corte na tábua com a minipodadora de corrente e depois vá cortando mais fundo aos poucos para que a corrente não fique encravada na madeira nem o corte saia enviesado.
Use a tábua pronta como gabarito para a segunda tábua e marque os entalhes da primeira tábua na segunda. Perfure e serre para fazer os entalhes na segunda tábua.
Lixe os cantos e arestas das duas tábuas com uma lixadeira, para que não fiquem arestas vivas no seu suporte para máquinas e ferramentas de jardinagem. Para lixar, não se esqueça dos óculos de proteção e da máscara antipó.
Fixe as duas tábuas à parede com as buchas e as réguas de 30 x 30 milímetros. Para isso, fixe primeiro as réguas à parede com as buchas. Depois, abra os furos para as tábuas.
Por fim, fixe as tábuas com parafusos lateralmente nas barras; no nosso exemplo, as tábuas estão a uma distância de 146 centímetros.
Feito! O seu suporte para máquinas e ferramentas de jardinagem está feito e pronto a usar!
Dicas: Que máquinas e ferramentas de jardinagem devem ser penduradas?
Não é conveniente pendurar todo o seu equipamento de jardinagem. É melhor pôr numa prateleira os utensílios de menores dimensões, como as podadoras de sebes manuais ou os ancinhos e as pás mais pequenas – também só tem a ganhar se os limpar bem antes de os guardar.
Por outro lado, há duas boas razões para usar um suporte de parede para ferramentas e máquinas de jardinagem grandes, como pás de plantio, ancinhos maiores, vassouras e outras peças de jardinagem maiores: estas costumam estorvar, quer estejam na vertical ou na horizontal, e ficam sujeitas a danos. As suas máquinas e ferramentas de jardinagem assim não duram muito.
As máquinas de jardinagem técnicas, como as motorroçadoras ou os corta-sebes, são ideais para guardar penduradas. Assim, as lâminas afiadas e os cabos sensíveis já não ficam a estorvar e terá as máquinas de jardinagem sempre à mão.
Além de dizer como guardar uma motorroçadora pendurada, o nosso guia prático explica-lhe o que mais é importante ter em conta.
As máquinas e as ferramentas de jardinagem devem ser penduradas ou deitadas em suportes, sem tocar no chão e fora do alcance das crianças e dos animais de estimação. Elas devem ser penduradas de modo a que seja fácil e rápido colocá-las e retirá-las com apenas uma mão.
Construa o seu arrumo para corta-relvas: Preparação
O corta-relva rouba sempre muito espaço na garagem ou no barracão Se juntar ainda um escarificador, recolhedores e outros acessórios, o espaço fica atafulhado num instante.
Com o nosso prático arrumo de bricolage para corta-relvas, fica com espaço para todas estas máquinas, aproveitando o espaço ao máximo. Assim pode arrumar facilmente o corta-relva e os acessórios e, mesmo assim, continuar a ter espaço suficiente na garagem.
As aberturas nos painéis laterais permitem que as máquinas de jardinagem sequem facilmente no arrumo para corta-relvas, mesmo depois de usadas em relva molhada. E se tiver preparado o seu corta-relva para o inverno, pode mantê-lo sempre na caixa de arrumação durante todo o inverno.
Material e ferramenta
Para construir um arrumo para o seu corta-relva, vai precisar dos seguintes materiais e ferramentas:
Tábuas para a caixa dupla
50 mm x 50 mm para 5,2 m
50 mm x 30 mm para 6,4 m (2 x 680 mm; 4 x 950 mm; 2 x 580 mm)
44 mm x 22 mm para 7,4 m (6 x 546 mm; 6 x 709 mm)
69 mm x 12 mm (32 x 950 mm; 16 x 580 mm)
OSB 15 mm (2 x 1050 x 680 mm, um deles com entalhes 50 x 50 mm junto a cada canto)
Desperdícios de madeira 527 mm (distanciador para a calha)
Gaveta de contraplacado de 18 mm:
2 painéis, dianteiro e traseiro 10 mm x 505 mm
2 laterais 600 mm x 10 mm
1 painel interior 564 mm x 10 mm
Prancheta para o fundo 576 mm x 700 mm
Placa de pinho 22 mm (frente da gaveta): 580 mm x 199 mm
Puxador e respetivos parafusos
Guia para a calha:
2 x 67 mm x 16 mm x 950 mm
4 x 16 mm x 10 mm x 994 mm (guia da gaveta)
2 batentes para a gaveta:
Desperdícios de madeira 2 x 30 mm x 9 mm x 110 mm
2 x 80 mm x 35 mm x 30 mm
Parafusos:
Umas boas 30 unidades: Parafusos para aglomerado de madeira 5 mm x 70 mm
Umas boas 118 unidades: Parafusos para aglomerado de madeira 4 mm x 30 mm
4 unidades: Parafusos para aglomerado de madeira 4,5 mm x 50 mm
Minipodadora de corrente, p. ex., minipodadora de corrente a bateria STIHL GTA 26
Motosserra, p. ex., motosserra a bateria STIHL MSA 140 C
Aparafusadora sem fio
Broca para madeira de 4 mm
Bancada de trabalho
Arrumo para corta-relvas: Instruções de montagem
Comece por cortar à medida todas as madeiras para o seu arrumo para corta-relvas. Todas as peças têm de ficar bem fixadas na bancada de trabalho. Abra os furos roscados. Isto irá facilitar o aparafusamento mais tarde e evitar que a madeira se lasque.
