Como fazer um suporte para ferramentas de jardim

Com as nossas instruções, pode construir um suporte para ferramentas e máquinas de jardinagem e uma caixa para corta-relvas. Assim, aproveita ao máximo o espaço de arrumação na garagem ou no barracão.

Um homem de braços cruzados apoiado num suporte para máquinas e ferramentas de jardinagem de bricolage numa garagem

Construir o seu suporte para pendurar ferramentas e máquinas de jardinagem na vertical: Preparação

Um homem de calças de trabalho STIHL pendura uma pá no suporte para ferramentas de jardinagem e máquinas

Com este prático suporte para ferramentas de jardinagem terá onde pôr a pá de plantio, o ancinho, a motorroçadora e muitos outros equipamentos. Com este modelo de organizador de máquinas do jardim só precisa de uma mão para tirar e pôr as coisas. 

O comprimento da tábua e as distâncias entre os pinos de madeira redondos variam. Assim, pode escolher quantas peças pode colocar no seu suporte de parede para ferramentas. Como não é construído com peças móveis, este suporte é especialmente duradouro.

Material e ferramenta

Para construir este suporte para pendurar ferramentas e máquinas de jardimagem na vertical só precisa de alguns materiais. Para a tábua e as cunhas de madeira, pode usar desperdícios de madeira que tenha acumulado.

Tudo o que precisa para construir o suporte para  ferramentas de jardim, incluindo a minipodadora a bateria STIHL GTA 26

Suporte para ferramentas de jardim: Instruções de montagem do modelo vertical

Construa o seu suporte para pendurar ferramentas e máquinas de jardinagem na horizontal: Preparação

Um homem coloca a motorroçadora STIHL num suporte para máquinas e ferramentas de jardim que construiu, fixado à parede

Este suporte para ferramentas de jardim é especialmente indicado para equipamento pesado ou comprido: a motorroçadora, a podadora de sebes e até as canas de bambu não correm o risco de cair graças aos entalhes em duas tábuas. Se procura uma solução de suporte pendurar roçadeira na parede, este o modelo ideal.

Se não escolher tábuas demasiado compridas e não abrir aí mais de três ou quatro entalhes, ainda fica com espaço suficiente por baixo do suporte para máquinas e ferramentas de jardinagem para uma bancada de trabalho ou uma prateleira plana. Assim, consegue aproveitar o espaço ao máximo.

Material e ferramenta

Para construir este suporte para ferramentas de jardinagem vai precisar dos seguintes materiais e ferramentas:

Materiais e máquinas para construir o suporte para ferramentas de jardim, como a  STIHL GTA 26 e a STIHL MSA 140 C

Suporte horizontal para máquinas e ferramentas de jardinagem: Instruções de montagem

Dicas: Que máquinas e ferramentas de jardinagem devem ser penduradas?

Não é conveniente pendurar todo o seu equipamento de jardinagem. É melhor pôr numa prateleira os utensílios de menores dimensões, como as podadoras de sebes manuais ou os ancinhos e as pás mais pequenas – também só tem a ganhar se os limpar bem antes de os guardar. 

Por outro lado, há duas boas razões para usar um suporte de parede para ferramentas e máquinas de jardinagem grandes, como pás de plantio, ancinhos maiores, vassouras e outras peças de jardinagem maiores: estas costumam estorvar, quer estejam na vertical ou na horizontal, e ficam sujeitas a danos. As suas máquinas e ferramentas de jardinagem assim não duram muito. 

As máquinas de jardinagem técnicas, como as motorroçadoras ou os corta-sebes, são ideais para guardar penduradas. Assim, as lâminas afiadas e os cabos sensíveis já não ficam a estorvar e terá as máquinas de jardinagem sempre à mão.

Além de dizer como guardar uma motorroçadora pendurada, o nosso guia prático explica-lhe o que mais é importante ter em conta.

Construa o seu arrumo para corta-relvas: Preparação

Um homem de pé numa garagem junto de um arrumo de bricolage para corta-relvas

O corta-relva rouba sempre muito espaço na garagem ou no barracão Se juntar ainda um escarificador, recolhedores e outros acessórios, o espaço fica atafulhado num instante.

Com o nosso prático arrumo de bricolage para corta-relvas, fica com espaço para todas estas máquinas, aproveitando o espaço ao máximo. Assim pode arrumar facilmente o corta-relva e os acessórios e, mesmo assim, continuar a ter espaço suficiente na garagem.

As aberturas nos painéis laterais permitem que as máquinas de jardinagem sequem facilmente no arrumo para corta-relvas, mesmo depois de usadas em relva molhada. E se tiver preparado o seu corta-relva para o inverno, pode mantê-lo sempre na caixa de arrumação durante todo o inverno.

Material e ferramenta

Para construir um arrumo para o seu corta-relva, vai precisar dos seguintes materiais e ferramentas:

Máquinas para o arrumo para corta-relvas, como a minipodadora de corrente STIHL GTA 26 e a motosserra STIHL MSA 140 C

Arrumo para corta-relvas: Instruções de montagem

Comece por cortar à medida todas as madeiras para o seu arrumo para corta-relvas. Todas as peças têm de ficar bem fixadas na bancada de trabalho. Abra os furos roscados. Isto irá facilitar o aparafusamento mais tarde e evitar que a madeira se lasque.

O seu equipamento para construir um suporte para ferramentas de jardim e máquinas

Resumo: Construa o seu suporte para máquinas e ferramentas de jardinagem

  • Com um suporte para máquinas e ferramentas de jardinagem, poupa espaço e protege de danos pessoais e materiais

  • Construa facilmente um suporte de madeira para máquinas e ferramentas

  • Guardar máquinas e ferramentas de jardinagem grandes num suporte vertical ou vertical

  • Guardar o corta-relva na caixa de arrumação

  • Colocar em prateleiras os utensílios pequenos

  • Ao trabalhar, use sempre equipamento de proteção individual de acordo com o manual de instruções