Como fazer bordadura para canteiros: dicas e inspirações

Saiba como é fácil construir as bordaduras para canteiros de jardim. Deixe-se inspirar!

Canteiro de jardim com borda de bricolage feita de pedras num relvado verde

Vista geral: construa bordaduras para canteiros

  • Uma bordadura para canteiros cria diferentes áreas no jardim e confere estrutura

  • Madeira, pedra ou plantas: as possibilidades de conceção na delimitação de canteiros são diversas

  • Se quiser delimitar o canteiro com um tapete de flores, selecione plantas que formem uma almofada

  • Os malmequeres são uma boa opção para uma delimitação de canteiro

  • Para uma borda de canteiro em pedra, é importante cortar a borda do relvado

As bordaduras para canteiros conferem estrutura

A borda de um canteiro não tem um caráter meramente decorativo: ela divide visualmente as várias áreas do jardim e permite uma compartimentação precisa. Assim, por exemplo, um canteiro de legumes ou um canteiro de plantas perenes pode ser separado da área relvada, permitindo conter a proliferação de raízes.

Para estruturar áreas individuais de uma forma atrativa, prática, natural ou artística, pode construir facilmente uma bordadura para canteiros. Totalmente ao seu gosto e da forma que idealizou. Nós mostramos-lhe como. 

Construa bordaduras para canteiros: possibilidades e materiais

Que possibilidades existem para fazer uma bordadura para canteiros de bricolage?

As bordaduras para canteiros destinam-se a delimitar o seu espaço verde. Já quanto menos limites a sua imaginação tiver, melhor. Quer que a delimitação do canteiro seja de pedra, como pedra natural ou pedra de calçada, de tijolo, de clínquer ou de seixos? Prefere madeira, como toros, tábuas, troncos de árvore, vime ou bambu? Ou talvez melhor ainda, uma delimitação de canteiro com plantas aromáticas ou de grande impacto visual?

A decisão depende dos mais diversos fatores. Para o efeito, são sobretudo importantes as seguintes perguntas:

  1. Quais os planos em termos de tempo e de orçamento?
  2. Como está estruturado o seu jardim?

  3. Se quiser fazer os canteiros, eles devem ser mais decorativos ou mais funcionais?

  4. Quer que a borda do canteiro seja o centro das atenções ou antes uma estrutura invisível? 

No fim, o que conta é o quadro geral: os vários materiais combinam uns com os outros e contribuem para um aspeto harmonioso do seu jardim?

Sugestões e inspirações para a conceção da sua delimitação de canteiro

Independentemente da forma da bordadura para canteiros que escolher, é uma tarefa que não dispensa uma boa preparação.

Meça o seu jardim com antecedência,  faça um croqui  e marque a borda do canteiro.  Pode então marcar a delimitação de desejada diretamente no jardim com uma mangueira de jardim ou um cordel. Isto irá dar-lhe uma boa noção da forma da borda do relvado e poderá começar logo a cortar o relvado.

Bordadura de madeira

Um homem planta plântulas numa horta de canteiro com uma bordadura de madeira de bricolage

As paliçadas de madeira são uma forma elegante de delimitar os canteiros. São excelentes para delimitar canteiros, quanto mais não seja pela diversidade de versões. E porque podem compensar pequenas diferenças de altura na borda do canteiro ou no terreno. São adequadas aqui as madeiras naturalmente resistentes às condições meteorológicas e particularmente duráveis, como o carvalho-comum ou a robinia (acácia-bastarda), as coníferas e as madeiras impregnadas à pressão.

O pinheiro e o carvalho são uma boa escolha para bordaduras para canteiros, mas recomenda-se sempre a utilização de madeira sustentável.

Dica verde: devido às rotas de transporte, veja se a madeira é de origem europeia. A certificação adicional com o selo PEFC ou FSC comprova um cultivo sustentável.

Como bordadura para canteiros bastam estacas pontiagudas curtas, cuja ponta pode espetar diretamente no solo, a uma profundidade entre 30 e 50% do comprimento total.

O comprimento pode ser encurtado, por exemplo, com uma máquina prática, como a motosserra a bateria STIHL MSA 60. Se o principal objetivo da borda de canteiro for bloquear as raízes, as paliçadas devem ser enterradas a, pelo menos, 60 centímetros de profundidade no solo.

O melhor é forma de acentar as paliçadas com um martelo pesado. No entanto, não se esqueça de proteger os topos das estacas com uma tábua ou de colocar um casquilho de impacto por cima, porque, se a superfície se danificar, a madeira apodrecerá mais rapidamente.

Um homem baixado sobre uma bordadura para canteiros em pedra com um balde ao lado

Borda de canteiro em pedra

Uma borda de canteiro em pedra é um elemento de design bonito, que confere elegância, valorizando o seu espaço verde, sobretudo com pedras naturais, como o arenito, o calcário, o granito ou travertino. 
 
A variante mais barata é a pedra fundida – tem um aspeto semelhante à pedra e pode ser feita de cimento e areia fina de quartzo. 

Dica verde: o tijolo velho e o tijolo são comprovadamente materiais sustentáveis para a delimitação de canteiros.

Comece por criar um substrato de areia e cascalho para que as pedras fiquem direitas e não se afundem – aqui, costumam bastar 20 centímetros mais a altura da pedra da borda. Isto permite um melhor posicionamento e evita que a relva chegue ao canteiro.

Ao colocar as pedras, assegure-se de que a parte superior de cada uma fica nivelada com a adjacente e que as faces da frente formam uma superfície alinhada. Por fim, acerte a altura com um bloco de madeira e um martelo de borracha.  

Um homem bate em pedras ao longo da borda do relvado para fazer uma borda de canteiro

A transição do relvado para os canteiros tem de ser trabalhada e o excesso de vegetação tem de ser cortado para que não possa crescer relva de fora para dentro do canteiro. 

Especialmente no caso de uma borda de canteiro em pedra, é importante cortar a borda do relvado, poupa-lhe o trabalho de cortar à mão e pode cortar a relva comodamente ao longo da borda.

Com um entusiasmo crescente: delimitação de canteiro com plantas

Flores para bordaduras de canteiros a separar o canteiro de um relvado verde exuberante

Se preferir ter um espaço verde de aspeto natural, poderá optar por uma delimitação de canteiro com plantas que formem uma almofada, como hortênsias, hibiscos, estrelícias e roseiras: coloridos e radiantes, os tapetes de flores estendem-se à volta do canteiro e exalam uma fragrância cativante.

Para um espaço verde amigo das abelhas, a lavanda de crescimento denso e os malmequeres são bons candidatos. Ambos formam um belo e denso tapete de flores.

Plantas para bordaduras de canteiros: uma sebe de buxo forma serve de borda de canteiro natural

Ou pode optar por uma sebe pequena para a delimitação do canteiro. O teucrium tornou-se uma boa alternativa ao buxo, que é mais vulnerável: de folha de inverno, resiste à secura e é robusto. 

Tal como o buxo, precisa de cuidados regulares para manter a forma, de preferência em julho.

Um homem rega as plantas num canteiro elevado de bricolage

As plantas para bordaduras de canteiros devem ser sempre escolhidas em função do local (ao sol, parcialmente à sombra, à sombra). Se o solo for demasiado pesado, deve torná-lo um pouco mais leve com areia ou gravilha.

Dica: se quiser cultivar uma grande variedade de ervas aromáticas e legumes, um canteiro elevado pode ser uma excelente alternativa ao canteiro de legumes convencional. Saiba como construir e plantar um canteiro elevado.