Comece pelas réguas mais curtas, 44 x 22 milímetros. Estas servem de suporte para as fasquias dos painéis laterais da caixa inferior. Aparafuse os seis suportes com os parafusos de 5 x 70 milímetros nas laterais dos postes de 50 x 50 milímetros.
Cada um dos postes dianteiros leva uma régua, e cada um dos postes traseiros leva duas réguas num ângulo de 90 graus, que irão servir de suporte para o painel traseiro e os painéis laterais. Utilize o resto de uma tábua do painel lateral como distanciador para as réguas, de maneira a que estas fiquem a meio dos postes.
Aparafuse agora aos postes quatro pequenos barrotes de 50 x 30 milímetros, que funcionem como vigas transversais. Dois pequenos barrotes de 950 milímetros de comprimento para formar as vigas transversais nas laterais e dois pequenos barrotes de 580 milímetros de comprimento para formar as vigas transversais dianteira e traseira.
Em cima da bancada de trabalho, aparafuse a primeira viga transversal entre os postes, formando um H. Em seguida, monte a estrutura básica aparafusando as três vigas transversais restantes entre os postes.
Se estiver a construir o arrumo para corta-relvas sozinho, ponha pedaços de madeira por baixo das vigas.
Agora, insira o painel de OSB com os entalhes nos cantos para funcionar como fundo intermédio. O painel não é aparafusado, mas simplesmente suportado pelas vigas transversais.
Fixe aos postes os suportes para a caixa superior. Para isso, pegue nos seis pequenos barrotes de 44 x 22 milímetros com um comprimento de 709 mm e aparafuse-as da mesma maneira como fez para os pequenos barrotes mais curtos da caixa inferior (dois pequenos barrotes para cada um dos postes traseiros, um pequeno barrote para cada um dos postes dianteiros).
Agora aparafuse a armação da cobertura do seu arrumo para corta-relvas a partir dos restantes quatro pequenos barrotes de 50 x 30 milímetros. Os dois pequenos barrotes de 950 milímetros de comprimento voltam a formar as vigas transversais laterais, enquanto os dois pequenos barrotes de 680 milímetros de comprimento vão para a frente e para trás. Aqui, a armação é sustentada ainda pelos suportes fixados anteriormente.
Aparafuse as tábuas para os painéis. Para isso, use as tábuas de 69 x 12 milímetros e fixe-as aos postes de cada lado usando um parafuso.
As 32 tábuas com um comprimento de 950 milímetros formam os painéis laterais, as 16 tábuas com um comprimento de 580 milímetros, formam o painel traseiro.
Por exemplo, use uma simples esferográfica para manter um espaço de 9 milímetros constante entre cada uma das tábuas do seu arrumo para corta-relvas.
Monte a gaveta a partir das peças preparadas para os painéis dianteiro e traseiro, as laterais e o painel interior e fixe as tábuas com os parafusos de 4 x 30 milímetros à prancheta para o fundo.
Aparafuse o puxador da gaveta à placa de pinho, que ficará à vista como superfície final. Aparafuse a placa por dentro para que não se veja nenhum parafuso do lado de fora do arrumo para corta-relvas.
Aparafuse as duas metades das calhas. Para isso, fixe duas réguas de 16 x 10 x 994 milímetros afastadas 19 milímetros uma da outra nas tábuas de 67 x 16 x 950 milímetros.
Agora, aparafuse as duas calhas 527 mm acima do painel de OSB inferior. O melhor é usar um pedaço de desperdício de madeira cortado à medida para servir de distanciador
Pode agora fazer deslizar a gaveta nas calhas. Monte os dois desperdícios de madeira de 30 x 9 x 110 milímetros e os dois pedaços de madeira de 80 x 35 x 30 milímetros para servirem de batentes atrás na gaveta. Os batentes evitam que a gaveta seja acidentalmente toda puxada para fora.
Por último, fixe o último painel de OSB com alguns parafusos de 4 x 30 milímetros. O painel irá funcionar como cobertura.
Feito! O seu arrumo para corta-relvas está pronto. Agora já pode guardar em pouco espaço corta-relvas, escarificadores, baterias e outros acessórios. Além disso, a cobertura é suficientemente estável para suportar alguns utensílios de trabalho.
O seu equipamento para construir um suporte para ferramentas de jardim e máquinas
Resumo: Construa o seu suporte para máquinas e ferramentas de jardinagem
Com um suporte para máquinas e ferramentas de jardinagem, poupa espaço e protege de danos pessoais e materiais
Construa facilmente um suporte de madeira para máquinas e ferramentas
Guardar máquinas e ferramentas de jardinagem grandes num suporte vertical ou vertical
Guardar o corta-relva na caixa de arrumação
Colocar em prateleiras os utensílios pequenos
Ao trabalhar, use sempre equipamento de proteção individual de acordo com o manual de instruções